Piquenique dos Números

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e operações

O Piquenique dos Números é uma atividade lúdica e interativa desenvolvida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nessa atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar conceitos matemáticos básicos de adição e subtração de uma maneira divertida e tangível. Utilizando massinha de modelar, os alunos criarão frutas e outros alimentos, que serão usados como ferramentas para resolver problemas matemáticos propostos pelo professor. A atividade começará com um breve momento de explicação sobre como modelar os alimentos utilizando a massinha. Após essa fase, o professor apresentará problemas matemáticos variados, tais como 'Se colocarmos 2 maçãs no cesto e juntarmos mais 3, quantas maçãs temos agora?' ou 'Se tivermos 5 bananas e alguém pegar 2, quantas sobram?'. Para resolver cada problema, os alunos deverão usar os alimentos de massinha que criaram, promovendo não só o desenvolvimento das habilidades matemáticas, mas também estimulando a imaginação, a criatividade e a coordenação motora. Esta abordagem prática visa tornar o aprendizado da matemática mais atrativo e significativo para os alunos, encorajando a participação ativa e a exploração de conceitos matemáticos de forma concreta.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central da atividade Piquenique dos Números é facilitar a compreensão e o domínio dos primeiros conceitos de adição e subtração pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Por meio de uma atividade mão na massa, busca-se permitir que os estudantes explorem esses conceitos matemáticos fundamentais de uma maneira concreta, utilizando objetos que eles mesmos criaram para visualizar e solucionar problemas matemáticos. Além de trabalhar as operações matemáticas básicas, a atividade visa desenvolver habilidades motoras finas, a imaginação, a criatividade e a capacidade de seguir instruções. Também se pretende fomentar a capacidade de trabalhar em equipe e a habilidade de resolver problemas, competências essas transversais e fundamentais para o desenvolvimento integral do estudante.

  • Familiarizar o aluno com os conceitos básicos de adição e subtração.
  • Desenvolver a coordenação motora fina por meio da modelagem de objetos com massinha.
  • Estimular a imaginação e criatividade ao criar alimentos de massinha.
  • Promover a capacidade de resolver problemas matemáticos de forma prática.
  • Incentivar a participação ativa e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA08: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade Piquenique dos Números é desenvolvido para abordar os conceitos iniciais de adição e subtração de maneira prática e significativa. A utilização de massinha para criar representações concretas de elementos utilizados nos problemas matemáticos permite que os alunos explorem esses conceitos fundamentais de forma lúdica, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades motoras e criativas. A escolha deste conteúdo visa aproveitar a curiosidade natural dos alunos e sua predisposição para a brincadeira como veículo para o aprendizado, promovendo uma melhor assimilação dos conceitos matemáticos básicos.

  • Conceitos básicos de adição e subtração.
  • Modelagem de objetos com massinha como ferramenta de aprendizado.
  • Resolução de problemas matemáticos simples utilizando objetos concretos.
  • Desenvolvimento de habilidades motoras finas.
  • Promoção da criatividade e da capacidade de trabalho em equipe.

Metodologia

A metodologia ativa será o pilar da atividade Piquenique dos Números, permitindo que os alunos tomem um papel central em seu próprio processo de aprendizado. Iniciando com uma breve introdução teórica, a maior parte da aula será dedicada à atividade prática, onde os alunos serão encorajados a exploração e a experimentação. Por meio da criação de alimentos com massinha e a solução de problemas matemáticos propostos, os alunos poderão visualizar e manipular os conceitos de adição e subtração, tornando o processo de aprendizado mais engajador e eficaz. A colaboração entre os alunos será incentivada, promovendo a troca de ideias e o trabalho em equipe.

  • Introdução teórica aos conceitos básicos de matemática.
  • Modelagem de alimentos de massinha como ferramenta didática.
  • Resolução de problemas de adição e subtração com objetos modelados.
  • Discussão em grupo para estimular o raciocínio coletivo e o trabalho em equipe.
  • Revisão coletiva das soluções encontradas pelos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 50 minutos, dividida em momentos distintos para garantir a assimilação do conteúdo pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

  • Introdução aos conceitos de adição e subtração - 10 minutos
  • Modelagem de alimentos com massinha - 20 minutos
  • Resolução de problemas matemáticos utilizando os modelos criados - 15 minutos
  • Discussão em grupo das soluções e revisão coletiva - 5 minutos

Avaliação

A avaliação da atividade Piquenique dos Números será realizada por meio da observação direta do professor durante a atividade prática. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de compreender e aplicar os conceitos de adição e subtração na resolução dos problemas propostos, bem como na qualidade e criatividade dos modelos de massinha criados. A participação ativa, o trabalho em equipe e o raciocínio lógico aplicado na resolução dos problemas também serão critérios de avaliação. Importante ressaltar que o objetivo principal é o processo de aprendizado e não apenas o resultado final, sendo valorizado o esforço e a participação de todos os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade Piquenique dos Números será fundamental dispor de massinhas de modelar de diversas cores. Além disso, as mesas e cadeiras dispostas de maneira que os alunos possam trabalhar em pequenos grupos são essenciais para facilitar a interação e o trabalho colaborativo. Materiais adicionais como cestinhas ou pratinhos de papelão podem ser utilizados para simular o cenário de um piquenique, tornando a atividade ainda mais lúdica e envolvente para os alunos.

  • Massinhas de modelar de diversas cores
  • Mesas e cadeiras dispostas para trabalho em grupo
  • Cestinhas ou pratinhos de papelão para simulação de piquenique
  • Quadro branco ou cartolina para registro das resoluções dos problemas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo