O Grande Desafio dos Conjuntos

Desenvolvida por: Rozeni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Estimativa e Comparação de Quantidades

O Grande Desafio dos Conjuntos é uma atividade interativa e lúdica projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade envolve os alunos em uma competição amigável, na qual grupos de estudantes devem estimar e comparar quantidades de objetos em dois conjuntos distintos sem recorrer à contagem direta. Inicialmente, o professor apresenta conjuntos de objetos variados, provocando nos alunos o exercício da estimativa. Após as equipes realizarem suas estimativas sobre qual conjunto possui mais, menos ou se ambos possuem a mesma quantidade de itens, procede-se à verificação por meio da contagem direta dos objetos. Este processo visa não apenas aprimorar habilidades matemáticas como estimativa, comparação de quantidades e contagem exata, mas também fomentar o trabalho em equipe, a discussão colaborativa e o pensamento crítico entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Em 'O Grande Desafio dos Conjuntos', os objetivos de aprendizagem para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental abrangem o desenvolvimento da capacidade de estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos distintos de forma aproximada, sem recurso à contagem exata inicialmente. Busca-se promover o raciocínio lógico-matemático, a atenção, a cooperação entre pares e a capacidade de argumentação. Os alunos são incentivados a utilizar estratégias diversas, como o pareamento e agrupamentos, para facilitar a estimativa e comparação, além de validar suas hipóteses por meio da contagem direta, fomentando assim a precisão e confiança nas suas habilidades matemáticas.

  • Desenvolver habilidades de estimativa aproximada de quantidades.
  • Comparar quantidades de objetos em dois conjuntos distintos usando estimativa.
  • Verificação de hipóteses por meio da contagem direta de objetos.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar o uso de estratégias diversas para facilitação da contagem e comparação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Conteúdo Programático

A atividade insere os alunos no contexto prático da matemática, permitindo a exploração de conceitos de estimativa, comparação e contagem de maneira integrada e significativa. Ao estimar e comparar quantidades sem a contagem direta, os estudantes desenvolvem intuição numérica e compreensão profunda sobre a natureza dos números e quantidades, essencial para a formação matemática inicial.

  • Estimativa de quantidades
  • Comparação de quantidades sem contagem direta
  • Contagem exata de objetos
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Desenvolvimento de estratégias para estimativa e comparação

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, 'O Grande Desafio dos Conjuntos' promove um ambiente de aprendizado ativo e participativo. Os alunos são divididos em grupos e convidados a estimar quantidades de objetos em dois conjuntos diferentes. A competição amigável estimula a discussão e o pensamento crítico, enquanto a revisão coletiva das estimativas e contagens confronta e solidifica o aprendizado.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em equipe para estimativa e comparação
  • Discussão em grupo para tomada de decisão
  • Verificação individual e em equipe das estimativas através da contagem

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'O Grande Desafio dos Conjuntos' é dividida em 4 etapas, com uma hora dedicada a cada uma. Inicia-se com a introdução e distribuição de materiais, seguida pela fase de estimativa em grupos, a verificação das estimativas e, por fim, uma conclusão com discussão dos resultados e reflexão sobre as estratégias utilizadas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Estimativa dos conjuntos de objetos pela equipe.
  • Aula 3: Verificação das estimativas por contagem.
  • Aula 4: Discussão sobre resultados e reflexão.

Avaliação

A avaliação de 'O Grande Desafio dos Conjuntos' será formativa, focada nos processos de pensamento e colaboração dos alunos, ao invés de meramente nos resultados finais. Será avaliado o engajamento dos alunos na tarefa de estimar e comparar quantidades, a habilidade de trabalhar em equipe, a participação na discussão de grupo e a precisão na contagem final. Os professores podem utilizar observação direta, diálogos reflexivos e uma folha de registro para acompanhar a aprendizagem dos alunos durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização de 'O Grande Desafio dos Conjuntos', serão necessários materiais simples e acessíveis, tais como objetos variados para a formação dos conjuntos, folhas de papel para registro das estimativas de cada grupo, e canetas ou lápis. Recursos adicionais como quadro branco e marcadores podem ser úteis para discussão coletiva.

  • Objetos variados para os conjuntos
  • Folhas de papel para registros das estimativas
  • Canetas ou lápis
  • Quadro branco e marcadores para discussões

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo