Jardinagem dos Números

Desenvolvida por: Rodine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática, Ciências e Artes
Temática: Interdisciplinar: Números e Plantas

Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão criar um 'jardim dos números' associando plantas e flores a números de 1 a 20 para desenvolver habilidades matemáticas de contar de maneira exata ou aproximada e resolver problemas simples de adição e subtração. Através da interação com o meio ambiente e criatividade artística, esta atividade busca promover um aprendizado lúdico e significativo. Os alunos irão inicialmente explorar o conceito de números por meio de atividades práticas de plantio no 'jardim dos números', onde cada planta representa um número específico. Em seguida, serão propostos problemas matemáticos simples, incentivando-os a utilizar o jardim para visualizar as operações de soma e subtração (por exemplo, 'Se plantarmos 2 novas flores no jardim que já tem 8, quantas flores teremos?'). Esta abordagem prática visa não apenas a consolidação de habilidades numéricas, mas também a conscientização ambiental e a valorização do trabalho coletivo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade interdisciplinar é utilizar uma abordagem mão-na-massa para consolidar o conhecimento de números e operações matemáticas básicas de adição e subtração, promovendo também a conscientização ambiental e habilidades artísticas. Por meio do contato direto com a terra e plantas, os alunos serão incentivados a visualizar os conceitos matemáticos no mundo real, melhorando sua compreensão de maneira lúdica e eficaz. Ao conectar o aprendizado matemático com a ciência e a arte, esperamos desenvolver não somente a fluência numérica, mas também habilidades de observação, cuidado com o meio ambiente, e expressão criativa nos alunos.

  • Compreender a relação entre números e quantidades utilizando um contexto prático e visual
  • Desenvolver habilidades de contar de maneira exata e aproximada
  • Resolver e elaborar problemas simples de adição e subtração
  • Visualizar conceitos matemáticos através de atividades práticas de plantio
  • Promover a conscientização ambiental e o trabalho em equipe

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA08: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda conceitos fundamentais de matemática, ciências e artes, integrados à prática direta com o meio ambiente. Através do processo de criação de um jardim dedicado a representar números, os alunos poderão visualizar e manipular os conceitos matemáticos de contar, adicionar e subtrair, enquanto adquirem uma compreensão básica sobre plantas. Além disso, o aspecto artístico da decoração e design do jardim permite um espaço para expressão individual e criatividade, ligando de forma intrínseca os conceitos aprendidos às habilidades práticas e observacionais.

  • Números de 1 a 20 e suas representações
  • Estratégias de contagem exata e aproximada
  • Problemas simples de adição e subtração
  • Conhecimento básico sobre plantas e jardinagem
  • Expressão artística através do design e decoração de jardins

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade incentiva os alunos a participarem ativamente no processo de aprendizado através do plantio e cuidado de um jardim. A abordagem prática facilita a compreensão dos conceitos matemáticos, enquanto a interação com a natureza e a atividade criativa promovem o desenvolvimento de um senso de responsabilidade, cuidado com o meio ambiente e expressão artística. O envolvimento direto fomenta a curiosidade, a exploração e a solução de problemas de forma colaborativa.

  • Atividades práticas de plantio e manutenção do jardim
  • Discussão em grupo para resolver problemas de adição e subtração
  • Utilização de materiais recicláveis para criar identificadores numéricos para as plantas
  • Atividades lúdicas para consolidação do aprendizado
  • Observação e registro do crescimento das plantas ao longo do tempo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução dos conceitos e o início do plantio no jardim. A segunda aula será dedicada à resolução de problemas de adição e subtração, além da continuação das atividades de plantio e decoração do jardim.

  • Aula 1: Introdução teórica aos números e às plantas, início do plantio e identificação numérica das plantas.
  • Aula 2: Resolução de problemas matemáticos utilizando o jardim, finalização do plantio e atividades de decoração.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa do aluno, na capacidade de resolver problemas de adição e subtração utilizando o jardim como recurso visual, e na expressão criativa tanto na parte de jardinagem quanto na resolução dos problemas matemáticos. Será observado o envolvimento dos alunos durante o plantio, o cuidado com as plantas, a colaboração com os colegas e a aplicação das estratégias de contagem e operações matemáticas. Exemplos de sucesso na atividade incluem a correta associação de números às plantas, a resolução eficaz dos problemas propostos e a contribuição para o visual e a saúde do jardim.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem uma variedade de sementes de plantas e flores, terra, vasos ou espaço designado no jardim da escola, ferramentas de jardinagem adequadas ao tamanho e idade dos alunos, materiais recicláveis para criação de identificadores numéricos, lápis, papel, e placas de identificação. A combinação destes recursos proporcionará uma experiência de aprendizado rica e multidisciplinar.

  • Sementes de plantas e flores
  • Terra e compostagem
  • Vasos ou área designada para plantio
  • Ferramentas de jardinagem infantis
  • Materiais recicláveis para identificadores numéricos
  • Lápis, papel e placas de identificação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo