Turma dos Contadores de Histórias

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Contagem e Narrativa

Nesta atividade pedagógica, designada 'Turma dos Contadores de Histórias', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito de contagem de números naturais até 100, integrado ao desenvolvimento de habilidades narrativas. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes trabalharão em grupo para criar histórias que envolvam a contagem de objetos. Esta abordagem não só incentiva a prática da contagem e representação numérica de maneira significativa, como também promove habilidades importantes de trabalho em equipe e desenvolvimento verbal. Após criar as histórias, cada grupo apresentará para a classe, usando recursos disponíveis na sala, como objetos e desenhos, para ilustrar quantitativamente os elementos narrativos. Esta atividade é uma oportunidade rica e divertida que alinha a matemática ao cotidiano dos alunos, mostrando a aplicabilidade da contagem em variados contextos e reforçando a noção de quantidade e registros simbólicos de forma engajadora.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é promover o entendimento e aplicação prática de números naturais para representação de quantidade e ordem, estimulando também o desenvolvimento de competências essenciais como a comunicação, colaboração e pensamento crítico. Os alunos irão aprimorar suas habilidades de contagem através de estratégias variadas, incluindo pareamento e agrupamentos, além de serem desafiados a expressar essas quantidades de maneira simbólica e verbal. O exercício proposto visa não só a competência matemática, mas também fomentar a criatividade, a expressão oral e a capacidade de trabalhar coletivamente.

  • Promover a contagem de objetos até 100 de maneira lúdica e significativa.
  • Estimular a habilidade de trabalhar em equipe e desenvolver comunicação efetiva.
  • Desenvolver a capacidade de representação numérica e simbólica.
  • Incentivar o uso da matemática em contextos narrativos e cotidianos.
  • Reforçar a compreensão de números naturais como indicadores de quantidade.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está orientado a abordar temas fundamentais de matemática no 1º ano do Ensino Fundamental, com foco na contagem e na representação numérica de objetos. Além disso, incorpora habilidades de linguagem, como a narrativa e a expressão verbal, integrando matemática e língua portuguesa de forma interdisciplinar. Os alunos serão estimulados a pensar criativamente, tanto numericamente quanto narrativamente, explorando o mundo dos números dentro de histórias que eles mesmos criarão.

  • Contagem de 1 a 100.
  • Representação numérica e simbólica de quantidades.
  • Desenvolvimento de narrativas coletivas.
  • Trabalho em equipe.
  • Expressão verbal e uso de recursos visuais.

Metodologia

A atividade será guiada pela Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a se engajarem na construção de conhecimento de forma ativa. Grupos serão formados para estimular a colaboração. Durante a criação das histórias, serão utilizadas metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos tangibilizarão suas contagens através de objetos, e 'Roda de Debate', para discutir e decidir os elementos da história. A 'Aprendizagem Baseada em Jogos' também será incorporada para tornar a contagem mais interativa e divertida.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao objetivo da atividade e formarão os grupos. Iniciarão a criação das histórias, com foco na contagem e representação dos números. A segunda aula será dedicada à finalização das histórias e às apresentações para a turma, com uso de recursos visuais para reforçar a contagem e a representação numérica.

  • Aula 1: Introdução e início da criação das histórias
  • Aula 2: Finalização das histórias e apresentações

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, qualidade das narrativas criadas, correto uso da contagem e representação numérica nas histórias, além da habilidade de trabalhar em equipe e expressar suas ideias claramente durante as apresentações. Será dada atenção especial à criatividade das histórias e à maneira como os números são integrados nas narrativas. Feedback construtivo será fornecido para estimular a reflexão e o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais como contas, blocos de construção, desenhos e outros objetos pequenos para a contagem. Além disso, lousa, giz, papel, lápis e materiais de colorir serão usados para o desenvolvimento e apresentação das histórias. O recurso mais valioso, no entanto, é o engajamento e a imaginação dos alunos, fundamentais para o sucesso da atividade.

  • Contas, blocos e objetos pequenos para contagem
  • Lousa e giz
  • Papel, lápis e materiais de colorir
  • Espaço na sala para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo