Esta atividade propõe uma abordagem prática e criativa para o ensino de geometria por meio da arte. Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de trabalhar com formas geométricas espaciais, como cubos e pirâmides, utilizando papelão, papel colorido, cola e tesoura para construí-las. O processo criativo envolvido no design desses sólidos geométricos permitirá que os estudantes explore seu entendimento sobre essas formas ao mesmo tempo em que aplicam conceitos geométricos de maneira divertida e significativa. A conclusão deste projeto envolverá uma 'galeria geométrica', onde cada aluno poderá exibir seu trabalho e observar as criações de seus colegas, promovendo uma discussão rica sobre as formas geométricas e sua presença tanto na arte quanto em objetos do cotidiano. Além de favorecer a compreensão das características das formas geométricas espaciais, a atividade incentiva o desenvolvimento de habilidades motoras finas, criatividade e trabalho em equipe.
O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada das formas geométricas espaciais, como cubos, blocos retangulares e pirâmides, e de suas propriedades, por meio de uma abordagem prática e criativa. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar essas formas no mundo ao seu redor e associá-las a objetos do cotidiano, além de compreender sua estrutura básica. Ao integrar geometria e arte, a atividade também visa estimular a criatividade dos estudantes, bem como suas habilidades manuais e capacidade de trabalhar em equipe, ao discutirem e exposição suas criações.
Este plano de aula aborda conceitos fundamentais da geometria espacial, como identificação de formas geométricas e suas propriedades, e os integra com expressões artísticas, promovendo uma compreensão multidisciplinar. Além do aspecto matemático, há também um foco na habilidade manual e criativa, importantíssima para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada nesta atividade, incentivando os alunos a aprenderem geometria de forma ativa. Os estudantes serão orientados a construir sólidos geométricos com suas próprias mãos, utilizando materiais como papel colorido e papelão. Esta abordagem prática é fundamental para que os conceitos matemáticos se tornem mais concretos e significativos, ao mesmo tempo que estimula a exploração artística, a criatividade e a colaboração entre os alunos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos serão introduzidos e a construção dos sólidos começará. A segunda aula será dedicada à finalização das peças e à montagem da galeria geométrica.
A avaliação será realizada com base na participação ativa dos alunos durante as aulas, na completude e na qualidade dos sólidos geométricos construídos, bem como na capacidade de trabalhar em equipe e na apresentação dos trabalhos na galeria geométrica. Será valorizada a criatividade e a habilidade de relacionar as formas com objetos do cotidiano, estimulando os alunos a verbalizarem suas inspirações e o processo de construção dos sólidos.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel colorido, papelão, cola e tesoura. Esses recursos são fundamentais para o desenvolvimento da atividade prática e estimulam a criatividade e o aprendizado tátil.
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