Construtores de Polígonos

Desenvolvida por: Kevin … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria e Medidas

Nesta atividade prática, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental explorarão os conceitos geométricos e de medida construindo modelos de polígonos. Usando canudos para representar os lados e massinha de modelar para os vértices, os alunos terão a oportunidade de visualizar e manipular diversas formas geométricas. A tarefa estimula o desenvolvimento da percepção espacial e compreensão sobre as propriedades dos polígonos. Posteriormente, com o auxílio de réguas, os alunos medirão os lados dos polígonos que construíram, registrando os comprimentos em centímetros e milímetros. Esta parte da atividade enfoca a aplicação de unidades padronizadas de medida e a importância da precisão nas medições. Uma discussão em grupo sobre as medidas obtidas promoverá a comparação entre os diferentes polígonos, possibilitando o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre as formas. A interação entre os alunos ampliará sua compreensão sobre geometria, medição e aritmética de uma maneira lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é duplo: primeiro, permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão intuitiva e prática da geometria ao construir modelos físicos de polígonos; segundo, introduzir e reforçar o conceito de medida através da prática de medir e comparar comprimentos. Os alunos irão desenvolver habilidades essenciais para a matemática, como percepção espacial, uso de ferramentas de medida, e capacidade de comunicação de observações matemáticas. Além disso, ao trabalhar em grupo para discutir suas descobertas, eles terão a oportunidade de praticar habilidades sociais e de comunicação. Estas atividades estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem do currículo de matemática do 2º ano, focando especificamente em geometria e medida.

  • Desenvolver a percepção espacial e o entendimento das propriedades dos polígonos.
  • Praticar a medição de comprimentos usando unidades padronizadas de medida (cm e mm).
  • Comparar e discutir os tamanhos dos lados de diferentes polígonos, enfatizando a precisão na medição.
  • Trabalhar cooperação e habilidades de comunicação ao realizar a atividade em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA16: Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda conceitos fundamentais de geometria e medidas, chave para o entendimento matemático no Ensino Fundamental. Através da construção manual de polígonos e da prática de medições, os estudantes aplicarão conhecimentos teóricos de forma prática, desenvolvendo habilidades essenciais em matemática. Os conceitos de forma, tamanho, comparação e medição serão explorados de forma que fomente não apenas o entendimento, mas também a curiosidade e a investigação matemática entre os alunos.

  • Propriedades dos polígonos
  • Construção e manipulação de formas geométricas
  • Medida de comprimento: centímetro e milímetro
  • Comparação e discussão sobre medidas e formas

Metodologia

Aplicaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a qual envolve os alunos de maneira direta na aprendizagem através da construção de modelos físicos. Esta abordagem prática facilita a exploração e compreensão dos conceitos matemáticos de forma interativa e significativa. O uso de canudos e massinha para a construção de polígonos permite que os conceitos de geometria e medida sejam explorados de maneira lúdica, aumentando o engajamento e a participação dos alunos.

  • Construção de polígonos com canudos e massinha
  • Medição dos lados dos polígonos com réguas
  • Discussão em grupo para comparação das medidas
  • Reflexão sobre a importância da precisão na medição

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos de polígonos e medidas, seguido pela construção dos modelos. Na segunda aula, procederemos com as medições, discussões e reflexões sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e construção dos polígonos
  • Aula 2: Medição, comparação e discussão sobre os polígonos

Avaliação

A avaliação será feita de forma contínua e formativa, observando a participação ativa dos alunos durante as atividades de construção e medição, bem como sua capacidade de trabalhar em grupo. Será dada atenção especial à compreensão dos conceitos de medida e forma, e à precisão nas medições realizadas. Discussões reflexivas após as atividades serão usadas para avaliar o entendimento dos alunos sobre a importância da precisão na medição e as propriedades dos polígonos. Perguntas direcionadas ajudarão a avaliar o nível de compreensão individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados materiais simples e acessíveis. Canudos e massinha de modelar serão usados na construção dos polígonos, proporcionando uma maneira tangível de explorar formas geométricas. Réguas serão necessárias para as medições, introduzindo os alunos à prática de uso de instrumentos de medida padrão. Além disso, o espaço de sala de aula deve ser organizado de maneira a facilitar o trabalho em grupo e a discussão.

  • Canudos plásticos ou de papel
  • Massinha de modelar
  • Réguas
  • Espaço adequado para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo