O Mercadinho da Matemática

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Compreensão e comparação de quantidades

Nesta atividade inovadora chamada 'O Mercadinho da Matemática', o ambiente da sala de aula será cuidadosamente transformado para simular um pequeno mercado, completo com 'prateleiras' configuradas nas mesas de aula. Cada uma dessas 'prateleiras' terá objetos variados, cada um acompanhado de um cartão indicando sua quantidade. Os alunos, trabalhando em duplas, serão imersos em uma dinâmica de compras, selecionando objetos e comparando suas quantidades. Eles terão que tomar decisões informadas, escolhendo objetos baseados em critérios de 'mais', 'menos' ou 'igual quantidade'. Após completarem suas 'compras', haverá uma Roda de Debate onde cada par terá a chance de apresentar e discutir suas escolhas e os métodos de comparação utilizados. Este exercício se destina a aprofundar a compreensão dos alunos sobre quantidades, estimativas e a habilidade crítica de comparar números e quantidades em situações práticas do cotidiano, além de fomentar um ambiente de discussão e argumentação matemática entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é permitir que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental desenvolvam habilidades fundamentais relacionadas à compreensão de números e quantidades e à capacidade de compará-los eficazmente em contextos práticos. Especificamente, visa incentivar o uso de números naturais como indicadores de quantidade ou ordem em situações cotidianas, promover a capacidade de contagem exata ou aproximada, e fomentar a competência em estimar e comparar quantidades de objetos em conjuntos distintos. Desta forma, busca-se um aprofundamento conceitual através de uma metodologia ativa, engajando os alunos em um processo de aprendizagem significativa e contextualizada.

  • Reconhecer o uso de números naturais em contextos variados
  • Desenvolver habilidades de contagem e agrupamento de objetos
  • Estimar e comparar quantidades de objetos de maneira prática
  • Aplicar conceitos matemáticos em situações reais do cotidiano
  • Fomentar o diálogo e a argumentação matemática entre pares

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Conteúdo Programático

Este plano de aula centra-se em conceitos básicos de quantidades, métodos de contagem, e na comparação de conjuntos, alinhando com habilidades fundamentais em matemática inicial. Ao envolver os alunos em atividades práticas de estimação e comparação, enquanto estimula a discussão e o raciocínio crítico, fomentamos uma compreensão intuitiva e significativa dos números e suas aplicações no mundo real.

  • Conceitos de mais, menos e igual
  • Estratégias de contagem e agrupamento de objetos
  • Estimação de quantidades
  • Comparação de conjuntos de objetos
  • Diálogo e argumentação matemática

Metodologia

Esta atividade será realizada através de uma abordagem prática, transformando a sala de aula em um ambiente de 'mercado', onde os alunos, em duplas, selecionam e comparam objetos. Após, na Roda de Debate, essas duplas terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas e estratégias, promovendo um rico debate. Através desta metodologia ativa, os alunos são colocados no centro do processo de aprendizagem, incentivando a interação, a discussão e o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e matemático.

  • Preparação do ambiente de mercado
  • Atividade prática de seleção e comparação de objetos
  • Organização e participação na Roda de Debate
  • Discussão em grupo e compartilhamento de estratégias

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos, sendo a primeira focada na exploração do 'mercadinho' e seleção de objetos, e a segunda dedicada à Roda de Debate e discussões em grupo sobre as estratégias utilizadas e o aprendizado obtido.

  • Aula 1: Exploração do mercadinho e seleção de objetos (60 minutos)
  • Aula 2: Roda de Debate e discussão em grupo (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será feita de forma formativa, observando a participação ativa dos alunos durante a atividade de mercado e a Roda de Debate. Será considerada a capacidade de argumentação, a habilidade de comparar quantidades e a utilização de estratégias de estimativa e contagem. Feedbacks personalizados serão oferecidos, visando incentivar o desenvolvimento contínuo dos alunos neste campo.

Materiais e ferramentas:

Para viabilizar a atividade, serão necessários objetos de diferentes tipos e quantidades para serem 'vendidos' no mercadinho, cartões para indicar as quantidades desses objetos, mesas para simular prateleiras de mercadinho, além de esp... resources_items: [ Objetos variados para o mercadinho

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo