Arte Geométrica

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Artes
Temática: Geometria e Arte

Esta atividade propõe uma abordagem prática e criativa para o ensino de geometria por meio da arte. Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de trabalhar com formas geométricas espaciais, como cubos e pirâmides, utilizando papelão, papel colorido, cola e tesoura para construí-las. O processo criativo envolvido no design desses sólidos geométricos permitirá que os estudantes explore seu entendimento sobre essas formas ao mesmo tempo em que aplicam conceitos geométricos de maneira divertida e significativa. A conclusão deste projeto envolverá uma 'galeria geométrica', onde cada aluno poderá exibir seu trabalho e observar as criações de seus colegas, promovendo uma discussão rica sobre as formas geométricas e sua presença tanto na arte quanto em objetos do cotidiano. Além de favorecer a compreensão das características das formas geométricas espaciais, a atividade incentiva o desenvolvimento de habilidades motoras finas, criatividade e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada das formas geométricas espaciais, como cubos, blocos retangulares e pirâmides, e de suas propriedades, por meio de uma abordagem prática e criativa. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar essas formas no mundo ao seu redor e associá-las a objetos do cotidiano, além de compreender sua estrutura básica. Ao integrar geometria e arte, a atividade também visa estimular a criatividade dos estudantes, bem como suas habilidades manuais e capacidade de trabalhar em equipe, ao discutirem e exposição suas criações.

  • Compreender as propriedades das formas geométricas espaciais.
  • Associar formas geométricas a objetos do cotidiano.
  • Desenvolver habilidades motoras finas através do trabalho manual.
  • Estimular a criatividade na resolução de problemas geométricos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de apresentar e discutir trabalhos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda conceitos fundamentais da geometria espacial, como identificação de formas geométricas e suas propriedades, e os integra com expressões artísticas, promovendo uma compreensão multidisciplinar. Além do aspecto matemático, há também um foco na habilidade manual e criativa, importantíssima para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

  • Formas geométricas espaciais: cubo, pirâmide, bloco retangular.
  • Associação de formas geométricas a objetos do mundo físico.
  • Técnicas de construção com papel e papelão.
  • Expressão criativa através da geometria.
  • Organização e exposição de uma galeria geométrica.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada nesta atividade, incentivando os alunos a aprenderem geometria de forma ativa. Os estudantes serão orientados a construir sólidos geométricos com suas próprias mãos, utilizando materiais como papel colorido e papelão. Esta abordagem prática é fundamental para que os conceitos matemáticos se tornem mais concretos e significativos, ao mesmo tempo que estimula a exploração artística, a criatividade e a colaboração entre os alunos.

  • Introdução aos conceitos de formas geométricas espaciais.
  • Demonstração de técnicas para construção de sólidos geométricos.
  • Atividade prática: criação de sólidos geométricos.
  • Discussão em grupo sobre o processo criativo.
  • Montagem e apresentação da galeria geométrica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos serão introduzidos e a construção dos sólidos começará. A segunda aula será dedicada à finalização das peças e à montagem da galeria geométrica.

  • Aula 1: Introdução à geometria espacial e início da construção dos sólidos.
  • Aula 2: Finalização e exposição dos sólidos na galeria geométrica.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação ativa dos alunos durante as aulas, na completude e na qualidade dos sólidos geométricos construídos, bem como na capacidade de trabalhar em equipe e na apresentação dos trabalhos na galeria geométrica. Será valorizada a criatividade e a habilidade de relacionar as formas com objetos do cotidiano, estimulando os alunos a verbalizarem suas inspirações e o processo de construção dos sólidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel colorido, papelão, cola e tesoura. Esses recursos são fundamentais para o desenvolvimento da atividade prática e estimulam a criatividade e o aprendizado tátil.

  • Papel colorido
  • Papelão
  • Cola
  • Tesoura
  • Régua

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo