Aventura dos Líquidos Mágicos

Desenvolvida por: Jancié… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Medidas de capacidade

A atividade 'Aventura dos Líquidos Mágicos' propõe um desafio envolvente e educativo para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Nessa experiência prática, divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão garrafas de diferentes tamanhos e copos medidores a fim de explorar conceitos de capacidade e medidas não padronizadas. Usando líquidos coloridos, criados a partir de água com corante alimentício, será proposto o desafio de estimar quantos copos são necessários para encher cada garrafa. Após realizar as estimativas, os alunos irão proceder com as medições usando o copo medidor, comparando o resultado com suas estimativas iniciais. Este exercício não apenas permite trabalhar diretamente com conceitos matemáticos como capacidade, estimativas e medidas, mas também fomenta habilidades sociais através do trabalho em equipe, incentivando a cooperação entre os alunos e estimulando o raciocínio lógico e crítico de forma lúdica e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Aventura dos Líquidos Mágicos' é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e compreender conceitos fundamentais da matemática, como a capacidade e as medidas não padronizadas, de um modo prático e significativo. Busca-se estimular o raciocínio lógico e matemático dos estudantes através da estimativa e medição, desenvolvendo assim sua capacidade de realizar suposições educadas e verificar suas hipóteses de maneira empírica. Promove, outrossim, a importância da cooperação e do trabalho em equipe, pois as tarefas serão realizadas em grupos, onde a comunicação e o compartilhamento de ideias serão essenciais para o sucesso da atividade. Adicionalmente, espera-se que, ao interagir com os líquidos coloridos e realizar medições práticas, os alunos desenvolvam uma conexão mais profunda e um interesse maior pelos conceitos matemáticos abordados.

  • Explorar conceitos de capacidade e medida utilizando unidades não padronizadas.
  • Desenvolver habilidades de estimativa e comparação através de atividades práticas.
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Estimular o raciocínio lógico e crítico por meio da resolução de problemas reais.
  • Criar uma experiência de aprendizado divertida e interativa que engaje os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA17: Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).

Conteúdo Programático

Este plano de aula, alinhado à BNCC, enfatiza a aplicação de conceitos matemáticos relacionados à capacidade e medidas através de uma abordagem prática, interativa e lúdica. O conteúdo programático é desenhado para fazer com que os estudantes compreendam a importância da matemática no cotidiano, aplicando conceitos de estimativa e medição em situações práticas. A atividade promove a exploração de capacidades de diferentes recipientes e a comparação de suas capacidades por meio de medidas não padronizadas, o que contribui para a construção de uma base sólida em matemática e prepara os alunos para conceitos matemáticos mais avançados.

  • Conceitos de capacidade e volume
  • Medidas não padronizadas
  • Estimativa e comparação
  • Uso do copo medidor
  • Trabalho em equipe e cooperação

Metodologia

A metodologia aplicada na 'Aventura dos Líquidos Mágicos' é centrada no aluno, usando técnicas de Aprendizagem Baseada em Jogos, Atividades Mão-na-massa e Rodas de Debate. Essas abordagens pedagógicas visam criar um ambiente de aprendizagem dinâmico onde os alunos tenham a oportunidade de explorar conceitos matemáticos através da experimentação prática, discutir suas estratégias e resultados com seus pares e refletir sobre suas experiências de aprendizagem. Essa combinação de atividades práticas com momentos de reflexão e debate promove uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados e estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 50 minutos cada, totalizando 4 horas. Inicialmente, haverá uma introdução ao tema e organização dos grupos. Na sequência, os alunos realizarão a atividade prática seguida de uma roda de debate para compartilhar descobertas e discutir resultados. A conclusão envolverá uma reflexão coletiva sobre os conceitos aprendidos e a aplicabilidade no cotidiano.

  • Aula 1: Introdução ao tema e organização dos grupos
  • Aula 2: Realização das estimativas
  • Aula 3: Atividade prática de medição
  • Aula 4: Roda de debate e reflexão sobre o aprendizado

Avaliação

A avaliação da 'Aventura dos Líquidos Mágicos' será contínua e formativa, baseando-se na observação direta dos alunos durante a realização da atividade, em como realizam as estimativas, cooperam dentro dos grupos, participam ativamente das medições e contribuem para as discussões em roda. Será dado destaque não apenas às respostas corretas ou aos resultados obtidos, mas também ao processo de raciocínio, à habilidade de trabalhar em equipe e à capacidade de reflexão crítica sobre os conceitos explorados. Exemplos de bom desempenho podem incluir a precisão das estimativas, a eficácia na medição, a qualidade da participação nas discussões e o entendimento demonstrado na reflexão final. Será incentivada a autoavaliação, com os alunos refletindo sobre sua participação e aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da 'Aventura dos Líquidos Mágicos', serão necessários diversos materiais acessíveis, como garrafas de diferentes tamanhos, copos medidores e água com corante alimentício para criar os líquidos coloridos. Esses recursos não apenas facilitam a realização da atividade prática, mas também tornam a experiência de aprendizado mais atraente e colorida, aumentando o engajamento dos alunos. Além dos materiais, será empregado o uso de áreas comuns da escola como espaço para a realização das atividades em grupo, proporcionando um ambiente dinâmico e flexível para a aprendizagem.

  • Garrafas de diferentes tamanhos
  • Copos medidores
  • Água
  • Corante alimentício de diversas cores
  • Espaço adequado para a atividade em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo