Feira Matemática

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Contagem e Estimativa

A atividade 'Feira Matemática' visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática e lúdica para explorar conceitos matemáticos fundamentais como a contagem, a estimativa e a comparação de quantidades, utilizando objetos contáveis até 100 unidades. Cada aluno será incentivado a montar sua própria banquinha na 'feira' com objetos à sua escolha. Eles utilizarão fichas com números para estimar quantos itens têm em cada banquinha e, após isso, realizarão a contagem real dos objetos para verificar a precisão de suas estimativas. Este processo visa reforçar a habilidade de correspondência um a um e a representação simbólica dos números. Além disso, o momento final da atividade proverá uma oportunidade para que os alunos pratiquem negociação e troca de objetos, fazendo uso dos números para expressar quantidades, enfatizando, assim, o papel dos números como indicadores de quantidade. A dinâmica da 'feira' busca ainda estimular o desenvolvimento de habilidades sociais, como a comunicação e a negociação, em um ambiente de aprendizado divertido e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo proporcionar a alunos do 1º ano a experiência prática em estimar, contar e comparar quantidades de objetos, além de promover a compreensão dos números como indicadores de quantidade dentro de um contexto significativo e lúdico. Ao participar da 'Feira Matemática', espera-se que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a compreensão matemática básica, como a correspondência um a um durante a contagem, a estimativa de quantidades e a compreensão do conceito e da utilidade dos números em situações cotidianas e de negociação. Este aprendizado ativo e baseado em jogos permite também trabalhar aspectos de socialização, comunicação e raciocínio lógico de maneira integrada.

  • Desenvolver a capacidade de estimativa de quantidades até 100.
  • Praticar a contagem de objetos através da correspondência um a um.
  • Comparar quantidades, identificando qual é maior, menor ou se são iguais.
  • Reforçar a compreensão dos números como indicadores de quantidade.
  • Fomentar habilidades sociais através da negociação e troca de objetos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
  • EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contempla habilidades de contagem e estimativa, essenciais no currículo do 1º ano do Ensino Fundamental. Através da experiência da 'Feira Matemática', os alunos entrarão em contato direto com a prática de contar objetos até 100, a estimativa de quantidades e a comparação entre conjuntos de objetos. Além disso, a atividade enfatiza a importância dos números como representantes a profundamente simbólicos de quantidades, e o mercado de trocas entre os alunos reforça o uso prático dos números em situações de vida. Este conteúdo vai de encontro a uma base sólida para construção de competências matemáticas que serão aprofundadas ao longo de sua trajetória escolar.

  • Estimativa de quantidades até 100.
  • Contagem de objetos por correspondência um a um.
  • Comparação de quantidades entre conjuntos de objetos.
  • Conceito e uso dos números como indicadores de quantidade.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será aplicada nesta atividade. Os alunos serão divididos em grupos e encorajados a montar suas banquinhas com objetos variados. Através de jogos e desafios relacionados à contagem e estimativa, os alunos terão a oportunidade de explorar conceitos matemáticos de maneira prática e divertida. A interação entre os alunos durante a 'feira' será crucial para o desenvolvimento das habilidades previstas, promovendo um aprendizado mais eficaz através da vivência, da experimentação e da interação social.

  • Divisão dos alunos em grupos para montagem das banquinhas.
  • Utilização de fichas com números para estimativas.
  • Contagem real dos objetos para comparação com as estimativas.
  • Negociação e troca de objetos entre os alunos utilizando números.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de duas horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será apresentado o conceito da 'Feira Matemática', e os alunos começarão a preparação das suas banquinhas. Na segunda aula, os alunos realizarão as estimativas, a contagem real e, por fim, a negociação e troca de objetos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e montagem das banquinhas.
  • Aula 2: Estimativa, contagem real e negociação/troca.

Avaliação

A avaliação desta atividade será principalmente formativa, baseando-se na observação do envolvimento dos alunos durante toda a atividade, sua capacidade de estimar quantidades, realizar contagens precisas e envolver-se em negociações. Será dada atenção especial ao processo de aprendizado e ao desenvolvimento das habilidades especificadas, mais do que à precisão numérica exata em cada estimativa ou contagem. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar o progresso dos alunos. O sucesso na negociação e troca de objetos, demonstrando compreensão dos números como representantes de quantidade, também será um critério importante.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Feira Matemática', serão necessários objetos variados contáveis até 100 unidades, fichas com números para estimativa e contagem, mesas ou espaços designados para as banquinhas dos alunos e material para decoração das banquinhas. A infraestrutura da sala de aula deve ser organizada de maneira que facilite a circulação dos alunos durante a 'feira'. Materiais recicláveis e objetos do quotidiano podem ser utilizados para enriquecer a experiência da feira, tornando-a mais próxima da realidade dos alunos.

  • Objetos variados contáveis até 100 unidades.
  • Fichas com números.
  • Mesas ou espaços para as banquinhas.
  • Materiais para decoração das banquinhas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo