Mercadinho da Matemática

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Operações básicas e educação financeira

A atividade 'Mercadinho da Matemática' propõe uma abordagem prática da matemática através da simulação de um ambiente de mercado dentro da sala de aula. Utilizando dinheiro de brincadeira e itens como alimentos de papel e brinquedos, os alunos terão a oportunidade de praticar a adição e a subtração na medida em que 'compram' e 'vendem' esses itens, sob a orientação do professor, que atuará como caixa. Esta atividade não apenas incentiva o desenvolvimento das habilidades matemáticas básicas, mas também introduz noções de educação financeira, ajudando os alunos a entender o valor do dinheiro e a praticar o cálculo do troco em situações simuladas que espelham transações da vida real. Através da Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove a interação social, o trabalho em equipe e a aplicação prática de conceitos matemáticos, tornando o aprendizado mais atraente e significativo para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos de Aprendizagem

O 'Mercadinho da Matemática' tem como objetivo principal familiarizar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com operações matemáticas básicas, como adição e subtração, de uma maneira prática e envolvente. Além disso, visa introduzir conceitos importantes de educação financeira, promovendo a compreensão sobre o valor do dinheiro e o cálculo para o troco. A atividade busca incentivar a autonomia dos alunos no raciocínio lógico-matemático e nas tomadas de decisão financeiras simples, ao mesmo tempo que fomenta habilidades sociais e cooperativas através da interação em um contexto de mercado simulado. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de realizar pequenas operações de adição e subtração com maior facilidade e compreender a importância do uso consciente do dinheiro.

  • Praticar operações de adição e subtração de maneira lúdica.
  • Introduzir conceitos básicos de educação financeira, como o valor do dinheiro e o cálculo do troco.
  • Desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe durante a atividade de mercado.
  • Estimular o raciocínio lógico-matemático e a autonomia na resolução de problemas.
  • Conectar conceitos matemáticos com situações da vida real, tornando o aprendizado mais significativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA03 - Explorar situações do cotidiano que envolvam adição e subtração de números naturais, para compreendê-las como juntar, acrescentar, separar ou retirar quantidades, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
  • EF01MA04 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, usando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Conteúdo Programático

A metodologia adotada no 'Mercadinho da Matemática' se alinha aos objetivos do currículo de Matemática do Ensino Fundamental, centrando-se na exploração de conceitos e operações básicas como adição e subtração, em contextos significativos e lúdicos. Será dada especial atenção à educação financeira, com ênfase no valor do dinheiro e no cálculo do troco, habilidades importantes para a formação do aluno. A atividade prática do mercadinho propõe uma imersão em situações reais de compra e venda, promovendo a compreensão dos conceitos matemáticos de maneira contextualizada e aplicada.

  • Operações básicas de adição e subtração
  • Introdução à educação financeira: valor do dinheiro e cálculo do troco
  • Noções de compra e venda em um mercado
  • Utilização de dinheiro de brinquedo para simulação de transações
  • Estratégias de cálculo mental e estimativa

Metodologia

A Aprendizagem Baseada em Jogos é a metodologia central desta atividade, permitindo que os alunos experienciem situações de compra e venda numa simulação de mercado, o que estimula o engajamento e facilita a compreensão dos conceitos matemáticos e financeiros de maneira prática. O professor atuará como facilitador, orientando e incentivando os alunos a realizarem cálculos de adição e subtração, além de calcular o troco nas transações. A preparação do 'mercado', o uso de dinheiro de brincadeira e a interação em situações de venda proporcionam um ambiente imersivo e motivador para o aprendizado.

  • Simulação de um mercado na sala de aula com itens para compra e venda.
  • Uso de dinheiro de brincadeira para facilitar o entendimento das operações financeiras.
  • Atuação do professor como caixa, orientando no cálculo das transações e do troco.
  • Engajamento dos alunos em papéis de vendedores e compradores, praticando a adição e subtração.
  • Discussão guiada pós-atividade para reflexão sobre os conceitos aprendidos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 3 horas, divididas em 4.5 aulas de 40 minutos. Inicialmente, será feita uma introdução aos objetivos e à dinâmica do mercadinho. Em seguida, os alunos participarão da montagem do mercado, seguido pela fase ativa da simulação, onde comprarão e venderão itens. Haverá intervalos de reflexão e discussões acerca das estratégias utilizadas e conceitos aprendidos. A atividade culminará numa reflexão coletiva sobre as experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução aos objetivos e explicações sobre a atividade.
  • Aula 2: Preparação do mercado e explicação sobre o uso do dinheiro de brincadeira.
  • Aula 3 e 4: Execução da simulação do mercado, com atividades de compra e venda.
  • Aula 4.5: Reflexão e discussão sobre o aprendizado e a experiência do mercadinho.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Mercadinho da Matemática' será formativa, observando a participação dos alunos, a aplicação das estratégias de cálculo, bem como a compreensão dos conceitos de matemática e educação financeira. Serão consideradas as habilidades de resolver problemas de adição e subtração em contextos de compra e venda e o entendimento sobre o valor do dinheiro e cálculo do troco. A capacidade de trabalhar em equipe e a participação nas discussões também serão critérios importantes. Exemplos específicos de situações de avaliação incluem a observação da precisão dos cálculos nas transações, a habilidade de fazer estimativas e calcular o troco, e o engajamento nas atividades propostas e nas reflexões finais da aula.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Mercadinho da Matemática', serão necessários alguns recursos específicos que contribuirão para a simulação efetiva de um mercado e para o engajamento dos alunos. Entre eles, o uso de dinheiro de brincadeira é crucial para facilitar a compreensão e a realização das operações financeiras. Alimentos de papel ou brinquedos servirão como itens à venda, reforçando o aspecto lúdico. A configuração da sala de aula de modo a simular um ambiente de mercado é essencial para a imersão dos alunos na atividade.

  • Dinheiro de brincadeira para simular transações financeiras.
  • Alimentos de papel e brinquedos para serem usados como itens à venda no mercado.
  • Cartazes e placas para a sinalização do mercado e dos preços dos itens.
  • Mesa ou estantes para a montagem das 'bancas' de vendas.
  • Fichas ou etiquetas para identificação dos alunos como compradores ou vendedores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo