Mercadinho da Sala

Desenvolvida por: Verinh… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Sistema Monetário Brasileiro

O Mercadinho da Sala é uma atividade pedagógica prática desenvolvida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de promover a compreensão de valores de moedas e notas do sistema monetário brasileiro de forma lúdica e contextualizada. Transformando a sala de aula em um pequeno mercado, os alunos receberão dinheiro de brinquedo para realizar compras de itens etiquetados com preços diversos, negociados entre eles, que atuam alternadamente como vendedores e compradores. A atividade visa incentivar a prática de cálculos simples como adição e subtração, simulando situações cotidianas de transações financeiras, além de desenvolver habilidades sociais através do jogo de papéis. Esta experiência educativa é enriquecida pela oportunidade de vivenciar o uso do dinheiro de forma prática, desenvolvendo não apenas habilidades matemáticas, mas também a compreensão do valor do dinheiro e das operações financeiras básicas como comprar e dar troco.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo facilitar o aprendizado e a compreensão de valores monetários, assim como o desenvolvimento de habilidades matemáticas básicas como adição e subtração no contexto de transações financeiras cotidianas. Almeja-se que, ao final da atividade, os alunos possam reconhecer os valores das diferentes moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, realizar simples operações de compra e venda e compreender a importância do dar e receber troco, de forma a aplicar esses conhecimentos em situações da vida diária. Adicionalmente, a atividade busca promover habilidades sociais e de negociação, essenciais para o convívio em sociedade.

  • Reconhecer os valores das moedas e notas do sistema monetário brasileiro.
  • Praticar operações matemáticas simples (adição e subtração) em situações de compra e venda.
  • Desenvolver habilidades sociais e de negociação através da interação com os colegas.
  • Compreender o conceito de troco e sua importância em transações financeiras.
  • Aplicar conhecimentos matemáticos em situações práticas do cotidiano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA19: Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

Conteúdo Programático

Dentro do currículo de Matemática para o 1º ano do Ensino Fundamental, o Mercadinho da Sala se concentra na compreensão do sistema monetário brasileiro, operações matemáticas básicas e no desenvolvimento de habilidades sociais. Através desta atividade, espera-se que os alunos possam vincular conhecimentos matemáticos ao seu cotidiano, reconhecendo a importância da matemática nas atividades diárias, como na realização de compras. Além disso, a prática de diálogo e negociação vai além das matemáticas, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.

  • Sistema Monetário Brasileiro: reconhecimento de moedas e notas.
  • Operações Básicas de Matemática: prática de adição e subtração.
  • Habilidades Sociais: diálogo, negociação e resolução de conflitos.
  • Aplicação da Matemática no Cotidiano: compreensão do conceito de comprar e vender.

Metodologia

A metodologia Mão-na-massa será o cerne da atividade Mercadinho da Sala, garantindo uma aprendizagem ativa através da simulação de um ambiente de compra e venda. Os alunos serão envolvidos em tarefas práticas que demandarão o uso de conhecimentos prévios e a aquisição de novos, dentro do contexto do sistema monetário brasileiro. A interação social será estimulada através do papel de vendedores e compradores, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico.

  • Preparação do ambiente de sala de aula em um mercado
  • Distribuição de dinheiro de brinquedo e etiquetagem dos produtos com preços
  • Simulação de compras e vendas com a prática de dar e receber troco
  • Rolagem de papéis entre alunos para vivenciar posições diferentes no mercado

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será distribuída em 4 aulas de 60 minutos, permitindo uma abordagem gradual do conteúdo e prática dos conceitos aprendidos.

  • Aula 1: Introdução ao sistema monetário e preparação do Mercadinho.
  • Aula 2: Prática de compra e venda com dinheiro de brinquedo.
  • Aula 3: Continuação das transações e introdução do conceito de troco.
  • Aula 4: Avaliação da aprendizagem e discussão sobre a experiência.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, observando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, sua capacidade de realizar transações financeiras, reconhecer valores monetários, bem como aplicar operações de adição e subtração corretamente. Será também considerada a habilidade de interação social e resolução de problemas. O feedback personalizado será oferecido para encorajar o progresso de cada aluno. Exemplos de transações bem-sucedidas e desafios enfrentados durante a atividade serão discutidos coletivamente, valorizando tanto os aspectos matemáticos quanto sociais aprendidos.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação desta atividade, serão necessários materiais como dinheiro de brinquedo, etiquetas para precificação dos produtos, cartazes ilustrativos do sistema monetário brasileiro e itens diversos que possam representar os produtos à venda no Mercadinho. A organização do espaço físico para simulação do mercado é crucial, assim como o apoio da tecnologia para a exibição de exemplos ou vídeos educacionais relacionados ao uso do dinheiro.

  • Dinheiro de brinquedo representando moedas e notas do real.
  • Etiquetas para precificação dos produtos.
  • Cartazes ilustrativos do sistema monetário brasileiro.
  • Produtos diversos (caixas vazias, embalagens e itens de baixo valor).
  • Projetor ou computador para apresentações e vídeos educativos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo