Trilha do Metro!

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Grandezas e Medidas

Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar uma trilha no chão da sala de aula, utilizando fita adesiva colorida, para medir o comprimento usando unidades de medida padronizadas e não padronizadas. Os alunos trabalharão em grupos medindo e comparando suas trilhas, anotando os resultados no caderno. Isso ajudará a desenvolver a habilidade de estimar, medir e comparar comprimentos, conforme a habilidade EF02MA16. A atividade busca estimular a curiosidade das crianças e a aplicação prática dos conceitos de comprimento, medida e comparação, além de promover o trabalho cooperativo, uma vez que elas precisam discutir e decidir coletivamente a estratégia mais eficaz para criar a trilha e medir os resultados.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade de criar e medir uma trilha no chão com fita adesiva tem como principal objetivo desenvolver as habilidades dos alunos em estimar, medir e comparar comprimentos. Isso é alcançado ao permitir que os estudantes utilizem tanto unidades de medida padronizadas quanto não padronizadas, ampliando a compreensão de diferentes métodos de mensuração. Além disso, ao trabalharem em grupos, as crianças são incentivadas a desenvolver competências sociais, como comunicação, colaboração e resolução de conflitos. A atividade contribui para a construção de uma base sólida em matemática, essencial para o desenvolvimento cognitivo nesta fase escolar.

  • Desenvolver a habilidade de estimar, medir e comparar comprimentos.
  • Fomentar o trabalho cooperativo entre os alunos.
  • Promover o uso de diferentes unidades de medida padronizadas e não padronizadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA16: Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
  • EF02MA17: Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).
  • EF02MA18: Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange aspectos fundamentais das grandezas e medidas, focando no desenvolvimento das habilidades dos alunos em compreender e utilizar diferentes sistemas de medição. A atividade propicia uma aplicação prática dos conceitos de metro, centímetro e outras unidades comuns, enquanto introduz formas não padronizadas de mensuração, que estimulam a criatividade e o pensamento crítico nos estudantes. O currículo é enriquecido pela ênfase na prática colaborativa e na solução de problemas, tornando o aprendizado mais dinâmico e relevante para o contexto cotidiano dos alunos.

  • Conceitos de comprimento e medida.
  • Utilização de unidades padronizadas e não padronizadas.
  • Trabalho colaborativo e solução de problemas.

Metodologia

A metodologia da atividade está centrada na aprendizagem colaborativa, promove o trabalho em grupo e permite que os alunos aprendam uns com os outros enquanto lidam com os desafios de medir e comparar comprimentos. A abordagem prática reflete metodologias ativas, onde os alunos são os protagonistas de sua própria aprendizagem, incentivados a explorar e experimentar diferentes soluções para criar e medir suas trilhas. Esse método não só amplia o entendimento matemático dos alunos como também fortalece suas habilidades sociais e de resolução de problemas, essenciais para o desenvolvimento integral.

  • Aprendizagem colaborativa.
  • Exploração prática e experimental.
  • Estimulação do protagonismo infantil.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em uma aula de 60 minutos. Durante esse período, os alunos terão tempo suficiente para se organizarem em grupos, planejar e criar suas trilhas, medir e comparar os resultados, e finalmente discutir e refletir sobre o que aprenderam. Esse formato é projetado para garantir que cada aluno tenha oportunidade de participar ativamente e compreender os conceitos trabalhados, mantendo o engajamento e a motivação durante todo o processo de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação de grupos e execução da tarefa de medir e comparar trilhas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o projeto do dia: medição e comparação de trilhas utilizando fitas adesivas coloridas. Explique brevemente o objetivo da atividade e a importância de se familiarizar com diferentes unidades de medida. É importante que você envolva os alunos, perguntando o que eles já sabem sobre medições e comprimentos.

    Momento 2: Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas, garantindo que haja um equilíbrio quanto à participação e habilidades. Distribua as fitas adesivas coloridas, réguas e metros para cada grupo, explicando a importância do trabalho em equipe e da colaboração. Observe se todos estão participando ativamente e permita que eles escolham as cores das fitas, o que pode aumentar o engajamento.

    Momento 3: Planejamento da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os grupos a discutir e decidir coletivamente como irão criar e medir as trilhas. Incentive-os a pensar em diferentes estratégias e a considerar o que já sabem sobre medidas. Faça perguntas instigantes para estimular o pensamento crítico e assegure-se de que todos estão contribuindo para as discussões. Avalie o engajamento dos alunos durante estas interações.

    Momento 4: Execução da Tarefa (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua os grupos a começarem a criar suas trilhas com as fitas adesivas no chão da sala de aula. Eles devem usar tanto as réguas quanto os metros para medir os comprimentos e registrar seus resultados nos cadernos. Circule pela sala, oferecendo suporte, e faça perguntas para verificar o entendimento. É importante que você observe se os alunos estão medindo corretamente e que cada membro do grupo esteja contribuindo na tarefa. Registre observações sobre o progresso de cada grupo para fornecer feedback posterior.

    Momento 5: Reflexão e Compartilhamento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a atividade convidando os grupos a compartilhar suas experiências e resultados. Estimule uma discussão sobre os métodos usados, as dificuldades encontradas e o que aprenderam sobre medidas e comparações. Incentive os alunos a refletirem sobre o trabalho em equipe. Utilize essa discussão como uma forma de avaliação formativa, observando se os conceitos-chave foram compreendidos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão e acessibilidade de alunos que possam ter dificuldades de qualquer natureza, crie um ambiente acolhedor onde diferentes formas de aprendizado sejam aceitas e valorizadas. Use fichas visuais para indicar as etapas da atividade, garantindo que todas as crianças conseguem acompanhar. Para alunos que possam ter dificuldades motoras, adapte as atividades de forma que eles possam participar, como pedindo a ajuda de um colega para colar as fitas enquanto eles coordenam a localização. Encoraje todos os estudantes a ajudarem uns aos outros, promovendo o trabalho colaborativo.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada de maneira formativa e contínua, permitindo que os alunos recebam feedbacks construtivos durante todo o processo. O objetivo principal é avaliar a capacidade dos alunos de entender e aplicar os conceitos de medição em um contexto prático. Serão utilizados critérios específicos, como a precisão das medições e a capacidade de trabalhar em equipe. Um exemplo prático de avaliação envolve observar como os alunos discutem e decidem as estratégias de medição, analisando sua participação e cooperação dentro do grupo. Para garantir a inclusão, os critérios de avaliação poderão ser adaptados para atender às diferentes necessidades dos alunos, assegurando que todos tenham a oportunidade de demonstrar seu aprendizado. Além disso, será incentivado o uso de autoavaliação para promover a reflexão crítica dos alunos sobre seu próprio processo de aprendizagem.

  • Avaliação formativa e contínua.
  • Critérios adaptáveis para diferentes necessidades.
  • Uso de autoavaliação para estimular a reflexão crítica.

Materiais e ferramentas:

Os recursos materiais e didáticos para a atividade devem ser acessíveis e adequados para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Utilizaremos fitas adesivas coloridas para a construção das trilhas, bem como réguas e metros que servirão para a medição dos comprimentos. Cadernos e lápis serão utilizados para anotações, estimulando a prática do registro de dados e a comparação dos resultados obtidos. Esses materiais básicos são eficazes para cumprir os objetivos da atividade sem gerar custos adicionais significativos.

  • Fitas adesivas coloridas.
  • Réguas e metros para medições.
  • Cadernos e lápis para anotações.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos o importante papel dos professores em proporcionar um ambiente de aprendizagem inclusivo onde todos os alunos sintam-se valorizados e engajados. Mesmo sem condições ou deficiências específicas entre os alunos da turma, é fundamental planejar estratégias para garantir que todos tenham acesso igualitário à aprendizagem. Por fim, garantir a inclusão é um esforço contínuo que demanda empatia, criatividade e dedicação.

  • Utilização de estratégias de ensino diferenciadas para envolver todos os alunos.
  • Promoção de interações positivas e inclusivas entre os alunos.
  • Oportunidades de apoio individualizado, quando necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo