Brincando no Mercado Maluco

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Compras fictícias

A atividade 'Brincando no Mercado Maluco' transforma a sala de aula em um ambiente de mercado, onde os alunos têm a oportunidade de participar de simulações de compra e venda. Cada aluno receberá cédulas e moedas fictícias para 'comprar' itens como frutas e brinquedos dispostos em diversas 'bancas'. Esta experiência didática permitirá que os estudantes pratiquem comparações de preços e quantidades, além de estimar valores de forma lúdica. Eles deverão avaliar as melhores ofertas, decidir entre alternativas mais econômicas ou decididamente mais caras e calcular diferenças. O objetivo central dessa atividade é promover o entendimento de comparações numéricas através de experiências práticas que refletem situações cotidianas, estimulando o raciocínio matemático de forma envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

Através dessa atividade, objetivamos aprimorar a capacidade dos alunos de realizar comparações numéricas em contextos aplicáveis ao dia a dia. Eles irão desenvolver habilidades de estimativa e cálculo mental ao determinar quais produtos são mais vantajosos e a razão disso. Além disso, buscamos incentivar a familiaridade com o uso de dinheiro no cotidiano, promovendo o raciocínio lógico e a tomada de decisão informada.

  • Realizar comparações de preços de forma lúdica.
  • Efetuar cálculos estimativos para decidir compras mais vantajosas.
  • Entender conceitos de adição e subtração no contexto de compras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA03: Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
  • EF02MA05: Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Conteúdo Programático

No contexto do conteúdo programático, esta atividade visa proporcionar aos alunos oportunidades práticas de interação e manipulação de números, equipando-os com habilidades essenciais para o cotidiano. O enfoque em adição e subtração, combinado com a manipulação de dinheiro, fornece uma base robusta para a matemática aplicada.

  • Identificação e comparação de quantidades.
  • Noções de adição e subtração.
  • Utilização de dinheiro como ferramenta matemática.

Metodologia

A atividade é centrada em metodologias ativas, onde os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem. A simulação de um mercado facilita o entendimento de conceitos abstratos através de uma experiência tangível e envolvente. Este método de ensino é eficaz para desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas, pois os alunos vivenciam situações práticas que estimulam o engajamento e o interesse.

  • Aprendizagem baseada em atividades práticas.
  • Engajamento através de simulação de mercado.
  • Incentivo à colaboração e troca de ideias entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para maximizar o engajamento e a assimilação dos conteúdos. Em uma aula de 60 minutos, os alunos vivenciam todas as etapas do processo, desde o planejamento da compra até a reflexão sobre as decisões tomadas, garantindo uma compreensão aprofundada dos conceitos matemáticos abordados.

  • Aula 1: Introdução à atividade, simulação de compras, discussão e conclusão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua habilidade de comparar preços e quantidades e fazer escolhas informadas durante a atividade. Serão observados o processo de tomada de decisão e a aplicação de estratégias matemáticas. Critérios específicos incluem a capacidade de justificar escolhas feitas no 'mercado', realizar cálculos corretos, e a participação ativa na dinâmica. Exemplos de avaliação podem incluir questionamentos sobre por que determinado item foi escolhido em detrimento de outro e como o aluno chegou à conclusão sobre qual oferta era mais vantajosa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são fundamentais para sua execução, proporcionando aos alunos um aprendizado eficiente e envolvente. Cada item foi selecionado para auxiliar na criação de um ambiente de mercado realista, onde os alunos podem explorar e praticar conceitos matemáticos de maneira tangível.

  • Cédulas e moedas fictícias.
  • Itens de mercado simulados (frutas, brinquedos).
  • Etiquetas de preço.
  • Tabelas e gráficos de comparação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo