Mercadinho da Sala

Desenvolvida por: Sue De… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Educação Financeira

Esta atividade prática envolve a criação de um mercado simulado dentro da sala de aula, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade de vivenciar os papéis de compradores e vendedores, usando moedas e cédulas de brinquedo. O objetivo é introduzir os conceitos básicos de matemática financeira, promovendo o reconhecimento e a relação entre valores de moedas e cédulas, além de estimular a prática de soma de valores em um contexto prático e lúdico. Itens do cotidiano escolar, como lápis, borrachas, e pequenos brinquedos, serão etiquetas com preços, permitindo que os alunos façam escolhas, calculem custos e efetuem 'pagamentos', simulando uma experiência de mercado real. Essa abordagem promove habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, tomada de decisão e interação social, fundamentais para o desenvolvimento integral do aluno.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é possibilitar que os alunos desenvolvam e aprimorem suas habilidades numéricas e de cálculo, além de promover uma compreensão inicial sobre o valor do dinheiro, utilizando para isso um contexto lúdico e significativo para eles. Busca-se também incentivar a interação social e a tomada de decisão informada, ao escolherem os itens a comprar e ao gerenciarem seus 'recursos financeiros'. Ao praticarem a soma de valores e a identificação de moedas e cédulas, os alunos estarão aplicando conceitos matemáticos em situações reais de compra e venda, desenvolvendo habilidades essenciais para o dia a dia.

  • Desenvolver habilidades de cálculo e reconhecimento de valores monetários.
  • Promover o entendimento do sistema monetário através de práticas simuladas.
  • Fomentar a capacidade de tomada de decisões e gestão de recursos.
  • Incentivar a interação social e o trabalho em equipe.
  • Aplicar conceitos matemáticos em situações práticas.

Conteúdo Programático

A atividade se insere no conteúdo programático de Matemática do 1º ano do Ensino Fundamental, abordando conceitos de educação financeira, operações básicas de soma e reconhecimento de valores monetários. Este contexto prático auxilia na compreensão da matemática como uma ferramenta útil para a resolução de problemas cotidianos, bem como no desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes.

  • Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de moedas e cédulas.
  • Operações simples de adição.
  • Planejamento de gastos.
  • Interação social e tomada de decisões.

Metodologia

A atividade será desenvolvida através de uma metodologia ativa, integrando Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito do mercado e ao sistema monetário de forma lúdica. Posteriormente, na atividade prática, os alunos simularão a experiência de compra e venda, onde cada um assumirá os papéis de vendedor e comprador. Discussões em grupo serão incentivadas para refletirem sobre suas experiências. Assim, os alunos estarão imersos em um ambiente rico em estímulos e aprendizagem ativa.

  • Atividade Mão-na-massa com a criação do mercado simulado.
  • Saída de Campo virtual ou prática para observação de um mercado real.
  • Roda de Debate para reflexão e discussão das experiências.
  • Sala de Aula Invertida para preparação prévia do aluno.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos através da simulação do mercado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 4 aulas de 60 minutos, permitindo a exploração completa do tema de forma detalhada e lúdica. A preparação e planejamento ocorrerão na primeira aula, seguidos pela implementação e reflexão nas aulas subsequentes.

  • Aula 1: Introdução ao tema e preparação do mercado.
  • Aula 2: Simulação do mercado - compra e venda.
  • Aula 3: Análise e discussão das experiências na Roda de Debate.
  • Aula 4: Reflexão, aplicação de conceitos e fechamento da atividade.

Avaliação

A avaliação se dará de forma formativa e participativa, observando a interação dos alunos durante a simulação do mercado, sua capacidade de realizar cálculos simples, a compreensão sobre o valor do dinheiro, assim como o desenvolvimento de habilidades sociais e de tomada de decisão. Serão valorizados não apenas os resultados corretos, mas também o processo de aprendizagem, a disposição para participar, colaborar e discutir suas estratégias e escolhas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários moedas e cédulas de brinquedo, etiquetas de preço, itens simples para serem 'vendidos' no mercado, como lápis, borrachas e pequenos brinquedos, além de recursos para a documentação como papel, lápis e câmera fotográfica ou smartphone para registro das atividades.

  • Moedas e cédulas de brinquedo.
  • Etiquetas para precificação.
  • Itens variados para o mercado (lápis, borrachas, brinquedos).
  • Papel e lápis para registros e cálculos.
  • Câmera fotográfica ou smartphone para registros.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo