Exploradores Matemáticos: Em Busca dos Números Perdidos

Desenvolvida por: Natiel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Adição e Subtração

Nesta atividade inovadora, o laboratório de informática se transforma em um terreno de exploração matemática, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental assumem o papel de exploradores em uma missão para encontrar números 'perdidos'. Através da utilização de sites interativos de matemática, eles serão desafiados a resolver enigmas de adição e subtração, cada um revelando números que trazem consigo fatos divertidos e curiosidades sobre a matemática e a história dos números. Esta jornada é cuidadosamente projetada para promover não apenas a aprendizagem de conceitos matemáticos fundamentais, mas também para fomentar habilidades como o trabalho em equipe, o pensamento crítico e o uso eficaz da tecnologia como uma ferramenta educacional. A Aprendizagem Baseada em Jogos é o alicerce metodológico desta atividade, tornando o aprendizado uma aventura cativante e profundamente engajadora.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem enriquecedora, na qual eles possam construir e consolidar os fatos básicos de adição e subtração. Além disso, busca desenvolver habilidades indispensáveis, como a colaboração entre pares, o pensamento crítico na resolução de problemas e a proficiência no uso de recursos tecnológicos para a aprendizagem. Por meio dessa imersão lúdica e interativa, pretende-se que os estudantes adquiram confiança em suas habilidades matemáticas e cultivem uma atitude positiva em relação à matemática, percebendo-a como uma ferramenta útil e interessante em diversas situações.

  • Construir e aplicar fatos básicos da adição em problemas práticos.
  • Identificar e solucionar problemas de subtração utilizando estratégias pessoais.
  • Explorar a história e curiosidades sobre números de forma lúdica.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e comunicação entre os alunos.
  • Utilizar a tecnologia como ferramenta de apoio ao aprendizado matemático.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA06: Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
  • EF01MA08: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Conteúdo Programático

A atividade abrange conceitos fundamentais de adição e subtração, dando especial atenção à compreensão e aplicação de estratégias para resolução de problemas. Ademais, a inclusão de fatos históricos e curiosidades matemáticas promove uma aprendizagem mais rica e diversificada, indo além da simples memorização de procedimentos, para uma compreensão mais profunda e contextualizada da matemática.

  • Fatos básicos da adição e subtração
  • Resolução de problemas de adição e subtração
  • História e curiosidades matemáticas
  • Uso de tecnologia em educação matemática
  • Trabalho colaborativo e pensamento crítico

Metodologia

Adotando a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, promovendo uma abordagem ativa na resolução de problemas matemáticos. Utilizando recursos digitais interativos, os alunos engajam-se em desafios que requerem não apenas conhecimento matemático, mas também habilidades de raciocínio, colaboração e pesquisa. Esta metodologia busca, portanto, fazer do aprendizado uma experiência mais significativa, dinâmica e divertida.

  • Exploração de sites interativos de matemática
  • Resolução de desafios de adição e subtração
  • Apresentação de curiosidades matemáticas após cada desafio
  • Atividades em duplas ou pequenos grupos para promover a colaboração
  • Uso de questionários digitais para revisão do conteúdo

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária de 1 hora dividida em 1.2 aulas de 50 minutos, a atividade se desenvolverá em uma sequência que inclui a exploração inicial do tema, atividades práticas no laboratório de informática, e um momento de reflexão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao conceito e início da expedição em busca dos números perdidos
  • Aula 2: Continuação da exploração e compartilhamento das descobertas

Avaliação

A avaliação será processual e baseada na observação direta da participação, colaboração e engajamento dos alunos ao longo das atividades. Critérios como resolução correta dos problemas, capacidade de trabalhar em equipe, e utilização adequada dos recursos tecnológicos serão considerados. Exemplos de problemas resolvidos, depoimentos dos alunos sobre o que aprenderam, e evidências de trabalho colaborativo serão coletados como parte do processo avaliativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet para a utilização de sites interativos de matemática, além de material de apoio como quadro, marcadores, e folhas de atividades impressas contendo desafios matemáticos e espaços para anotações sobre as curiosidades desvendadas.

  • Computadores com acesso à internet
  • Sites interativos de matemática
  • Folhas de atividades impressas
  • Quadro e marcadores
  • Material manipulável para auxílio na resolução de problemas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo