Mercadinho da Sala

Desenvolvida por: Jairo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Sistema Monetário

A atividade 'Mercadinho da Sala' visa aproximar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao sistema monetário de forma lúdica e prática. Transformando a sala de aula em um pequeno mercado, os alunos serão desafiados a usar moedas e notas de brinquedo para 'comprar' itens de uma lista. Os produtos, como frutas, legumes e itens de papelaria, terão preços marcados. Ao longo da atividade, os alunos deverão fazer conversões entre moedas e cédulas, selecionar as melhores formas de pagamento e se familiarizar com a dinâmica de compra e venda. A discussão sobre estratégias de pagamento e a reflexão sobre a experiência enriquecerão o aprendizado, reforçando a importância do planejamento financeiro nas decisões cotidianas. Esta atividade prática não apenas reforça conceitos matemáticos relacionados ao dinheiro mas também desenvolve habilidades sociais e cognitivas importantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade centram-se na familiarização dos alunos com o sistema monetário brasileiro, o estabelecimento de equivalências entre moedas e cédulas, e a aplicação prática desses conceitos em situações do cotidiano, como a compra e venda de itens. Visa-se, assim, desenvolver a fluência numérica dos alunos relativa a dinheiro, além de promover habilidades de pensamento crítico e estratégico ao selecionarem as melhores formas de pagamento. Desta maneira, a atividade estimula não somente a competência matemática, mas também o planejamento e a tomada de decisões financeiras responsáveis desde cedo, preparando os alunos para interações futuras com o ambiente econômico.

  • Familiarizar-se com o sistema monetário brasileiro.
  • Estabelecer equivalências entre diferentes valores de moedas e cédulas.
  • Realizar práticas de compra e venda, aplicando matemática financeira.
  • Desenvolver habilidades de planejamento e tomada de decisões financeiras.
  • Refletir sobre o uso do dinheiro em situações cotidianas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA20: Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.

Conteúdo Programático

A integração do tema 'Sistema Monetário' ao currículo escolar, especialmente no 2º ano do Ensino Fundamental, representa uma oportunidade única para o desenvolvimento de habilidades práticas e cognitivas. Através de atividades como o 'Mercadinho da Sala', os alunos são introduzidos aos conceitos de valor monetário, equivalência entre moedas e cédulas e as operações matemáticas fundamentais aplicadas ao contexto financeiro. Esse enfoque não só facilita a compreensão do mundo financeiro mas também reforça a importância do raciocínio lógico-matemático, do planejamento e das habilidades de resolução de problemas.

  • Sistema monetário brasileiro: reconhecimento e características.
  • Equivalências entre moedas e cédulas.
  • Operações financeiras básicas: adição e subtração com dinheiro.
  • Conceitos de preço, compra, venda e troco.
  • Planejamento de compras e tomada de decisões financeiras.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de aprendizagem, a atividade 'Mercadinho da Sala' engaja os alunos em uma experiência prática, onde seu papel é ativo na construção do conhecimento. Através da simulação de um ambiente de mercado, os alunos participam diretamente da aplicação de conceitos matemáticos relacionados ao dinheiro, como a conversão entre moedas e cédulas e a seleção da melhor forma de pagamento. Esta abordagem promove o envolvimento significativo, incentivando a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico, componentes fundamentais na metodologia ativa.

  • Simulação de mercado com itens e preços variados.
  • Uso de moedas e cédulas de brinquedo para transações.
  • Listas de compras para aplicação prática de operações matemáticas.
  • Discussão em grupo sobre estratégias de compra e formas de pagamento.
  • Reflexão individual e coletiva sobre a experiência vivenciada.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas etapas de 60 minutos cada, ao longo de uma semana escolar. Na primeira etapa, introduziremos o conceito de sistema monetário e realizaremos atividades preparatórias. Na segunda etapa, os alunos participarão da simulação do 'Mercadinho da Sala', seguida de discussão e reflexão.

  • Aula 1: Introdução ao sistema monetário e preparação.
  • Aula 2: Simulação do Mercadinho e atividades de reflexão.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Mercadinho da Sala' será baseada na participação ativa dos alunos, na correta utilização dos valores monetários durante as compras e na aplicação efetiva das estratégias de pagamento. Além disso, a capacidade de refletir sobre a experiência, expressando o aprendizado sobre o uso do dinheiro em suas vidas, será criteriosamente observada. Exemplos de realizações para avaliação incluem a precisão nas transações financeiras, o nível de engajamento nas discussões em grupo e a profundidade das reflexões individuais sobre a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão necessários diversos recursos didáticos e materiais, como moedas e cédulas de brinquedo, etiquetas de preços, itens simulados de mercado (caixas de papelão, embalagens vazias, etc.), listas de compras pré-estipuladas pelo professor e quadro negro ou cartazes para anotações e instruções. Esses recursos favorecem o engajamento dos alunos e a imersão no cenário proposto, tornando o aprendizado mais dinâmico e efetivo.

  • Moedas e cédulas de brinquedo.
  • Etiquetas para marcação de preços.
  • Produtos simulados de mercado.
  • Listas de compras para os alunos.
  • Quadro negro ou cartazes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo