Caça ao Tesouro Geométrico

Desenvolvida por: Regian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Formas Geométricas e Orientação Espacial

Na atividade 'Caça ao Tesouro Geométrico', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o ambiente escolar em busca de objetos que correspondam a formas geométricas específicas, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera. Antes da aula, o professor preparará pistas enigmáticas que guiarão os alunos pelos diferentes espaços da escola. Cada pista será cuidadosamente elaborada para descrever ou apresentar charadas que se relacionem com a forma geométrica do objeto a ser encontrado. Para auxiliar na identificação, os alunos receberão folhas de papel com imagens das formas geométricas alvo. Eles serão organizados em pequenos grupos, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe, para encontrar todos os objetos propostos. Durante a busca, os estudantes também serão desafiados a desenhar o percurso realizado no mapa da escola, marcando as mudanças de direção e os pontos de referência utilizados, desenvolvendo suas habilidades de orientação espacial e associação.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover o reconhecimento e associação de formas geométricas espaciais a objetos do mundo físico, além de incentivar a capacidade dos alunos de descrever e representar movimentações no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido. Ao trabalhar em grupo para solucionar charadas e encontrar objetos, os estudantes exercitarão habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico. O desenho de trajetos no mapa da escola reforça a compreensão de orientação espacial, importante tanto para o cotidiano dos alunos quanto para fundamentar conhecimentos matemáticos relacionados à geometria e ao espaço.

  • Reconhecer formas geométricas espaciais em objetos do cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de orientação espacial e representação de trajetos.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a solução colaborativa de problemas.
  • Estimular o uso de pistas textuais para dedução de características geométricas.
  • Praticar a associação entre formas geométricas espaciais e seus nomes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA12: Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.
  • EF03MA13: Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.
  • EF03MA14: Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

Conteúdo Programático

A caça ao tesouro geométrico abrange estudos das formas geométricas espaciais, orientação espacial e representação de percursos, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos. Além de integrar conhecimentos matemáticos específicos, como a identificação de geometrias no entorno, a atividade propõe o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como colaboração e resolução de problemas em equipe, oferecendo uma experiência de aprendizado holístico e interativo.

  • Formas geométricas espaciais e suas propriedades.
  • Orientação espacial e representação de trajetos.
  • Uso de pistas textuais para localização e identificação de objetos.
  • Trabalho em equipe e habilidades colaborativas.

Metodologia

A atividade será guiada pela Metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde primeiro os alunos serão apresentados às formas geométricas por meio de um vídeo educativo como tarefa de casa. Durante a atividade em sala, a Aprendizagem Baseada em Jogos entra como o principal meio de exploração do conteúdo, através de uma caça ao tesouro, instigando a curiosidade e a pesquisa ativa dos alunos em um ambiente dinâmico e interativo.

  • Apresentação inicial com exemplos concretos de formas geométricas.
  • Divisão da turma em pequenos grupos para fomentar o trabalho colaborativo.
  • Uso de pistas enigmáticas para guiar a procura dos objetos.
  • Desenho do percurso no mapa da escola para representar a movimentação espacial.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça ao Tesouro Geométrico' será realizada ao longo de duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao conceito e receberão as instruções. A segunda sessão será dedicada à caça ao tesouro propriamente dita, incluindo a busca pelas pistas, identificação dos objetos e representação do percurso.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de formas geométricas espaciais e organização dos grupos.
  • Aula 2: Realização da caça ao tesouro e representação do percurso no mapa.

Avaliação

A avaliação será processual e baseada na participação ativa de cada aluno durante a atividade. Serão observados a colaboração dentro do grupo, a participação na discussão das pistas, a correta identificação das formas geométricas nos objetos encontrados e a habilidade em descrever e representar o percurso feito no mapa da escola. Além disso, o trabalho em grupo permitirá avaliar as habilidades socioemocionais desenvolvidas na atividade, como comunicação, solução de conflitos e trabalho em equipe. Uma breve avaliação escrita sobre as formas geométricas e suas propriedades poderá ser aplicada ao final para reforçar o aprendizado individual.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Caça ao Tesouro Geométrico', serão necessários diversos materiais como mapas simplificados da escola para os alunos desenharem o percurso, folhas com imagens das formas geométricas buscadas, e preparo prévio das pistas que guiarão a atividade. Recursos adicionais incluem acesso à internet para a pesquisa de formas geométricas e a criação de pistas desafiadoras, bem como materiais para escrita e desenho, como lápis, canetas e borrachas.

  • Mapas simplificados da escola
  • Folhas com imagens das formas geométricas
  • Pistas impressas
  • Acesso à internet
  • Materiais de escrita e desenho

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo