Exploradores da Natureza: Contando e Agrupando

Desenvolvida por: Edival… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Ciências da Natureza
Temática: Análise de dados e natureza

Nesta atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar um parque ou jardim próximo à escola, realizando uma saída de campo altamente educativa e interativa. Divididos em pequenos grupos, eles receberão a missão de observar, contar e registrar diversos elementos naturais - como diferentes tipos de árvores, variedades de flores e insetos observáveis - limitando suas observações a um universo de até 30 elementos. A coleta desses dados será orientada por critérios previamente definidos, com o intuito de fomentar a observação minuciosa e a coleta sistemática de informações. Posteriormente, em sala de aula, os alunos utilizarão os dados coletados para desenvolver listas e gráficos de colunas simples, o que permitirá a visualização e análise comparativa dos elementos naturais observados, categorizados conforme variáveis específicas escolhidas por eles, como cor das flores ou tipo de árvores. Esta atividade objetiva promover a aprendizagem ativa através da exploração do meio ambiente, incentivando os alunos a uma observação cuidadosa da natureza, ao trabalho em equipe e à representação gráfica de dados, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais em matemática e ciências.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, da observação detalhada e do trabalho colaborativo entre os alunos. Ao observarem e registrarem os elementos naturais no ambiente do parque ou jardim, os estudantes praticarão a identificação e classificação com base em variáveis categóricas, tais como tipos e cores. Além disso, ao transpor as observações para listas e posteriormente para gráficos de colunas simples, os alunos aprenderão a organizar e analisar dados de forma visual, o que contribuirá significativamente para a compreensão de conceitos fundamentais de matemática, como quantidades e relações entre diferentes categorias. A atividade também visa promover noções de cuidado com o ambiente, curiosidade científica e habilidades de comunicação e interação social, essenciais para o trabalho em equipe.

  • Desenvolver habilidades de observação e coleta de dados no ambiente natural.
  • Praticar a classificação e categorização de elementos da natureza.
  • Criar listas e gráficos simples para representar dados visualmente.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos.
  • Estimular o raciocínio lógico e o entendimento matemático.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA23: Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Conteúdo Programático

A atividade Exploradores da Natureza: Contando e Agrupando é projetada para alinhar-se com competências e habilidades específicas previstas pela BNCC, proporcionando aos alunos experiências de aprendizagem ricas em observação da natureza, coleta e análise de dados. A exploração do meio ambiente e a posterior representação e análise de dados permitem aos alunos aplicar conceitos matemáticos e científicos em um contexto prático, facilitando o entendimento de abstrações como quantidades, categorias, e representações gráficas, além de contribuir para a formação de uma consciência ecológica.

  • Observação e registro de elementos naturais.
  • Classificação e categorização com base em características observáveis.
  • Organização de dados em listas e gráficos de colunas simples.
  • Análise e interpretação de dados representados graficamente.
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades sociais.

Metodologia

A metodologia ativa Saída de Campo será aplicada nesta atividade para promover a aprendizagem através da experiência direta. Dividindo os alunos em pequenos grupos e guiando-os na observação e no registro dos elementos naturais, eles atuarão como cientistas mirins, explorando ativamente seu ambiente. Após a coleta de dados, o foco será no trabalho colaborativo para a organização, representação e análise desses dados, usando listas e gráficos simples. Esta abordagem prática visa não apenas ensinar conteúdos matemáticos e científicos, mas também desenvolver competências sociais, cognitivas e emocionais nos alunos.

  • Saída de Campo para observação e registro de dados.
  • Utilização de materiais simples para coleta de dados, como pranchetas, lápis e papel.
  • Organização de dados em listas e gráficos de colunas, em sala de aula.
  • Discussão em grupo sobre os resultados encontrados e suas possíveis explicações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através da observação contínua dos alunos durante a saída de campo e ao longo da organização dos dados e criação dos gráficos. A participação ativa, o engajamento na coleta de dados, a capacidade de trabalhar em equipe, assim como a qualidade e precisão dos gráficos criados serão considerados. Os alunos também serão incentivados a refletir sobre o processo de aprendizagem, discutindo o que observaram no campo, como organizaram os dados e o que aprenderam com a criação e análise dos gráficos. Uma rubrica de avaliação será utilizada para assegurar critérios claros e objetivos, considerando aspectos como colaboração, aplicação de conceitos matemáticos, precisão dos dados coletados e criatividade na apresentação dos resultados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis, como pranchetas, lápis e papel para a coleta de dados durante a saída de campo. Em sala de aula, serão utilizados lápis de cor, régua, papel milimetrado ou papel comum para a criação de listas e gráficos de colunas. O uso destes materiais estimula não apenas o aprendizado prático, mas também a criatividade dos alunos na representação gráfica de dados. Além disso, o ambiente natural do parque ou jardim será o recurso principal, fornecendo uma rica fonte de observação e aprendizado.

  • Pranchetas, lápis e papel para registro de dados.
  • Lápis de cor e régua para criação de gráficos.
  • Papel milimetrado ou papel comum para listas e gráficos.
  • Um parque ou jardim próximo para a saída de campo.

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