O Grande Show dos Números

Desenvolvida por: Aldile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Show de Talentos Numérico

A atividade O Grande Show dos Números tem como propósito incentivar a compreensão e a aplicação dos números em várias situações do cotidiano através de uma apresentação teatral. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e desafiados a criar cenas ou cenários criativos nos quais os números desempenham papéis essenciais, seja como indicadores de ordem, quantidade ou códigos. A ideia é fomentar a criatividade dos estudantes enquanto reforçam conceitos matemáticos que estão começando a explorar. Após as apresentações, a turma participará de uma discussão para refletir sobre as diferentes aplicações dos números e o significado do que foi apresentado.

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver a habilidade de usar números de maneira prática e reflexiva em situações cotidianas é fundamental para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao explorar os números por meio de uma apresentação teatral, as crianças podem visualizar e internalizar como os números se aplicam de uma maneira lúdica e significativa em suas vidas diárias. Essa abordagem permite que os alunos aprimorem suas habilidades de contagem e reconheçam o uso de números como códigos, além de reforçar a ordem numérica através da dramatização e da interação com seus colegas de classe.

  • Compreender o papel dos números em diferentes contextos.
  • Desenvolver a habilidade de contar de forma exata e aproximada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade enfoca a introdução prática aos conceitos de números, especialmente em sua função de ordem, quantidade e código. A dramatização possibilita que os alunos vivenciem os números de maneira concreta, ampliando seu entendimento e capacidade de aplicar esse conhecimento em situações reais. Além disso, a atividade promove a cooperação e troca de ideias entre os alunos, estimulando a discussão sobre diferentes formas de percepção e uso dos números no cotidiano.

  • Conceito de número como quantidade.
  • Utilização de números para identificar ordem.
  • Exploração de números como códigos.

Metodologia

A metodologia empregada para O Grande Show dos Números será centrada no aprendizado ativo e participativo. Ao permitir que os alunos se expressem por meio da criação e apresentação de uma cena teatral, a atividade valoriza a aprendizagem experiencial e colaborativa. Essa abordagem ajuda a solidificar o aprendizado, pois os alunos podem relacionar teorias abstratas a experiências práticas e relevantes para sua realidade.

  • Criação de cenas teatrais em grupo.
  • Discussão em sala sobre as cenas apresentadas.
  • Exploração de diferentes contextos numéricos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi planejado para uma duração total de 60 minutos, permitindo uma execução completa, desde a preparação até a apresentação e discussão. Com um tempo bem definido, os alunos poderão se engajar plenamente em cada etapa, garantindo que o aprendizado seja maximizado.

  • Preparação e ensaio dos grupos - 20 minutos
  • Apresentação das cenas - 30 minutos
  • Discussão e feedback - 10 minutos

Avaliação

A avaliação será baseada em observações feitas durante a atividade e uma revisão mais formal após sua conclusão. Os critérios de avaliação incluirão a participação e o engajamento do aluno em seu grupo, sua capacidade de colaborar e contribuir para a cena e a apresentação, bem como a compreensão demonstrada dos conceitos numéricos abordados. Exemplo: um aluno que ativamente participa e ajuda a criar uma cena onde os números são usados para ilustrar uma ordem precisa receberá uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade ajudarão a suportar a criação e apresentação das cenas teatrais. Incentiva-se o uso de materiais simples, que permitam aos alunos serem criativos e se concentrarem na expressão numérica. Ferramentas audiovisuais podem ser usadas para registrar as apresentações, oferecendo uma oportunidade para rever e discutir as cenas mais adiante.

  • Material de papelaria (papéis, canetas, etc.)
  • Objetos de cena simples (brinquedos, blocos numéricos)
  • Equipamento audiovisual (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo