O Jogo das Contas na Lousa

Desenvolvida por: Grazie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Adição e Subtração

A atividade intitulada 'O Jogo das Contas na Lousa' foi desenvolvida para aprimorar as habilidades de cálculo mental e raciocínio matemático dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental por meio de atividades lúdicas aderentes à faixa etária. Durante o exercício, os alunos, organizados em pares, serão desafiados a resolver, em tempo limitado, operações básicas de adição e subtração apresentadas na lousa pelo professor. Essa dinâmica não apenas incentiva o pensamento rápido, mas também promove cooperação mútua entre os alunos, afinal, eles trabalham juntos para escolher e resolver as operações. Ao término da atividade, ocorre uma revisão coletiva das resoluções, proporcionando ao professor a oportunidade de explicar possíveis dúvidas e reforçar conceitos matemáticos tradicionais de forma colaborativa, solidificando o aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal propósito desta atividade é desenvolver habilidades matemáticas fundamentais, em especial o cálculo mental, e a capacidade de resolver problemas em equipe, algo essencial para o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos nesta fase educacional. Ao estimular o trabalho em pares, a atividade também busca promover habilidades sociais, como a empatia e a colaboração, cruciais para a formação do indivíduo.

  • Desenvolver o cálculo mental rápido através de operações de adição e subtração.
  • Promover a cooperação entre os alunos ao trabalhar em pares.
  • Reforçar a compreensão de conceitos básicos de matemática.
  • Encourajar a confiança ao apresentar soluções para a turma.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA05: Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está alicerçado na construção de habilidades essenciais de matemática, como a adição e subtração, promovendo um entendimento mais profundo das operações aritméticas fundamentais. Além disso, as atividades práticas e colaborativas fornecem um cenário propício para ao mesmo tempo desenvolver habilidades cognitivas e interpessoais.

  • Operações de adição e subtração simples.
  • Raciocínio lógico e cálculo mental.
  • Trabalho colaborativo e solução de problemas em equipe.

Metodologia

Nesta atividade, utilizamos uma abordagem colaborativa para incentivar o engajamento dos alunos através do trabalho em pares, uma metodologia eficaz para promover a aprendizagem ativa. Esse formato de aula permite que os alunos compartilhem ideias e estratégias, enquanto desenvolvem empatia e habilidades sociais em um ambiente de aprendizagem positivo. O uso da lousa como ferramenta principal, aliado ao tempo limitado para resolver problemas, aumenta a dinâmica e premia a rapidez e precisão do raciocínio.

  • Trabalho em pares como metodologia de aprendizagem.
  • Uso de atividades lúdicas para desenvolver habilidades aritméticas.
  • Resolução de problemas com tempo limitado como estratégia de engajamento.

Aulas e Sequências Didáticas

O tempo destinado à execução desta atividade é de 30 minutos, com início marcado por um breve resumo das operações que estarão dispostas na lousa. Em seguida, os alunos terão 10 minutos para resolver as operações, e os 10 minutos finais serão dedicados à revisão das respostas e esclarecimento de dúvidas. Esta estrutura permite um fluxo contínuo e bem definido, maximizando a eficiência do tempo de aula.

  • Aula 1: Realização e revisão do jogo das contas na lousa.
  • Momento 1: Introdução ao Jogo (Estimativa: 5 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos o objetivo do 'Jogo das Contas na Lousa'. Descreva que eles trabalharão em pares para resolver operações de adição e subtração rapidamente. É importante que todos compreendam que a atividade visa melhorar o cálculo mental e promover a cooperação entre colegas. Garanta que todos entendam as regras básicas do jogo.

    Momento 2: Formação dos Pares e Preparação (Estimativa: 5 minutos)
    Organize a turma em pares de maneira que todos se sintam confortáveis. Permita que os alunos escolham seus pares, mas observe se todos estão integrados. Forneça aos alunos cadernos e lápis para que possam anotar as operações e tentativas de resolução. Explique que cada par tentará resolver as operações o mais rápido possível, mas que o mais importante é a colaboração.

    Momento 3: Execução do Jogo das Contas (Estimativa: 12 minutos)
    Apresente as operações de adição e subtração na lousa de forma clara. Dê um tempo específico para que os pares discutam e anotem suas respostas. Caminhe pela sala, observando a cooperação entre os pares e oferecendo ajuda onde necessário. É importante que você observe não apenas a precisão das respostas, mas também a interação entre os alunos. Após cada conjunto de operações, revele as respostas corretas e parabenize as duplas que acertaram.

    Momento 4: Revisão Coletiva (Estimativa: 8 minutos)
    Conduza uma revisão coletiva discutindo as soluções das operações abordadas. Permita que os alunos queiram apresentar suas resoluções à turma. É uma oportunidade de reforçar os conceitos matemáticos e esclarecer dúvidas coletivamente. Incentive a participação ativa e estimule a confiança dos alunos em apresentar suas soluções. Realize perguntas para guiar a discussão e oferecer feedback positivo, elogiando o esforço colaborativo dos pares.

Avaliação

Para avaliar esta atividade, propõe-se a utilização de avaliações formativas onde o objetivo principal será entender como os alunos aplicam as habilidades de adição e subtração em um contexto de colaboração e pressão de tempo. Uma rubrica de avaliação será utilizada para guiar a observação do professor, focando em critérios como: precisão das operações resolvidas, participação e trabalho em equipe, e a capacidade de identificar e corrigir erros durante a revisão coletiva. Ao longo da atividade, o feedback contínuo será dado para apoiar o aprendizado e assegurar que todos os alunos compreendam os conceitos.

  • Uso de rubrica avaliativa centrada na habilidade de resolver operações corretamente e colaborar em pares.
  • Feedback contínuo para apoiar os alunos no entendimento dos erros e acertos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para a execução dessa atividade são bastante acessíveis e não exigem custo elevado, tendo como ferramenta principal o quadro (lousa) e materiais escolares básicos para a escrita e cálculo, como lápis e cadernos. Estes elementos devem ser adequados às idades dos alunos, assegurando que sejam capazes de manusear tais materiais de modo confortável e seguro durante toda a atividade.

  • Lousa e giz ou canetões apagáveis.
  • Cadernos e lápis para anotações individuais.
  • Quadro com operações pré-definidas para o jogo.

Inclusão e acessibilidade

Sabendo das exigências e desafios enfrentados diariamente pelos professores, buscamos fornecer um conjunto de sugestões práticas para garantir a inclusão de todos os alunos nesse jogo interativo. Os materiais são simples e de uso comum, enquanto a dinâmica do jogo foca em pares para contribuir na inclusão natural, onde cada aluno poderá suportar os diversos tempos de aprendizagem do outro. Esta forma de trabalhar em cooperação fomenta o pertencimento e a igualdade entre os alunos.

  • Parceria entre alunos garante que todos se sintam incluídos.
  • Empatia e apoio mútuo promovidos durante o exercício.
  • Atenção diferenciada a alunos mais tímidos ou que necessitam de auxílio durante o jogo.

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