Mercadinho do Faz de Conta

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Simulação de Compras

A atividade 'Mercadinho do Faz de Conta' tem como propósito proporcionar uma experiência lúdica e significativa para as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Através de uma simulação de compras em um minimercado fictício, as crianças terão a oportunidade de manipular papel moeda, escolher itens como frutas de brinquedo ou imagens de alimentos e realizar comparações quantitativas. Esse cenário visa desenvolver competências matemáticas fundamentais, como a contagem, comparação de quantidades e compreensão de conceitos como 'mais', 'menos' ou 'igual'. A atividade contribuirá para a construção de um conhecimento numérico inicial baseado em vivências práticas e interativas, estimulando a participação ativa dos alunos em um ambiente que simula situações do cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem neste plano são voltados para a construção de noções básicas de aritmética, focando na capacidade dos alunos de manusear quantidades numéricas e desenvolver um entendimento inicial de transações de compra. Pretende-se que os alunos sejam capazes de estimar e comparar quantidades, utilizando a simulação de um ambiente familiar como o mercado. Por fim, busca-se oferecer suporte em um contexto que incentive discussões e reflexões sobre conceitos numéricos em situações reais.

  • Estimular a compreensão de quantidade e valores numéricos.
  • Desenvolver a habilidade de estimar e comparar quantidades.
  • Promover o entendimento de conceitos matemáticos básicos através de simulação prática.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar 'tem mais', 'tem menos' ou 'tem a mesma quantidade'.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa cobrir os fundamentos da matemática relacionados à quantidade e ao valor. Utilizando uma abordagem prática, os alunos serão introduzidos à comparação de conjuntos através de manipulações concretas em um ambiente de mercado. Essa experiência busca alavancar a compreensão dos alunos de operações básicas de compra e a importância das decisões numéricas em situações do cotidiano, apoiando a aquisição de uma base sólida para o desenvolvimento matemático futuro.

  • Conceitos de comparação numérica.
  • Utilização de papel moeda em transações fictícias.
  • Resolução de problemas simples de quantidade.

Metodologia

A metodologia adotada combina o aprendizado ativo com simulações práticas, permitindo que os alunos explorem conceitos matemáticos de forma interativa. A simulação de um mercado encoraja a interação social, comunicação entre pares e aplicação prática de teorias matemáticas em um contexto simulado realista. Essa metodologia valoriza o aprender fazendo, utilizando a discussão e a reflexão como ferramentas fundamentais para reforçar a aprendizagem.

  • Simulação interativa de mercado.
  • Discussões em grupo sobre quantidade e valor.
  • Atividades práticas de estimativa e comparação.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária de 1 hora, a atividade está delineada para oferecer um equilíbrio entre a introdução teórica e a prática envolvente. A aula inicial é dedicada à explicação da atividade e à distribuição dos materiais, seguida pela simulação prática, onde os alunos exercitam suas habilidades numéricas. O encerramento da atividade inclui uma revisão reflexiva em grupo das experiências vividas e a verificação das aprendizagens alcançadas.

  • Introdução e explicação da atividade (15 minutos).
  • Distribuição de materiais e organização do mercadinho (10 minutos).
  • Simulação de compras e realização de transações (20 minutos).
  • Discussão em grupo e feedback (15 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, focando mais no processo do que no resultado final. Os professores observarão a participação, interação e estratégias de comparação utilizadas pelos alunos durante a simulação. Será considerado, por exemplo, a capacidade de os alunos estimarem e compararem corretamente as quantidades de itens em suas sacolas em relação às de seus colegas. A autoavaliação também será incentivada: ao final da atividade, os alunos serão convidados a refletir sobre a experiência e compartilhar o que aprenderam sobre quantidades e valores. Exemplos práticos serão utilizados para discutir situações em que houve acertos ou dificuldades, permitindo ajustes de entendimento e fortalecendo o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos escolhidos para esta atividade visam oferecer uma experiência tangível e imersiva para os alunos. Itens concretos e visualmente atraentes, como frutas de brinquedo e imagens de alimentos, serão utilizados para tornar a atividade envolvente e interessante. Além disso, a utilização de papel moeda fictício permitirá que as crianças pratiquem transações seguras, reforçando a conexão entre a experiência em sala de aula e a vida cotidiana.

  • Frutas de brinquedo e cartões com imagens de alimentos.
  • Papéis moeda fictícios.
  • Sacolas de compras.

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