Nesta atividade, a sala de aula se transformará em um pequeno mercado, proporcionando aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de aplicar na prática conceitos matemáticos básicos. Cada aluno receberá dinheiro de brincadeira para utilizar na compra de itens de uma lista previamente estabelecida. Os itens, representados por caixas e embalagens vazias, terão preços e tamanhos variados, permitindo aos alunos praticar o reconhecimento de números, aprender as noções de soma ao efetuar pagamento pelos itens e introduzir ideias sobre medidas ao comparar tamanhos e quantidades. Esse cenário promove um ambiente rico em oportunidades para aplicação de matemática da vida real, fomentando a socialização entre os pares e aprimorando a habilidade de resolução de problemas de forma lúdica.
Os objetivos desta atividade são promover o reconhecimento de números, a familiarização com conceitos básicos de soma e a compreensão introdutória de medidas (tamanhos e quantidades) de forma interativa e lúdica. Este cenário, que simula um ambiente de mercado, incentiva o aluno a aplicar conceitos matemáticos em situações cotidianas, favorecendo o desenvolvimento de habilidades de cálculo, comparação e análise crítica. Além disso, a atividade estimula a interação social e a colaboração, aspectos fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.
A atividade Mercado Pequenino buscar incorporar caracteristicas do cotidiano dos alunos, integrando o conhecimento matemático a contextos reais e significativos. O plano abrange o reconhecimento de números, práticas de soma e compreensão básica sobre medidas, utilizando uma metodologia que estimula a aprendizagem ativa por meio da exploração e interação. Esta abordagem pretende vincular a teoria à prática, facilitando a assimilação dos conceitos e a aplicação do conhecimento de forma mais eficaz.
Utilizando-se de metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade Mercado Pequenino visa envolver os alunos em um processo educativo dinâmico e participativo. Essas abordagens permitem que os estudantes sejam os protagonistas do seu processo de aprendizado, incentivando a exploração, a curiosidade e o desenvolvimento de habilidades essenciais de forma autônoma e colaborativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 100 minutos de trabalho prático. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade e a preparação do 'mercado'. Na segunda aula, os alunos realizarão as 'compras', praticando as habilidades de matemática previstas.
A avaliação da atividade será processual e observacional, levando em consideração o envolvimento e participação dos alunos durante a realização das 'compras', a capacidade de aplicar os conceitos de soma e comparação de medidas, bem como a interação e colaboração com os colegas. Além disso, será estimulada a reflexão individual sobre o aprendizado e os desafios encontrados, incentivando a autoavaliação e o pensamento crítico.
Para a execução desta atividade, serão necessários diversos recursos como dinheiro de brincadeira, listas de compras preestabelecidas, caixas e embalagens vazias etiquetadas com preços e variedade de tamanhos. Além disso, será útil dispor de um espaço amplo, que possa ser organizado de maneira a simular um ambiente de mercado, e material de escrita para os registros das operações de compra.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula