Construindo Histórias com Números

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Linguagem
Temática: Integração de Matemática com Leitura e Escrita

A atividade 'Construindo Histórias com Números' propõe um exercício de integração entre as habilidades matemáticas e de linguagem, oferecendo aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade única de desenvolver competências em ambas as áreas de maneira lúdica e interativa. Iniciando-se com uma exploração conceitual sobre adição, subtração e sequências numéricas até 100, esta atividade desafia os alunos a criarem pequenas histórias envolvendo esses conceitos matemáticos. Essas narrativas podem abarcar temas diversificados como aventuras, animais e viagens, desde que incorporem problemas matemáticos para serem resolvidos pelos colegas. Após a fase de escrita, os alunos participarão de uma roda de leitura para compartilhar suas criações e engajar-se em um processo coletivo de resolução de problemas, onde o desafio proposto por uma história se torna o ponto de partida para a exploração conjunta das soluções. Além de promover a prática das operações matemáticas, 'Construindo Histórias com Números' visa estimular a criatividade, a leitura criativa e a compreensão textual, enfatizando a importância da colaboração e comunicação efetiva.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como principais objetivos incentivar a aplicação prática de conceitos matemáticos através da escrita criativa, promover o desenvolvimento de habilidades de leitura e compreensão textual, e estimular a criatividade e imaginação dos alunos. Busca-se também fomentar a capacidade de resolver problemas de maneira colaborativa, valorizando o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos. Através da integração entre matemática e linguagem, esta atividade visa oferecer uma experiência de aprendizagem significativa que contribua para a construção de bases sólidas nessas áreas do conhecimento, preparando os alunos para desafios acadêmicos futuros e incentivando a aplicação de conceitos matemáticos em contextos diversos e cotidianos.

  • Desenvolver competências em matemática por meio da resolução de problemas envolvendo adição, subtração e sequências numéricas até 100.
  • Estimular a criatividade e imaginação na criação de histórias que integrem conceitos matemáticos.
  • Promover a prática de leitura e compreensão textual através da criação e compartilhamento de narrativas.
  • Incentivar a colaboração e comunicação entre os alunos durante o processo de criação e resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF02MA03
  • description": "Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais."}, {"code": EF02MA04
  • description": "Utilizar estratégias e procedimentos de cálculo mental e estimativa em situações cotidianas."}, {"code": EF02LP05
  • description": "Planejar e produzir textos escritos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto."}, {"code": EF02LP06
  • description": "Revisar textos (próprios e de outros), com a ajuda do professor, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura textual e aspectos linguísticos e ortográficos."}, {"code": EF02LP26
  • description": Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos literários e não literários.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange tópicos fundamentais do currículo de matemática e linguagem do 2º ano do Ensino Fundamental, focando no desenvolvimento de competências matemáticas básicas, como adição, subtração e compreensão de sequências numéricas até 100, além de habilidades relacionadas à leitura, escrita e compreensão textual. Além disso, a atividade estimula a prática de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e comunicação efetiva, fundamentais para o processo de aprendizagem colaborativa.

  • Adição e subtração de números naturais.
  • Sequências numéricas até 100.
  • Criação de histórias com integração de problemas matemáticos.
  • Leitura colaborativa e análise de textos.

Metodologia

A metodologia ativa será o pilar desta atividade, propiciando aos alunos um papel central no processo de aprendizagem. Eles serão encorajados a explorar conceitos matemáticos de maneira prática, criando histórias que integrem problemas matemáticos para serem resolvidos em grupo. A roda de leitura servirá como um espaço de compartilhamento e discussão, onde os alunos poderão apresentar suas histórias e trabalhar juntos na resolução dos problemas propostos. Este método promove não apenas a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, como a escuta ativa e o respeito por diferentes perspectivas.

  • Criação individual de histórias que integrem conceitos matemáticos.
  • Sessão de compartilhamento das histórias em roda de leitura.
  • Discussão em grupo para resolução dos problemas apresentados nas histórias.
  • Revisão coletiva com foco na correção e no aprofundamento dos conceitos matemáticos abordados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 4 horas, divididas em 4 aulas de 60 minutos cada, ao longo de uma semana. Esta distribuição visa permitir um tempo adequado para a exploração dos conceitos, criação das histórias, compartilhamento em grupo e a discussão e resolução dos problemas propostos. Esta estrutura é desenhada para maximizar o engajamento dos alunos e garantir que cada etapa da atividade seja realizada com atenção e profundidade.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de adição, subtração e sequências numéricas.
  • Aula 2: Criação das histórias pelos alunos.
  • Aula 3: Roda de leitura e compartilhamento das histórias.
  • Aula 4: Discussão e resolução dos problemas matemáticos em grupo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de maneira formativa, observando a participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a criação das histórias até a resolução dos problemas em grupo. Será dada ênfase à criatividade, compreensão dos conceitos matemáticos e habilidade de trabalhar colaborativamente. Os critérios incluirão a originalidade e coesão da história, correta aplicação dos conceitos matemáticos nas situações-problema, contribuição para as discussões em grupo e a habilidade de resolver os problemas apresentados. Esta forma de avaliação permite reconhecer o progresso individual e coletivo, incentivando o desenvolvimento de competências múltiplas.

Materiais e ferramentas:

A realização desta atividade requer recursos básicos como papel, lápis, borrachas e lápis de cor, além de um espaço adequado para a realização da roda de leitura. O uso de quadro branco ou flip chart pode facilitar o compartilhamento e discussão das histórias e problemas matemáticos. Além disso, disponibilizar livros de matemática e literatura infantil como referência pode enriquecer a criação das histórias e ampliar o repertório dos alunos.

  • Papel e material para escrita (lápis, borrachas, lápis de cor).
  • Quadro branco ou flip chart.
  • Livros de matemática e literatura infantil para referência.
  • Espaço apropriado para a roda de leitura.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo