Mercadinho da Matemática

Desenvolvida por: Natass… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Noções básicas de economia e matemática financeira

Transformar a sala de aula num pequeno mercado proporciona uma vivência prática das noções de compra, venda, soma e subtração, essenciais no aprendizado matemático dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao receberem 'dinheiro' de brincadeira, os alunos terão a oportunidade de 'comprar' itens variados, etiquetados com preços, permitindo-lhes, assim, praticar as operações matemáticas básicas e reconhecer os números em um contexto significativo. O professor ajustará os preços e quantidades dos produtos para adequar o nível de dificuldade à turma e estimular o raciocínio lógico de cada criança. Essa atividade, ao simular uma situação real de mercado, também desenvolve habilidades sociais e de negociação, preparando os alunos não apenas para lidar com dinheiro, mas também para trabalhar em grupo, tomar decisões e resolver problemas. Integrando conceitos matemáticos com situações do dia a dia, o Mercadinho da Matemática visa tornar o aprendizado um processo lúdico e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é multifacetado, visando não somente ao desenvolvimento de competências matemáticas, como a prática de soma e subtração e o reconhecimento numérico, mas também à aquisição de noções básicas de economia. Ao manipularem dinheiro de brincadeira e realizarem transações de compra e venda, os alunos colocam em prática seus conhecimentos matemáticos de uma forma engajadora e relevante. Além disso, a atividade fomenta habilidades sociais e de negociação, essenciais para o convívio em sociedade e para a futura vida profissional dos estudantes.

  • Reconhecer e nomear números
  • Praticar operações de soma e subtração
  • Compreender e utilizar o dinheiro de forma lúdica
  • Desenvolver habilidades sociais através de atividades em grupo
  • Exercitar a tomada de decisão e a resolução de problemas

Conteúdo Programático

A implementação desta atividade envolve a construção coletiva de um ambiente que simula um mercado, permitindo aos alunos aplicarem conceitos de matemática financeira, como soma, subtração e reconhecimento numérico, em situações que espelham a realidade. Além disso, esta proposta pedagógica visa desenvolver habilidades interpessoais, como comunicação, negociação e tomada de decisões, através da participação ativa dos alunos em um contexto simulado de compra e venda.

  • Noções básicas de matemática financeira
  • Operações de soma e subtração
  • Reconhecimento e valor numérico do dinheiro
  • Habilidades sociais e de negociação
  • Tomada de decisão e resolução de problemas

Metodologia

A atividade será realizada seguindo a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta abordagem incentiva a participação ativa dos alunos, permitindo-lhes explorar, descobrir e aplicar conceitos matemáticos de forma prática e significativa. O ambiente do 'mercado' será estruturado na sala de aula, com estações de compra e venda, onde os alunos poderão interagir entre si, negociar e fazer transações, utilizando dinheiro de brincadeira. Essa dinâmica propiciará um aprendizado lúdico e participativo, estimulando o pensamento crítico e a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.

  • Instrução sobre o uso do dinheiro de brincadeira
  • Exploração do mercado e identificação dos itens à venda
  • Realização de transações de compra e venda
  • Negociação de preços e quantidades
  • Reflexão e discussão sobre as experiências de compra e venda

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 7 aulas de 60 minutos cada, distribuídas durante uma semana. Cada aula abordará diferentes aspectos da experiência de mercado, desde o reconhecimento das moedas e cédulas, passando pela prática das operações matemáticas de soma e subtração, até a discussão sobre os conceitos de economia e a importância das habilidades sociais e de negociação.

  • Aula 1: Introdução ao dinheiro e ao conceito de mercado
  • Aula 2: Familiarização com os itens do mercado e suas etiquetas de preço
  • Aula 3: Primeiras transações com acompanhamento do professor
  • Aula 4: Transações independentes e exercícios de soma
  • Aula 5: Brincadeiras de compra e venda com variação de preços
  • Aula 6: Jogos de negociação e resolução de conflitos
  • Aula 7: Reflexão coletiva sobre a experiência e os aprendizados

Avaliação

A avaliação dar-se-á de forma contínua e formativa, observando a participação, o engajamento e o progresso individual de cada aluno nas atividades propostas. Aspectos como o reconhecimento numérico, a habilidade de realizar operações matemáticas de soma e subtração, bem como a capacidade de compreensão do valor do dinheiro serão considerados. Avaliaremos também as habilidades sociais e interpessoais demonstradas, como a capacidade de negociação, tomada de decisões e trabalho em equipe. Exercícios específicos de matemática e reflexões individuais ou em grupo sobre as transações realizadas podem complementar a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do Mercadinho da Matemática, serão necessários itens comuns que simularão produtos de um mercado, como caixas pequenas, brinquedos e alimentos embalados, todos etiquetados com preços. Uma quantia fixa de dinheiro de brincadeira será distribuída a cada aluno. O espaço da sala será organizado em 'estações' de vendas, com as mercadorias expostas. Materiais adicionais, como quadro negro, giz, papel e canetas, serão utilizados para anotações, cálculos e reflexões durante a atividade.

  • Itens variados para simular produtos de mercado
  • Dinheiro de brincadeira
  • Mesas e cadeiras dispostas como 'estações' de mercado
  • Etiquetas com preços
  • Materiais de escrita (papel, canetas, quadro negro, giz)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo