O Mercadinho da Sala é uma atividade pedagógica prática desenvolvida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de promover a compreensão de valores de moedas e notas do sistema monetário brasileiro de forma lúdica e contextualizada. Transformando a sala de aula em um pequeno mercado, os alunos receberão dinheiro de brinquedo para realizar compras de itens etiquetados com preços diversos, negociados entre eles, que atuam alternadamente como vendedores e compradores. A atividade visa incentivar a prática de cálculos simples como adição e subtração, simulando situações cotidianas de transações financeiras, além de desenvolver habilidades sociais através do jogo de papéis. Esta experiência educativa é enriquecida pela oportunidade de vivenciar o uso do dinheiro de forma prática, desenvolvendo não apenas habilidades matemáticas, mas também a compreensão do valor do dinheiro e das operações financeiras básicas como comprar e dar troco.
Esta atividade tem como objetivo facilitar o aprendizado e a compreensão de valores monetários, assim como o desenvolvimento de habilidades matemáticas básicas como adição e subtração no contexto de transações financeiras cotidianas. Almeja-se que, ao final da atividade, os alunos possam reconhecer os valores das diferentes moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, realizar simples operações de compra e venda e compreender a importância do dar e receber troco, de forma a aplicar esses conhecimentos em situações da vida diária. Adicionalmente, a atividade busca promover habilidades sociais e de negociação, essenciais para o convívio em sociedade.
Dentro do currículo de Matemática para o 1º ano do Ensino Fundamental, o Mercadinho da Sala se concentra na compreensão do sistema monetário brasileiro, operações matemáticas básicas e no desenvolvimento de habilidades sociais. Através desta atividade, espera-se que os alunos possam vincular conhecimentos matemáticos ao seu cotidiano, reconhecendo a importância da matemática nas atividades diárias, como na realização de compras. Além disso, a prática de diálogo e negociação vai além das matemáticas, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.
A metodologia Mão-na-massa será o cerne da atividade Mercadinho da Sala, garantindo uma aprendizagem ativa através da simulação de um ambiente de compra e venda. Os alunos serão envolvidos em tarefas práticas que demandarão o uso de conhecimentos prévios e a aquisição de novos, dentro do contexto do sistema monetário brasileiro. A interação social será estimulada através do papel de vendedores e compradores, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico.
A carga horária total da atividade será distribuída em 4 aulas de 60 minutos, permitindo uma abordagem gradual do conteúdo e prática dos conceitos aprendidos.
A avaliação será contínua e processual, observando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, sua capacidade de realizar transações financeiras, reconhecer valores monetários, bem como aplicar operações de adição e subtração corretamente. Será também considerada a habilidade de interação social e resolução de problemas. O feedback personalizado será oferecido para encorajar o progresso de cada aluno. Exemplos de transações bem-sucedidas e desafios enfrentados durante a atividade serão discutidos coletivamente, valorizando tanto os aspectos matemáticos quanto sociais aprendidos.
Para a implementação desta atividade, serão necessários materiais como dinheiro de brinquedo, etiquetas para precificação dos produtos, cartazes ilustrativos do sistema monetário brasileiro e itens diversos que possam representar os produtos à venda no Mercadinho. A organização do espaço físico para simulação do mercado é crucial, assim como o apoio da tecnologia para a exibição de exemplos ou vídeos educacionais relacionados ao uso do dinheiro.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula