Exploradores do Espaço: Em Busca do Chocolate Perdido

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Localização e Deslocamento

Nesta atividade prática e interativa, intitulada 'Exploradores do Espaço: Em Busca do Chocolate Perdido', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aplicar conceitos de localização e deslocamento de uma maneira divertida e envolvente. Divididos em pequenos grupos, eles partirão em uma saída de campo pelo pátio da escola, munidos de um mapa detalhado onde estarão indicados diversos 'tesouros de chocolate'. Para cada tesouro encontrado, os estudantes deverão descrever sua localização exata, utilizando pontos de referência claros, como árvores, bancos e quadras, e registrar em seus cadernos a direção e o sentido seguidos desde um ponto inicial até o destino final. Esta atividade visa não apenas o ensino dos conceitos matemáticos relacionados a espaço e forma, mas também promover o trabalho em equipe, a observação atenta do ambiente e o raciocínio lógico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática de identificar e registrar, de forma verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de objetos no espaço, utilizando múltiplos pontos de referência. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de indicar mudanças de direção e sentido, além de esboçar simples roteiros ou plantas de ambientes familiares. Através da prática lúdica e do envolvimento direto com o espaço físico da escola, os alunos desenvolverão habilidades importantes relacionadas ao raciocínio espacial, à percepção de ambiente, e à capacidade de trabalhar cooperativamente.

  • Identificar e registrar a localização e os deslocamentos de objetos no espaço.
  • Usar pontos de referência para descrever localizações e trajetórias.
  • Indicar mudanças de direção e sentido durante o deslocamento.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Estimular o raciocínio lógico e a observação atenta do ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA12: Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
  • EF02MA13: Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.

Conteúdo Programático

Dentro do conteúdo programático, a atividade 'Exploradores do Espaço: Em Busca do Chocolate Perdido' está desenhada para introduzir e consolidar conhecimentos em localização e deslocamento, usando um contexto real e palpável para os alunos. O conteúdo será explorado por meio da prática de ler mapas, identificar pontos de referência, e descrever trajetórias, promovendo uma compreensão integral e aplicada desses conceitos. Estes conhecimentos são fundamentais na base de aprendizado matemático, pois estimulam a construção do pensamento lógico e espacial dos alunos.

  • Localização e deslocamento
  • Pontos de referência
  • Direção e sentido
  • Leitura de mapas
  • Roteiros simples e plantas de ambientes

Metodologia

Para a execução desta atividade, será adotado um conjunto de metodologias ativas, incluindo 'Saída de Campo', 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Sala de Aula Invertida'. Essas metodologias facilitam a aprendizagem por meio da experiência direta, do diálogo e da reflexão conjunta, permitindo que os alunos assumam um papel central no seu processo de aprendizado. O envolvimento ativo na busca pelos 'tesouros de chocolate' torna a aprendizagem mais significativa, ao mesmo tempo que estimula a curiosidade, a criatividade e o desenvolvimento de competências interpessoais.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 1 hora, dividida em momentos distintos para maximizar o aprendizado e a participação de todos os alunos.

  • Introdução teórica e organização dos grupos (10 minutos)
  • Saída de campo para busca dos 'tesouros de chocolate' (30 minutos)
  • Roda de debate para compartilhar descobertas e reflexões (20 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade 'Exploradores do Espaço: Em Busca do Chocolate Perdido' será realizada de maneira processual e formativa. Serão observados o engajamento dos alunos na execução da tarefa, a precisão nas descrições de localizações e deslocamentos, a habilidade de trabalhar em equipe e a participação ativa nas discussões. Além disso, cada grupo apresentará um breve relatório sobre o percurso realizado, incluindo os pontos de referência utilizados e os desafios encontrados. Esta avaliação permitirá ao professor entender o nível de aprendizado individual e coletivo, bem como fornecerá insights para futuras intervenções pedagógicas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários alguns recursos específicos, que facilitarão o processo de ensino-aprendizagem e garantirão o envolvimento ativo dos alunos na tarefa proposta.

  • Mapas do pátio da escola com os 'tesouros de chocolate' marcados.
  • Cadernos ou pranchetas para anotações.
  • Lápis e borrachas.
  • Recipientes com chocolates para serem usados como 'tesouros'.
  • Fitas coloridas para demarcar áreas específicas do pátio.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo