O Desafio da Lojinha

Desenvolvida por: Christ… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Sistema de Numeração Decimal e Operações Básicas

Nesta atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de criar e operar uma loja pequena utilizando objetos da sala de aula ou feitos de papel, trabalhando conceitos matemáticos fundamentais. Cada item da loja será etiquetado com preços que podem chegar até as centenas, permitindo aos alunos práticar a compra e venda usando dinheiro fictício. Esse cenário propício estimula o entendimento do valor posicional dos números, além de desenvolver habilidades de cálculo mental necessárias para efetuar operações de adição e subtração ao dar e receber troco. O papel desta atividade é, também, fomentar a resolução de problemas matemáticos complexos de forma lúdica, engajando os alunos em um processo ativo de aprendizado. Ao concluir a prática, haverá um momento de reflexão coletiva onde os estudantes compartilharão as estratégias adotadas para calcular o troco, discorrendo sobre os desafios enfrentados e como conseguiram solucionar os problemas matemáticos encontrados durante o jogo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a aplicação prática de conceitos matemáticos, como o valor posicional dos números e as operações básicas de adição e subtração, em um contexto significativo e relevante para eles. Além disso, visa desenvolver habilidades de cálculo mental rápido e eficaz, necessário tanto para dar quanto para receber o troco. Os alunos também serão incentivados a elaborar e resolver problemas matemáticos, potencializando a sua capacidade de pensamento crítico e analítico. Este cenário simulado da lojinha serve como uma excelente oportunidade para os estudantes trabalharem em equipe, praticarem a comunicação efetiva e a negociação, elementos essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.

  • Aplicar conceitos do valor posicional em situações reais.
  • Praticar adição e subtração através de cálculo mental e escrito.
  • Desenvolver estratégias para resolução de problemas.
  • Fomentar habilidades sociais como trabalho em equipe, comunicação e negociação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA01: Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
  • EF02MA05: Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
  • EF02MA06: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

Conteúdo Programático

A atividade da lojinha integra o conteúdo programático de Matemática para o 2º ano do Ensino Fundamental, focando no sistema de numeração decimal, especificamente no valor posicional dos números e nas operações básicas de adição e subtração. A prática permitirá aos alunos explorar e aplicar esses conceitos em um contexto lúdico e significativo, reforçando a compreensão de como esses elementos matemáticos estão presentes no nosso cotidiano, especialmente no contexto comercial. Além disso, contribui para a capacidade de resolução de problemas e desenvolvimento de estratégias de cálculo mental, habilidades essenciais para a formação matemática dos alunos.

  • Sistema de numeração decimal e valor posicional.
  • Operações básicas de adição e subtração.
  • Cálculo mental para dar e receber troco.
  • Resolução de problemas matemáticos simples.
  • Desenvolvimento de estratégias para cálculo e negociação.

Metodologia

Esta atividade adota uma metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo educativo, aplicando conceitos matemáticos em situações reais e significativas. A criação e gestão da lojinha pelos próprios estudantes promove um ambiente de imersão, estimulando o engajamento, a cooperação entre pares e o desenvolvimento de competências sociais. A prática será suportada por momentos de discussão coletiva, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar estratégias, desafios e soluções encontradas, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Trabalho em equipe para criação e operação da lojinha.
  • Uso de dinheiro fictício para transações.
  • Atividades de cálculo mental para dar e receber troco.
  • Discussões coletivas para compartilhamento de estratégias e soluções.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão única de 180 minutos, oferecendo tempo suficiente para a montagem da lojinha, a prática das transações comerciais e a reflexão coletiva ao final.

  • Aula 1 da atividade: Montagem da lojinha, prática das transações, e discussão das estratégias e soluções.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada no envolvimento dos alunos durante todo o processo, incluindo a participação e colaboração na montagem e operação da lojinha, a aplicação de conceitos matemáticos na prática de compra e venda, e a capacidade de resolver problemas. Deve-se observar a qualidade das estratégias utilizadas pelos estudantes para o cálculo mental e resolução de problemas, assim como a contribuição nas discussões coletivas. A avaliação poderá incluir também um momento reflexivo, onde os alunos poderão expressar o que aprenderam, os desafios enfrentados e como foram superados, possibilitando ao professor identificar os avanços e dificuldades de cada aluno individualmente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e de fácil acesso, incentivando a criatividade dos alunos na criação da lojinha e dos produtos à venda. O uso de dinheiro fictício será essencial para a prática das transações comerciais, fomentando a aplicação de operações matemáticas de forma prática e significativa.

  • Papel, lápis e borracha para confecção de itens e etiquetas de preço.
  • Dinheiro fictício para simular as transações comerciais.
  • Objetos pequenos da sala de aula que possam ser usados como mercadorias.
  • Quadro branco ou cartolina para registro das transações e problemas matemáticos.

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