Aventura no Mercadinho da Sala

Desenvolvida por: Cícera… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Operações Matemáticas Básicas e Educação Financeira

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental irão criar e gerenciar um 'mercadinho' na sala de aula, utilizando itens de papel como produtos e dinheiro de brinquedo para transações. Cada produto terá um preço definido pelo professor, e os alunos realizarão compras e vendas entre si, praticando adição e subtração ao fazer trocas, calcular troco e efetuar pagamentos. Essa dinâmica tem como objetivo principal ensinar e reforçar operações matemáticas básicas em um contexto prático e divertido, aproximando os alunos de conceitos de educação financeira. Ao final da atividade, os estudantes registrarão todas as transações efetuadas para, posteriormente, revisá-las com o professor, discutindo estratégias de cálculo mental e verificando a precisão dos cálculos, promovendo assim uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos e financeiros aplicados.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão prática e aplicada dos conceitos de adição, subtração e educação financeira. Participando da simulação de um processo de compra e venda, os estudantes desenvolverão habilidades em realizar cálculos exatos e aproximados, utilizar estratégias de cálculo mental e entender o valor monetário e seu uso em situações do cotidiano. Este exercício também visa incentivar a interação entre os alunos, promovendo habilidades sociais e de negociação, enquanto aplicam matemática de forma lúdica e significativa.

  • Compreender e aplicar operações de adição e subtração em contextos práticos.
  • Desenvolver habilidades de cálculo mental e estratégias para efetuar cálculos exatos ou aproximados.
  • Entender o conceito de valor monetário e sua aplicação em situações de compra, venda e troco.
  • Fomentar a interação entre alunos através de atividades práticas e lúdicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA06: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
  • EF03MA24: Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade abrange conceitos fundamentais de operações matemáticas básicas, focando em adição e subtração, e introduz noções de educação financeira, incluindo o reconhecimento e a comparação de valores monetários. A metodologia ativa aplicada permite que os alunos sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem, consolidando o conhecimento teórico através da prática.

  • Operações de adição e subtração.
  • Cálculo mental.
  • Educação financeira: valores monetários, compra, venda e troco.
  • Estratégias de negociação e interação social.

Metodologia

A metodologia ativa será central nesta atividade. Os alunos estarão envolvidos em um processo de aprendizagem mão-na-massa, criando e gerenciando um mercadinho na sala de aula. Eles terão que aplicar conceitos matemáticos para executar transações e farão isso de forma colaborativa, negociando entre si. A revisão conjunta das transações efetuadas permitirá a reflexão sobre os cálculos realizados e a eficácia das estratégias de cálculo mental utilizadas.

  • Criação de um mercadinho na sala de aula.
  • Utilização de dinheiro de brinquedo para simular compras e vendas.
  • Negociação e interação entre os alunos durante as transações.
  • Revisão coletiva das transações e discussão sobre cálculos e estratégias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos criarão o mercadinho e iniciarão as transações. Na segunda aula, continuarão as atividades de compra e venda, e ao final, revisarão as transações realizadas e discutirão os cálculos e estratégias utilizadas.

  • Aula 1: Criação do mercadinho e início das transações.
  • Aula 2: Continuação das transações e revisão das atividades.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando a participação ativa dos alunos, a correta aplicação de conceitos matemáticos em suas transações e a capacidade de realizar cálculos mentais exatos ou aproximados. Será dada atenção especial à habilidade dos alunos de trabalhar em equipe, negociar e solucionar problemas. Exemplos de transações serão analisados em conjunto, valorizando o processo de aprendizagem e os avanços individuais e coletivos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade serão necessários itens de papel representando produtos, dinheiro de brinquedo, e fichas para anotação das transações. A sala de aula será organizada de forma a simular um ambiente de mercado, com 'lojas' gerenciadas pelos alunos.

  • Itens de papel representando produtos.
  • Dinheiro de brinquedo.
  • Fichas ou cadernos para anotação de transações.
  • Espaço na sala de aula para a simulação do mercadinho.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo