Caça ao Tesouro das Quantidades

Desenvolvida por: Antôni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas:
Temática:

A atividade 'Caça ao Tesouro das Quantidades' leva os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a um parque local, transformando o ambiente em um espaço de aprendizado dinâmico e interativo. Durante esta excursão, os alunos participam de uma caça ao tesouro que busca por objetos naturalísticos ou artificiais, organizados em pares. O foco principal é comparar visualmente e quantitativamente esses objetos, através de correspondências um a um ou agrupamentos de dois, para reforçar a compreensão de quantidade e diferenciação entre grupos. Ao final, os alunos registram quantas unidades cada conjunto possui e narram suas observações sobre qual grupo possuía mais ou menos, além de quantificar essas diferenças de maneira prática. Este ambiente prático incentiva o aprendizado colaborativo, ao permitir que as crianças interajam com o mundo à sua volta e apliquem conceitos matemáticos essenciais no seu cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam expandir a compreensão dos alunos sobre a contagem e comparação de quantidades, com ênfase na observação e análise. Este exercício intencionalmente mistura habilidades de estimativa e registo para instigar o pensamento crítico e a análise comparativa, integrando a matemática ao mundo real, fazendo com que os alunos percebam a importância e aplicabilidade das quantidades em seu entorno.

  • Desenvolver a habilidade de realizar estimativas de quantidades de objetos.
  • Registrar contagens precisas e comparações entre diferentes conjuntos de objetos.
  • Promover a análise de semelhanças e diferenças em termos de quantidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA02: Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
  • EF02MA03: Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é desenhado para fortalecer habilidades de contagem, correspondência e comparação de quantidades. Explorando aspectos práticos e teóricos, os alunos vivenciarão o conteúdo matemático, identificando números em contextos diários, o que reforça a importância do aprendizado ativo em ambientes externos.

  • Estimativa de quantidades.
  • Contagem de objetos de até 20 unidades.
  • Comparação de quantidades entre conjuntos.
  • Registro de dados matemáticos.

Metodologia

A metodologia adotada se baseia em um aprendizado ativo e exploratório, permitindo que os estudantes aprendam por meio de experiências diretas e interativas. Combinando atividades práticas com instruções guiadas, esta metodologia encoraja os alunos a desenvolverem habilidades de observação crítica e resolução de problemas.

  • Aprendizado por investigação.
  • Trabalho em pares e pequenos grupos.
  • Discussões guiadas.
  • Registro de dados em campo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado de forma a combinar teoria e prática em duas sessões, maximizando a absorção de conceitos pelos alunos. Com uma aula dedicada à introdução teórica e preparação, e outra focada na atividade prática no parque, o alinhamento entre os conceitos e sua aplicação prática é garantido.

  • Aula 1: Introdução teórica e preparação (60 minutos).
  • Aula 2: Excursão ao parque e atividade prática (60 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e qualitativa, focando em observar o envolvimento e a capacidade de aplicar os conceitos de contagem e comparação durante a atividade. Será utilizada uma lista de verificação para monitorar a capacidade dos alunos de estimar quantidades, a precisão no registro das contagens, e as conclusões sobre qual conjunto tem mais ou menos objetos. Exemplos incluem pedir aos alunos que apresentem suas descobertas no final da atividade, explicando suas conclusões e as justificativas para suas respostas, permitindo uma análise crítica e feedback imediato.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade têm como objetivo proporcionar uma experiência de aprendizado rica e eficaz, utilizando materiais que facilmente se conectam ao cotidiano dos alunos, como elementos naturais do parque e ferramentas de registro.

  • Fichas de registro e lápis.
  • Mapas do parque.
  • Etiquetas para sinalizar tipos de tesouro.
  • Régua ou fita métrica para medição opcional.

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