Pintando com Formas

Desenvolvida por: Gleise… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Figuras Geométricas Planas

A atividade 'Pintando com Formas' é uma proposta interativa e lúdica voltada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que visa a exploração das formas geométricas planas - círculos, quadrados, retângulos e triângulos. Por meio dessa atividade, as crianças receberão folhas com diversos contornos dessas formas organizadas criativamente. Sua missão será utilizar a imaginação para colorir e criar desenhos a partir desses contornos. Após a realização dos desenhos, cada aluno terá a oportunidade de apresentar sua criação ao grupo, discutindo quais formas utilizou e como as combinou para dar vida ao seu desenho. Esta atividade é estruturada para que os alunos possam não apenas identificar e nomear as figuras planas em diferentes disposições mas também para que explorem a criatividade e o pensamento crítico enquanto estabelecem conexões entre as formas e os objetos que conhecem. A metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Jogos - será empregada para proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico e engajador, permitindo que os alunos aprendam brincando.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fazer com que os estudantes identifiquem, nomeiem e utilizem as formas geométricas planas em uma atividade prática e criativa, estimulando, assim, não apenas o conhecimento matemático mas também a imaginação e habilidades artísticas. Pretende-se, adicionalmente, reforçar a habilidade de comunicação oral dos alunos através da apresentação de seus trabalhos, incentivando a verbalização do processo criativo e a utilização correta dos nomes das formas geométricas. Esta abordagem promove um aprendizado mais significativo e integrado, desenvolvendo competências essenciais de forma holística.

  • Identificar as formas geométricas planas em diferentes configurações.
  • Utilizar a imaginação para criar desenhos a partir de contornos pré-definidos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação ao apresentar os desenhos criados.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico na resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA06: Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
  • EF01MA13: Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
  • EF01MA14: Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a identificação, nomeação e utilização de formas geométricas planas, englobando uma abordagem que integra tanto a percepção visual quanto a criatividade e expressão. A atividade está desenhada para explorar conceitos matemáticos básicos de uma maneira lúdica e interativa, incentivando os alunos a desenvolverem seu raciocínio lógico e sua capacidade de observação.

  • Identificação de figuras geométricas planas.
  • Criação de desenhos a partir de contornos geométricos.
  • Apresentação e discussão dos desenhos criados.
  • Relacionamento das formas geométricas com objetos do cotidiano.

Metodologia

A metodologia adotada, Aprendizagem Baseada em Jogos, visa promover um ambiente de aprendizado ativo e participativo. Será estimulada a exploração individual e coletiva das formas geométricas através de desenhos e criatividade, complementada por momentos de compartilhamento e reflexão em grupo. Esta abordagem facilita o envolvimento e motivação dos alunos, tornando o aprendizado mais efetivo e prazeroso.

  • Distribuição de folhas com contornos de formas geométricas para colorir e decorar.
  • Estímulo à imaginação para transformar os contornos em desenhos criativos.
  • Apresentações individuais das criações, com descrições das formas utilizadas.
  • Discussão coletiva sobre os diferentes usos das formas geométricas nos desenhos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, divididas entre a exploração e criação dos desenhos e a sua apresentação e discussão.

  • Aula 1: Exploração das formas e criação dos desenhos.
  • Aula 2: Apresentação e discussão dos desenhos.

Avaliação

A avaliação da atividade será processual e formativa, levando em consideração a participação ativa dos alunos na criação e discussão dos desenhos. Será avaliada a capacidade de identificar e utilizar as formas geométricas na criação dos desenhos, bem como a habilidade de comunicação durante a apresentação dos mesmos. A criatividade, engajamento e colaboração durante a atividade também serão critérios importantes. Esta abordagem permite uma avaliação holística do desenvolvimento das competências trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários papéis com contornos de formas geométricas impressas, lápis de cor ou giz de cera, e espaço adequado para que as crianças possam trabalhar individualmente e em grupo. A simplicidade dos recursos visa facilitar o foco no processo criativo e na aprendizagem.

  • Folhas com contornos de formas geométricas
  • Lápis de cor ou giz de cera
  • Quadro negro ou digital para apresentações
  • Espaço de sala de aula adaptado para atividade em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo