Caça ao Açaí Delicioso

Desenvolvida por: Caio L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Consumo de Açaí

A atividade 'Caça ao Açaí Delicioso' tem como propósito principal desenvolver nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a capacidade de realizar pesquisas simples, utilizando variáveis categóricas. A abordagem prática e contextualizada sobre o consumo de açaí visa tornar o aprendizado significativo, relacionando conceitos matemáticos ao dia a dia dos estudantes. Durante a atividade, os alunos investigarão os hábitos de consumo de açaí de familiares ou colegas, coletando dados sobre frequência, modo de consumo e horário de preferência. Esses dados serão representados em listas e tabelas, promovendo o desenvolvimento de habilidades analíticas e organizacionais. Posteriormente, os estudantes transformarão essas informações em gráficos de colunas simples, o que reforça conceitos de estatística e representação visual de dados. Ao concluir, cada estudante apresentará suas descobertas à turma, o que fomentará a comunicação oral e a confiança para se expressar em público. A interação com dados concretos visa não apenas concretizar o entendimento matemático, mas também despertar a curiosidade e o engajamento dos estudantes em pesquisas do cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Durante a atividade, o objetivo é promover a compreensão de conceitos básicos de estatística e introduzir práticas de coleta e organização de dados. Através da investigação sobre o consumo de açaí, os alunos desenvolverão a habilidade de categorizar e representar informações visualmente, além de aprimorar a capacidade de análise e síntese de dados. Essa abordagem prática possibilita que os estudantes vejam a matemática como uma ferramenta útil e aplicável em diversas situações cotidianas.

  • Coletar dados com base em critérios estabelecidos.
  • Organizar dados em listas e tabelas.
  • Criar e interpretar gráficos de colunas simples.
  • Apresentar oralmente as conclusões da pesquisa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA23: Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará no desenvolvimento das capacidades de coleta, organização e interpretação de dados, enfatizando o uso em contextos do cotidiano. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de variáveis categóricas e aprenderão a representar graficamente informações a partir dos dados coletados. Além disso, será incentivada a apresentação oral como uma forma de comunicação dos resultados, promovendo a confiança e a clareza na expressão das ideias.

  • Identificação de variáveis categóricas.
  • Coleta de dados sobre consumo alimentar.
  • Organização de informações em tabelas.
  • Construção de gráficos de colunas.
  • Apresentação de resultados de forma clara e objetiva.

Metodologia

A metodologia aplicada enfatizará a aprendizagem ativa e colaborativa, onde os alunos serão encorajados a participar de maneira engajada e ativa durante todo o processo. Inicialmente, a atuação em pequenos grupos promoverá a troca de ideias e a colaboração entre colegas. A pesquisa de campo permitirá um contato direto com as fontes de informação, tornando o aprendizado concreto e significativo. A organização dos dados coletados e sua posterior representação gráfica serão realizadas de forma guiada pelo professor, mas com autonomia crescente dos estudantes.

  • Trabalho em grupos para discussão e planejamento da pesquisa.
  • Pesquisa direta com familiares ou colegas.
  • Orientação na transcrição e organização dos dados em tabelas.
  • Elaboração assistida de gráficos de colunas simples.
  • Apresentações orais individuais dos resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado de maneira a permitir que cada fase seja desenvolvida de forma progressiva e cumulativa. Distribuída ao longo de seis aulas de 40 minutos, a atividade contempla todas as etapas necessárias para introduzir, desenvolver e consolidar os conceitos abordados, assegurando tempo adequado para reflexão, produção e apresentação dos resultados da pesquisa.

  • Aula 1 da atividade: Introdução à atividade e definição das variáveis a serem investigadas.
  • Aula 2 da atividade: Coleta de dados junto a colegas e familiares.
  • Aula 3 da atividade: Organização dos dados em listas e tabelas.
  • Aula 4 da atividade: Criação de gráficos de colunas a partir dos dados.
  • Aula 5 da atividade: Preparação das apresentações orais.
  • Aula 6 da atividade: Apresentação dos resultados e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, ocorrendo ao longo de toda a atividade pedagógica. Serão considerados critérios como: a participação no processo de coleta de dados, a organização e clareza na apresentação das informações, a precisão na construção dos gráficos, e a efetividade na apresentação oral dos resultados. Exemplos de práticas avaliativas incluem: observar se os alunos conseguiram coletar e registrar dados de forma correta, se souberam organizar esses dados em uma tabela, se os gráficos elaborados correspondem bem aos dados apresentados, e monitorar a capacidade dos alunos de se expressarem de maneira clara e coerente durante suas apresentações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, é necessário que os alunos tenham acesso a ferramentas básicas de registro e materiais de apoio que facilitem a coleta e a organização das informações. Instrumentos visuais e tecnologia também desempenham um papel fundamental para engajar os estudantes e garantir uma representação gráfica adequada dos dados.

  • Folhas de papel para registro manual de dados.
  • Lápis e borracha para a coleta e organização das informações.
  • Régua para auxiliar na construção dos gráficos.
  • Quadro branco e canetinhas coloridas para ilustrar exemplos.
  • Computadores ou tablets (opcional) para uso de software de gráficos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo