Safari dos Números

Desenvolvida por: Alex N… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Comparação e estimativa de quantidades

Nesta atividade intitulada 'Safari dos Números', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades matemáticas básicas por meio de uma experiência prática e lúdica. A sala de aula será transformada em um 'safari', onde diferentes animais de brinquedo estarão escondidos. As crianças serão incentivadas a explorar a sala, 'caçando' os animais com seus olhos curiosos. Cada aluno deverá contar quantos animais de cada espécie consegue encontrar e registrar esse número em uma folha de papel, utilizando desenhos e numerais. Este exercício estimulará sua capacidade de contar, comparar, estimar e discutir quantidades. Ao final da atividade, os alunos discutirão suas descobertas em um bate-papo em grupo, promovendo a comparação de quem encontrou mais ou menos de cada espécie e como isso pode ser representado numericamente. Essa atividade reforça a compreensão numérica inicial e incentiva a socialização e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem dessa atividade é desenvolver nas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental a habilidade de contar, estimar e comparar quantidades de forma divertida e engajante. Utilizando o contexto do 'safari', espera-se que os alunos ampliem sua compreensão sobre números e quantidades em um ambiente que seja tanto educativo quanto divertido. A prática de registrar os achados reforça o processo de escrita dos numerais e a associação com quantidades reais, estimulando a autonomia e a observação crítica.

  • Desenvolver a habilidade de contar objetos.
  • Estimular a comparação de quantidades.
  • Registrar quantidades por meio de números e desenhos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar 'tem mais', 'tem menos' ou 'tem a mesma quantidade'.
  • EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
  • EF01MA08: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se nas habilidades de contagem, estimativa e comparação numérica dentro de um ambiente de aprendizagem lúdico. Com foco na estimulação do pensamento crítico e da autoexpressão através do compartilhamento de descobertas, a atividade busca expandir o entendimento das crianças sobre quantidades e sua representação numérica, além de promover interações sociais positivas.

  • Contagem de objetos.
  • Estimativa de quantidades.
  • Comparação e representação de números e quantidades.

Metodologia

A metodologia adota uma abordagem ativa e envolvente, transformando a sala de aula em um ambiente de 'safari' que desperta a curiosidade natural das crianças. Por meio de atividades práticas de exploração, contagem e registro, os alunos são incentivados a interagir com os materiais de forma direta, promovendo a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades sociais por meio de discussões em grupo.

  • Exploração e contagem de objetos (animais).
  • Registro gráfico e numérico das quantidades encontradas.
  • Discussão em grupo sobre descobertas e comparações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma carga horária total de 1 hora, garantindo que os alunos possam explorar, registrar e discutir suas descobertas em um tempo adequado. A aula de 60 minutos é estruturada de forma a maximizar o engajamento, permitindo tempo suficiente para cada etapa da atividade.

  • Aula de 60 minutos: Exploração dos animais na sala, contagem, registro e discussão final.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação e envolvimento dos alunos durante a atividade. Serão considerados critérios como a habilidade de contar e registrar as quantidades corretamente, a capacidade de comparação de números e a contribuição para a discussão em grupo. Exemplos incluem verificar se as crianças conseguem associar corretamente cada animal a um numeral adequado e se participam ativamente no compartilhamento de suas descobertas e comparações durante a discussão coletiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram selecionados para proporcionar uma experiência educativa envolvente, garantido que os alunos possam participar de uma forma prática e significativa. A variedade de materiais visa apoiar o aprendizado por meio da exploração direta e do registro visual das descobertas.

  • Brinquedos de animais diversos.
  • Folhas de papel para registro.
  • Lápis de cor para desenhos e registros numéricos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo