O Jogo dos Pares

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e Quantidades

Esta atividade prática introduz o Jogo dos Pares, uma ferramenta lúdica e interativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que visa facilitar a aprendizagem e compreensão de números e suas respectivas quantidades. Utilizando cartas que representam números e imagens com quantidades até 20, os alunos, organizados em duplas, engajarão em um processo de aprendizado ativo. Cada rodada do jogo se dá com as cartas dispostas viradas para baixo sobre a mesa. Alternadamente, os alunos vão virando duas cartas por vez, procurando formar pares que correspondam um número à sua quantidade representativa. Este jogo está desenhado para estimular a contagem direta e a correspondência um a um, abordagens fundamentais para a compreensão matemática inicial. Promove, assim, não apenas o aprendizado de conceitos matemáticos, mas também habilidades sociais ao incentivar o trabalho em equipe e o respeito pelo turno do colega.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'O Jogo dos Pares' tem como objetivo primordial desenvolver a habilidade de contar de maneira exata ou aproximada, recorrendo a estratégias como o pareamento, o que é essencial para o entendimento de números e quantidades. Ao envolver os alunos em uma metodologia ativa de aprendizagem, espera-se que sejam capazes de estabelecer conexões lógicas entre números e suas representações quantitativas, solidificando a base para competências matemáticas mais complexas. Além de aprimorar habilidades cognitivas, a atividade fomenta interações sociais positivas, ensinando a importância de compartilhar, turnar-se e cooperar com o outro.

  • Desenvolver a habilidade de contar e realizar correspondência um a um.
  • Estimular o reconhecimento de números e suas respectivas quantidades.
  • Promover habilidades sociais através da interação em duplas.
  • Aplicar metodologias ativas de aprendizagem para o ensino de matemática.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar \tem mais\
  • tem menos\" ou \"tem a mesma quantidade\.

Conteúdo Programático

A integração dos conceitos de números e quantidades na prática pedagógica através de jogos educativos é uma estratégia eficaz para o desenvolvimento cognitivo dos alunos do 1º ano. 'O Jogo dos Pares' alinha-se ao currículo de matemática, engajando os alunos de forma ativa na sua própria aprendizagem. Esta abordagem lúdica e participativa incentiva a autonomia do aluno na exploração de conceitos matemáticos fundamentais, preparando-os para desafios mais complexos no futuro.

  • Contagem direta e correspondência um a um.
  • Reconhecimento de números até 20.
  • Compreensão do conceito de quantidade.
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento social.

Metodologia

A metodologia ativa selecionada para esta atividade estimula o aluno a ser o protagonista do seu processo de aprendizagem. 'O Jogo dos Pares' incorpora estratégias de ensino centradas no estudante, onde a resolução de problemas e o pensamento crítico são enfatizados. Através do jogo, os alunos interagem, compartilham suas ideias e refletem sobre suas estratégias, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.

  • Jogo educativo como estratégia de aprendizagem ativa.
  • Atividades em duplas para promoção da aprendizagem colaborativa.
  • Uso de material concreto (cartas) para facilitar a compreensão de conceitos abstratos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 180 minutos. Este tempo é alocado para introdução das regras do jogo, formação das duplas, realização das rodadas de jogo, e um momento final para reflexões e discussões sobre o que foi aprendido.

  • Aula 1 da atividade: Apresentação do jogo, jogando em duplas, reflexão e discussão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação e engajamento durante a atividade. Observando como aplicam as estratégias de contagem e correspondência, além de como interagem com seus pares. Questões reflexivas serão propostas ao final para que expressarem o que aprenderam. Exemplos de avaliação incluem: discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas, comparação entre diferentes estratégias adotadas pelas duplas, e autoavaliação sobre o aprendizado durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de cartas numeradas e outro conjunto com imagens representando quantidades até 20. Um espaço adequado para acomodar as duplas de alunos é essencial para proporcionar um ambiente de aprendizado confortável e interativo.

  • Conjunto de cartas numeradas de 1 a 20.
  • Conjunto de cartas com imagens representando quantidades correspondentes.
  • Mesas ou espaços adequados para as duplas jogarem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo