Exploradores da Natureza: Medidas pelo Parque

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Medidas de capacidade e massa

Esta atividade prática de Saída de Campo levará os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao parque mais próximo da escola com o objetivo de se tornarem pequenos exploradores. Usando fitas métricas, copos medidores e balanças, eles serão desafiados a estimar, medir e comparar a capacidade e a massa de vários elementos naturais encontrados no parque, tais como pedras, folhas, e a água de um lago. A aplicação de unidades padronizadas como litro, mililitro, grama e quilograma será essencial para o processo. Os alunos anotarão suas descobertas em um diário de explorador, incluindo desenhos e registros quantitativos de suas medidas. A atividade será concluída com uma roda de conversa, permitindo que compartilhem suas descobertas e estratégias de medição, enriquecendo assim a experiência educativa e promovendo o desenvolvimento de habilidades matemáticas práticas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam e aprimorem suas habilidades de estimativa, medição e comparação, aplicando conceitos matemáticos à exploração do ambiente natural. Além disso, ao registrar suas medições e observações em um diário de explorador, os alunos também praticarão habilidades de documentação e organização. Esta atividade incentiva a curiosidade, o pensamento crítico e a aprendizagem colaborativa, à medida que os estudantes se engajam na resolução de problemas reais de forma prática.

  • Estimar, medir e comparar objetos naturais utilizando unidades de medida padronizadas.
  • Desenvolver estratégias de medição e registro de informações.
  • Promover o trabalho em equipe e a aprendizagem colaborativa.
  • Aplicar conceitos matemáticos em contextos práticos e do dia a dia.
  • Incentivar a observação e exploração do ambiente natural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA04: Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
  • EF02MA07: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
  • EF02MA17: Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).

Conteúdo Programático

A atividade integrará conceitos matemáticos de medição e estimativa, focando especialmente em unidades padrão de medida. Os alunos aprenderão a aplicar conhecimentos matemáticos de forma prática, fortalecendo sua compreensão de como a matemática pode ser utilizada para solucionar problemas cotidianos e a importância de registrar cientificamente suas descobertas.

  • Unidades de medida: litro, mililitro, grama e quilograma
  • Estimativa, medição e comparação de objetos
  • Uso de instrumentos de medição: fita métrica, copo medidor e balança
  • Registro e documentação de observações em diário de explorador
  • Discussão e compartilhamento de descobertas e estratégias de medição

Metodologia

Combinando metodologias ativas como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta experiência educativa será imersiva e interativa. Os alunos se engajarão na exploração do ambiente natural, coletando dados de forma prática e lúdica. Através dessas metodologias, os estudantes poderão aplicar conhecimento teórico em um contexto real, permitindo uma aprendizagem significativa.

  • Saída de Campo para observação e coleta de dados.
  • Atividade Mão-na-massa com instrumentos de medição.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para explorar conceitos matemáticos.
  • Roda de conversa para compartilhamento de descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 6 horas, divididas em 6 aulas de 60 minutos cada. Isto permitirá uma exploração detalhada e um aprofundamento no tema proposto, garantindo que os alunos possam se engajar plenamente na experiência de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e revisão de conteúdo matemático.
  • Aula 2: Saída de Campo - Exploração e coleta de dados no parque.
  • Aula 3: Atividades práticas de medição.
  • Aula 4: Registro das descobertas no diário de explorador.
  • Aula 5: Atividades complementares de medição e cálculo.
  • Aula 6: Roda de conversa para compartilhamento de estratégias e conclusões.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação, engajamento e precisão nas atividades de medição e estimativa. Serão avaliados também a capacidade de aplicar estratégias de resolução de problemas, o nível de cooperação entre os alunos e a habilidade de registrar e comunicar as descobertas de forma clara. A avaliação considerará a evolução do pensamento crítico e a aplicabilidade dos conceitos matemáticos em situações práticas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de recursos e materiais que permitam aos alunos explorar e medir elementos naturais. Isso inclui instrumentos de medição como fitas métricas, copos medidores e balanças, além de materiais para o registro das observações, como diários de explorador e lápis coloridos.

  • Fitas métricas, copos medidores e balanças
  • Diários de explorador e lápis coloridos
  • Dispositivo para captura de fotografias (opcional)
  • Mapa do parque e roteiro de atividades
  • Equipamento de segurança e primeiros socorros

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