Mercadinho da Matemática

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Compras e uso do dinheiro

Esta atividade, denominada 'Mercadinho da Matemática', objetiva integrar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao mundo das compras e ao uso consciente do dinheiro por meio de uma prática simulada. Iniciará com os alunos assistindo a um vídeo explicativo sobre o processo de compra e venda, além da importância do dinheiro no cotidiano. Posteriormente, a sala de aula será transformada em um pequeno mercadinho, onde produtos diversos serão etiquetados com seus respectivos preços. Utilizando dinheiro de brinquedo, os alunos terão a chance de simular compras, efetuando adições simples e recebendo troco, o que permitirá uma compreensão mais aprofundada do conceito de valor monetário e operações básicas de matemática. Essa dinâmica propõe não apenas o aprendizado matemático, mas também habilidades sociais, tais como a interação em situações de compra, a tomada de decisões, e o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir aos alunos compreenderem práticas matemáticas básicas por meio do contexto das compras, familiarizando-se assim com o uso do dinheiro, a identificação de cédulas e moedas, a realização de adições simples e o entendimento do conceito de troco. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de realizar operações simples de adição e subtração que são comuns em situações de compra, além de reconhecer a importância do dinheiro e como geri-lo de maneira responsável no cotidiano.

  • Compreender o conceito e a importância do dinheiro
  • Identificar diferentes cédulas e moedas
  • Realizar adições simples e compreender o conceito de troco
  • Desenvolver habilidades sociais por meio da simulação de compra e venda
  • Exercitar a tomada de decisão e a responsabilidade ao fazer compras

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade foi cuidadosamente selecionado para introduzir os alunos às noções básicas de matemática financeira de uma maneira acessível e significativa. Por meio da simulação de um ambiente de mercado, os estudantes irão explorar conceitos como dinheiro, valor, adição e subtração, além de desenvolver habilidades de vida prática como a compreensão do valor das coisas e a importância do planejamento financeiro.

  • Introdução ao dinheiro e sua importância
  • Reconhecimento de cédulas e moedas
  • Noções de adição e subtração
  • Conceitos de compra, venda e troco
  • Planejamento financeiro básico

Metodologia

Nesta atividade, será empregada a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, onde os alunos inicialmente terão o contato com o conteúdo em casa, por meio do vídeo sobre compras e uso do dinheiro. Em sala, a aplicação prática por meio do Mercadinho da Matemática proporcionará aos alunos a consolidação dos conhecimentos adquiridos previamente, por meio de uma experiência prática significativa. A interação direta com o dinheiro de brinquedo e os produtos disponíveis para 'compra' facilitará o entendimento das noções matemáticas e financeiras de modo lúdico e participativo.

  • Visualização de vídeo educativo como tarefa de casa
  • Simulação de mercadinho para prática de compra e venda
  • Uso de dinheiro de brinquedo para facilitar aprendizado
  • Rotação de papéis entre cliente e caixa para promover empatia e compreensão das funções
  • Discussão em grupo para compartilhar experiências e aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 17 aulas de 60 minutos cada, distribuídas em diversas etapas como preparação, execução e reflexão sobre a experiência vivida. Cada fase foi planejada para otimizar o envolvimento e a aquisição de conhecimento pelos alunos.

  • Aula 1: Assistir ao vídeo sobre compras e uso do dinheiro
  • Aulas 2-3: Discussão em sala sobre o vídeo e introdução ao dinheiro
  • Aulas 4-8: Preparação e organização do Mercadinho da Matemática
  • Aulas 9-15: Execução da atividade prática no mercadinho
  • Aulas 16-17: Reflexão e discussão sobre as experiências vivenciadas no mercadinho

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua e processual, observando-se a participação individual e em grupo, a compreensão dos conceitos fundamentais, a aplicação prática das habilidades matemáticas e financeiras, e a capacidade de refletir sobre as atividades realizadas. Serão valorizadas a interação durante o jogo, o domínio das operações de adição e subtração, a habilidade de fazer compras dentro de um orçamento e o entendimento do valor do dinheiro e do troco. Exemplos de situações reais serão introduzidos para verificar a aplicabilidade dos conceitos aprendidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos recursos, como vídeos educativos sobre dinheiro, dinheiro de brinquedo, etiquetas de preços, produtos para 'venda', cestas ou carrinhos de compras pequenos e material para decoração e organização do mercadinho. Estes materiais serão utilizados para criar uma experiência de aprendizagem rica e envolvente, permitindo que os alunos explorem de forma prática os conceitos matemáticos e financeiros introduzidos.

  • Vídeo educativo sobre compras e uso do dinheiro
  • Dinheiro de brinquedo
  • Etiquetas com preços
  • Produtos variados para 'venda'
  • Cestas ou carrinhos de compras
  • Material para decoração do mercadinho

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo