Mestre dos Números

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Construção e Resolução de Problemas Matemáticos

A atividade 'Mestre dos Números' foi concebida para engajar os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no processo de elaboração e resolução de problemas matemáticos, utilizando-se do Material Dourado. Começaremos com uma explicação detalhada sobre como formular desafios de adição e subtração de forma lúdica e instrutiva. Posteriormente, os alunos, em duplas, terão a oportunidade de criar seus próprios desafios matemáticos, os quais serão trocados entre as duplas para serem resolvidos. Utilizando o Material Dourado, esse intercâmbio de problemas propõe um ambiente de aprendizado colaborativo, no qual os estudantes poderão explorar a matemática de maneira mais concreta, visual e manipulativa. O objetivo é promover uma compreensão profunda da mecânica dos números, das operações de adição e subtração, além de fomentar habilidades como criatividade, pensamento crítico, e a capacidade de articulação e comunicação de ideias matemáticas.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, os alunos irão desenvolver não apenas habilidades matemáticas, como a compreensão e criação de problemas de adição e subtração, mas também habilidades socioemocionais importantes. Através da elaboração coletiva e resolução dos desafios, os estudantes praticarão a colaboração, a comunicação eficaz e o pensamento crítico. Além disso, ao manipular o Material Dourado para solucionar os problemas, os alunos aprimorarão sua percepção visual e espacial, fundamentais para a compreensão profunda dos conceitos matemáticos abordados.

  • Compreensão e aplicação de operações de adição e subtração.
  • Desenvolvimento da criatividade na elaboração de problemas matemáticos.
  • Fortalecimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe e comunicação.
  • Aprimoramento da percepção visual e espacial através do uso do Material Dourado.
  • Fomento ao pensamento crítico na resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA04: Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
  • EF02MA05: Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
  • EF02MA06: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

Conteúdo Programático

No contexto da 'Mestre dos Números', exploraremos conceitos fundamentais da matemática do 2º ano do Ensino Fundamental, concentrando-nos em adição, subtração e na compreensão do valor posicional e da composição e decomposição de números. Utilizando o Material Dourado, os alunos terão a oportunidade de vivenciar estes conceitos de forma prática, preparando-os para construir uma base sólida para aprendizados futuros em matemática.

  • Criação e resolução de problemas de adição e subtração.
  • Uso do Material Dourado para a compreensão de números e operações.
  • Estratégias pessoais e convencionais na resolução de problemas.
  • Desenvolvimento e aplicação de cálculo mental.

Metodologia

Adotando metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa' e 'Roda de Debate', facilitaremos uma aprendizagem imersiva e interativa. As duplas de alunos serão encorajadas a criar e resolver problemas matemáticos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico. A 'Roda de Debate' permitirá a discussão e a reflexão coletiva sobre as estratégias utilizadas e os desafios encontrados durante a atividade, promovendo o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de pensamento crítico.

  • Explicação sobre adição e subtração com o Material Dourado.
  • Criação coletiva de problemas matemáticos por duplas.
  • Roda de Debate para discussão das soluções e estratégias.
  • Uso interativo do Material Dourado na resolução dos problemas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em quatro aulas de 60 minutos, permitindo um desenvolvimento gradual e profundo dos objetivos de aprendizagem. Os momentos de explanação, criação colaborativa de problemas, resolução e debate serão intercalados para garantir uma experiência de aprendizado rica e variada.

  • Aula 1: Introdução à adição e subtração com Material Dourado.
  • Aula 2: Criação de problemas matemáticos em duplas.
  • Aula 3: Troca e resolução dos problemas entre as duplas.
  • Aula 4: Roda de Debate sobre as soluções e reflexão.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem e na participação ativa dos alunos. Observaremos a capacidade de criação de problemas matemáticos relevantes, a eficácia na comunicação de suas ideias matemáticas, bem como a aplicação de estratégias de resolução. A participação na Roda de Debate, onde os estudantes compartilharão suas experiências e aprendizados, também será um aspecto chave da avaliação. Será dado feedback individual e coletivo, encorajando o pensamento crítico e a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Os materiais para execução da atividade 'Mestre dos Números' incluirão o Material Dourado, para suportar a visualização concreta das operações matemáticas, além de lápis, borrachas, e folhas de papel para a criação dos problemas matemáticos. A organização do espaço de sala de aula para permitir a troca efetiva entre as duplas e para acomodar a Roda de Debate também é considerada parte dos recursos necessários.

  • Material Dourado
  • Lápis e borracha
  • Folhas de papel
  • Espaço de sala de aula rearranjado para facilitar a interação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo