Nesta atividade, o ambiente da sala de aula será transformado em um supermercado imaginário, onde os produtos expostos para venda terão preços e quantidades associadas, bem como um código único de identificação. Os alunos, organizados em grupos, terão a oportunidade de simular o ato de fazer compras, utilizando dinheiro fictício fornecido pelo professor. Durante o processo, serão encorajados a praticar habilidades matemáticas como a contagem, a identificação e compreensão de números na forma de preços e códigos, além da realização de operações aritméticas simples. Esta atividade visa não apenas o desenvolvimento de habilidades matemáticas, mas também a promoção do trabalho em equipe, habilidades sociais, e a compreensão do valor do dinheiro e do processo de compra, tornando a aprendizagem significativa e prática. O uso da metodologia ativa permite que os alunos sejam os protagonistas de seu processo de aprendizado, explorando e interagindo ativamente com o material e com seus colegas, promovendo assim uma experiência de aprendizagem dinâmica e engajadora.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma aplicação prática dos conceitos matemáticos de contagem, identificação e compreensão de números enquanto preços e códigos, bem como a execução de operações aritméticas básicas, em um contexto significativo e lúdico. Ao simular um ambiente de supermercado na sala de aula, busca-se também desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação e tomada de decisões, e habilidades de vida, como compreender o valor do dinheiro e as noções básicas do processo de compra. Através desta abordagem prática e interativa, espera-se que os alunos sejam capazes de relacionar os conceitos matemáticos estudados com situações da vida real, fortalecendo assim o seu entendimento e interesse pela matéria.
A atividade está alinhada ao conteúdo programático de Matemática para o 1º ano do Ensino Fundamental, focando especialmente na utilização de números naturais em situações cotidianas e na interpretação de números como indicadores de quantidade, ordem e códigos de identificação. Além disso, a atividade se conecta com os conteúdos relacionados à operações aritméticas simples (adição e subtração), proporcionando uma experiência concreta e significativa para a aplicação desses conceitos. A integração de habilidades sociais e de vida no processo de aprendizagem matemática também está contemplada, destacando a importância de competências como trabalho em equipe, comunicação eficaz e compreensão do processo econômico básico de compra e venda.
A metodologia ativa será empregada para transformar os alunos em agentes ativos de seu processo de aprendizagem. Será criado um ambiente que simule um supermercado na sala de aula, com produtos etiquetados com preços e códigos. Os alunos, divididos em grupos, atuarão tanto como compradores quanto como vendedores, praticando transações comerciais com dinheiro fictício. Esta abordagem hands-on permite que os alunos explorem e compreendam conceitos matemáticos de forma prática, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades sociais por meio da interação com seus colegas. Discussões guiadas e reflexões grupais ao final da atividade irão facilitar a consolidação do aprendizado.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do conceito e preparação do ambiente de supermercado com os alunos. Na segunda aula, ocorrerão as simulações de compra e venda, seguidas de uma discussão guiada sobre a experiência e a aprendizagem alcançada.
A avaliação da atividade será baseada em critérios como participação ativa, colaboração em equipe, habilidade para realizar contagens e operações aritméticas simples durante as simulações de compra, e na capacidade de reflexão e comunicação durante as discussões grupais. Será considerado também o engajamento dos alunos nas diferentes fases da atividade, desde a preparação do supermercado até a conclusão das compras. Exemplos de avaliação incluem a correta identificação e uso de números em transações, compreensão dos conceitos de adição e subtração no contexto das compras, e a habilidade de trabalhar eficientemente em equipe. Feedback construtivo será fornecido para encorajar a continuidade do desenvolvimento das habilidades abordadas.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais como etiquetas para preços e códigos, dinheiro fictício, produtos reais ou imagens representativas, cestas ou carrinhos de compras improvisados, e quadros ou cartazes para anotações e cálculos. A preparação do ambiente de supermercado envolverá a colaboração dos alunos, promovendo um sentido de propriedade e engajamento na atividade desde seu início.
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