Esta atividade prática envolve a criação de um mercado simulado dentro da sala de aula, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade de vivenciar os papéis de compradores e vendedores, usando moedas e cédulas de brinquedo. O objetivo é introduzir os conceitos básicos de matemática financeira, promovendo o reconhecimento e a relação entre valores de moedas e cédulas, além de estimular a prática de soma de valores em um contexto prático e lúdico. Itens do cotidiano escolar, como lápis, borrachas, e pequenos brinquedos, serão etiquetas com preços, permitindo que os alunos façam escolhas, calculem custos e efetuem 'pagamentos', simulando uma experiência de mercado real. Essa abordagem promove habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, tomada de decisão e interação social, fundamentais para o desenvolvimento integral do aluno.
O principal objetivo desta atividade é possibilitar que os alunos desenvolvam e aprimorem suas habilidades numéricas e de cálculo, além de promover uma compreensão inicial sobre o valor do dinheiro, utilizando para isso um contexto lúdico e significativo para eles. Busca-se também incentivar a interação social e a tomada de decisão informada, ao escolherem os itens a comprar e ao gerenciarem seus 'recursos financeiros'. Ao praticarem a soma de valores e a identificação de moedas e cédulas, os alunos estarão aplicando conceitos matemáticos em situações reais de compra e venda, desenvolvendo habilidades essenciais para o dia a dia.
A atividade se insere no conteúdo programático de Matemática do 1º ano do Ensino Fundamental, abordando conceitos de educação financeira, operações básicas de soma e reconhecimento de valores monetários. Este contexto prático auxilia na compreensão da matemática como uma ferramenta útil para a resolução de problemas cotidianos, bem como no desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes.
A atividade será desenvolvida através de uma metodologia ativa, integrando Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito do mercado e ao sistema monetário de forma lúdica. Posteriormente, na atividade prática, os alunos simularão a experiência de compra e venda, onde cada um assumirá os papéis de vendedor e comprador. Discussões em grupo serão incentivadas para refletirem sobre suas experiências. Assim, os alunos estarão imersos em um ambiente rico em estímulos e aprendizagem ativa.
A atividade será dividida em 4 aulas de 60 minutos, permitindo a exploração completa do tema de forma detalhada e lúdica. A preparação e planejamento ocorrerão na primeira aula, seguidos pela implementação e reflexão nas aulas subsequentes.
A avaliação se dará de forma formativa e participativa, observando a interação dos alunos durante a simulação do mercado, sua capacidade de realizar cálculos simples, a compreensão sobre o valor do dinheiro, assim como o desenvolvimento de habilidades sociais e de tomada de decisão. Serão valorizados não apenas os resultados corretos, mas também o processo de aprendizagem, a disposição para participar, colaborar e discutir suas estratégias e escolhas.
Para a realização desta atividade serão necessários moedas e cédulas de brinquedo, etiquetas de preço, itens simples para serem 'vendidos' no mercado, como lápis, borrachas e pequenos brinquedos, além de recursos para a documentação como papel, lápis e câmera fotográfica ou smartphone para registro das atividades.
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