Exploradores de Horas e Minutos

Desenvolvida por: Tálita… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Medidas de Tempo

Nesta atividade, os alunos se tornarão exploradores do tempo, utilizando mapas temáticos repletos de ilustrações de atividades cotidianas. Cada imagem está associada a um horário, e os estudantes deverão identificá-los com a ajuda de relógios analógicos e digitais. À medida que exploram o mapa, os alunos irão preencher uma folha de registro, anotando os horários de início e término de cada atividade encontrada. Ao final da atividade, haverá uma sessão de compartilhamento em que os alunos poderão discutir suas descobertas, promovendo o trabalho em equipe e trocas de informações. Esta aula busca integrar conceitos matemáticos com habilidades sociais, estimulando a compreensão do passar do tempo e o trabalho colaborativo entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa desenvolver a capacidade dos alunos de medir e compreender intervalos de tempo, aumentando a sua familiaridade com relógios digitais e analógicos. Ao trabalhar em equipe para descobrir horários associados a atividades do cotidiano, os estudantes não apenas aprimoram suas habilidades matemáticas, mas também fortalecem suas competências sociais, como a cooperação e o compartilhamento de informações. O objetivo é facilitar a compreensão do tempo como um conceito mensurável e sequencial, conectando a teoria matemática à experiência prática. Além disso, a atividade busca encorajar a curiosidade e a investigação, elementos fundamentais para o engajamento e aprendizado contínuo.

  • Compreender e medir intervalos de tempo usando relógios digitais e analógicos.
  • Registrar horários de início e término de atividades.
  • Trabalhar em equipe para completar uma tarefa, promovendo habilidades sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA19: Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado no desenvolvimento da compreensão dos conceitos de tempo e na prática das habilidades de medir e registrar intervalos temporais. Os alunos serão expostos à prática de leitura dos relógios digital e analógico, assim como ao registro de horários em um formato estruturado. Esta abordagem prática visa consolidar a teoria por meio da experiência direta, permitindo que os alunos se familiarizem com os instrumentos de medição do tempo de forma lúdica e envolvente. Além disso, o trabalho em equipe estimula o desenvolvimento de habilidades interpessoais, essencial para a formação integral do aluno.

  • Identificação e leitura de horas e minutos em relógios digitais e analógicos.
  • Registro de horários de início e término de atividades.
  • Trabalho em equipe e partilha de informações.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade foca no uso de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Jogos, e Atividades Mão-na-Massa para promover uma aprendizagem significativa e engajadora. Os alunos serão inseridos em um cenário de exploração, onde, através de mapas interativos, poderão aplicar seus conhecimentos matemáticos de forma prática. Essa abordagem não apenas torna o aprendizado mais divertido, como assegura que as crianças estejam ativamente envolvidas no processo, promovendo a retenção do conhecimento e a aplicação de conceitos em situações reais. A partilha das descobertas ao final sedimenta o aprendizado colaborativo, além de desenvolver a expressão oral dos alunos.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Atividade Mão-na-Massa

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade propõe uma única aula de 60 minutos, garantindo tempo suficiente para a exploração dos conceitos propostos e para a realização das atividades práticas. Essa distribuição de tempo busca não apenas apresentar o conteúdo de maneira eficaz, mas também assegurar que os alunos tenham oportunidade de refletir e discutir suas descobertas. Ao integrar jogos e práticas manuais, o cronograma permite um equilíbrio entre teoria e prática, oferecendo uma experiência de aprendizado completa e envolvente para os alunos.

  • Aula 1: Os alunos se tornam exploradores do tempo, utilizando mapas interativos para aprender sobre intervalos de tempo com relógios digitais e analógicos, registrando suas descobertas e compartilhando no grupo ao final da aula.
  • Momento 1: Introdução à Exploração do Tempo (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula convidando os alunos a se tornarem exploradores do tempo. Explique que, ao longo da aula, eles usarão mapas especiais para descobrir horários das atividades do dia a dia usando relógios digitais e analógicos. Demonstre como identificar as horas nos dois tipos de relógios, ressaltando a diferença entre eles. Oriente os alunos a observarem como os ponteiros se movem nos relógios analógicos em comparação com a mudança de números nos relógios digitais.

    Momento 2: Exploração e Registro (Estimativa: 30 minutos)
    Distribua os mapas interativos e folhas de registro para os alunos. Instrua-os a trabalhar em duplas ou trios para encontrar imagens de atividades e associá-las ao horário correto. Each time they identify a schedule, they should record the start and end times on their sheets. Walk around the classroom, offering guidance and checking if the students understand how to identify and record the times correctly. Encoraje-os a discutir entre si para promover o trabalho em equipe. Observe as interações e auxilie quando necessário.

    Momento 3: Compartilhamento e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo e peça que compartilhem seus achados e experiências durante a exploração. Estimule-os a discutir as dificuldades e o que aprenderam sobre medir o tempo. Faça perguntas abertas para fomentar a reflexão, como 'Qual atividade do mapa ocorre primeiro no seu dia?' ou 'Como você determina a hora em um relógio analógico?'. Use essa atividade para uma avaliação formativa, observando a capacidade dos alunos em compartilhar e explicar suas descobertas.

    Momento 4: Conclusão e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula revisando os conceitos principais sobre a leitura de horas em relógios digitais e analógicos e a importância de registrar horários de início e término. Pergunte aos alunos qual parte da atividade eles mais gostaram e por quê, promovendo um momento de feedback. Incentive-os a refletirem sobre como o entendimento do tempo pode ser útil no dia a dia.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, especialmente daqueles que possam ter dificuldades com leitura ou interpretação dos relógios, considere o uso de relógios maiores ou com ponteiros e números coloridos para facilitar a leitura. Além disso, permita que alunos que tiverem dificuldades se movam mais lentamente pelos mapas ou trabalhem em grupos onde possam receber apoio dos colegas. Incentive a utilização de auxílios visuais ou táteis, como caixas de areia para desenhar relógios, se disponível. Lembre-se, cada aluno tem sua própria maneira de aprender, e é importante apoiar suas necessidades individuais de forma criativa e positiva.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada para cobrir diferentes aspectos do aprendizado.
1. Avaliação Diagnóstica: Perguntas iniciais para entender a familiaridade dos alunos com relógios e intervalos de tempo, ajudando a ajustar o andamento da aula se necessário.
2. Avaliação Formativa: Observação durante a atividade prática e diálogos com os alunos para avaliar compreensão, colaboração e registro correto dos horários.
3. Avaliação Somativa: Revisão das folhas de registro completadas por cada equipe, verificando a precisão dos registros e a apresentação das descobertas na partilha final da aula. O objetivo da avaliação é assegurar a compreensão dos intervalos de tempo, a colaboração eficaz e o uso correto de relógios, oferecendo feedback construtivo e apoio contínuo.

  • Avaliação Diagnóstica: Perguntas iniciais sobre tempo.
  • Avaliação Formativa: Observação e diálogos.
  • Avaliação Somativa: Revisão de folhas de registro.

Materiais e ferramentas:

Os recursos principais desta atividade são os mapas interativos com ilustrações de atividades diárias e relógios digitais e analógicos para prática e exploração. Esses materiais foram escolhidos para criar uma conexão tangível entre o conceito teórico de medição de tempo e a sua aplicação prática. Além disso, folhas de registro serão fornecidas para que os alunos documentem suas descobertas, auxiliando na organização do pensamento e na prática de habilidades de escrita e anotação. O uso de materiais visuais e manipulativos visa proporcionar uma experiência de aprendizado rica e estimulante.

  • Mapas interativos com ilustrações de atividades diárias.
  • Relógios digitais e analógicos.
  • Folhas de registro para anotações.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos o desafio da sobrecarga de trabalho dos professores e a importância de garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo ao aprendizado. Nossa atividade de 'Exploradores de Horas e Minutos' é estruturada para ser inclusiva e acessível sem exigências financeiras ou de tempo adicionais para o professor. Sugerimos o uso de materiais visuais e concretos para reforçar a compreensão dos alunos que possam necessitar de apoio extra. As atividades em grupo foram organizadas de forma a promover a interação e o apoio mútuo entre os alunos, valorizando a diversidade das competências de cada um. Comunicação clara e encorajamento são essenciais para manter uma sala de aula inclusiva e respeitosa, garantindo que todos os alunos possam participar plenamente.

  • Uso de materiais visuais e concretos para apoiar a compreensão.
  • Atividades em grupo para promover a colaboração.
  • Comunicação clara e encorajamento contínuo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo