Caça ao Tesouro Numérico

Desenvolvida por: Keli G… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Adição e Subtração

Esta atividade prática levará os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a participar de uma saída de campo dinâmica e educativa num parque ou espaço amplo. Distribuídos em equipes, eles se engajarão na busca por 'tesouros' – caixas ou envelopes – meticulosamente escondidos nas áreas destinadas. Cada tesouro contém problemas de adições e subtrações cujos resultados desembocam em somas ou diferenças iguais. A tarefa das equipes será resolver esses problemas, identificando pares de sentenças matemáticas que coincidem, como em um quebra-cabeça numérico. Esta aventura culminará em uma reflexão coletiva sobre as diversas estratégias utilizadas para alcançar as respostas corretas, sublinhando a importância da igualdade na matemática e estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação prática dos conhecimentos matemáticos em contextos reais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fortalecer o entendimento dos alunos sobre adição e subtração através de uma metodologia ativa e envolvente, promovendo o desenvolvimento de habilidades de cálculo, raciocínio lógico e resolução de problemas em contextos práticos. Ao trabalharem em equipe, os alunos também aprimoram habilidades sociais, como cooperação, comunicação e liderança, ao mesmo tempo em que exploram os conceitos matemáticos de forma lúdica e significativa.

  • Resolver problemas de adição e subtração com diferentes estratégias.
  • Identificar a igualdade entre diferentes sentenças matemáticas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Aplicar conhecimentos matemáticos em situações reais.
  • Promover o raciocínio lógico e a criatividade na resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA11: Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada ao currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, enfatizando a compreensão de conceitos matemáticos fundamentais como adição, subtração e igualdade. Engajando os alunos em desafios práticos e colaborativos, essa abordagem foca na aplicabilidade da matemática no cotidiano, incentivando-os a perceber a relevância desses conhecimentos em diversas situações.

  • Adição e Subtração de números naturais.
  • Conceito de igualdade em matemática.
  • Estratégias de resolução de problemas matemáticos.
  • Trabalho em equipe e comunicação na resolução de problemas.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de saída de campo, os alunos serão divididos em equipes e engajados em uma busca por tesouros escondidos. Cada tesouro contém problemas matemáticos que desafiam os alunos a aplicarem seus conhecimentos de adição e subtração para encontrar pares de resultados iguais. Esta abordagem prática, lúdica e colaborativa visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre os conceitos matemáticos trabalhados, além de promover habilidades socioemocionais importantes.

  • Dinâmica de caça ao tesouro em grupo.
  • Resolução colaborativa de problemas matemáticos.
  • Discussão em grupo sobre estratégias de resolução.
  • Reflexão coletiva sobre a importância da igualdade na matemática.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução dos conceitos e a organização das equipes. A busca pelo tesouro e a resolução dos problemas acontecerão predominantemente nesta fase. A segunda aula será dedicada à discussão dos resultados, compartilhamento das estratégias e reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução, formação das equipes e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça, discussão dos resultados e reflexão.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na observação direta do engajamento dos alunos durante a atividade, sua capacidade de colaboração em equipe, a aplicação de estratégias de resolução de problemas e a precisão na identificação de pares de sentenças matemáticas iguais. Além disso, a participação na discussão final e o entendimento expresso sobre a importância da igualdade em matemática serão igualmente considerados. Será encorajado um ambiente de apoio onde o erro faz parte do processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como caixas ou envelopes para servir de 'tesouros', além de folhas de papel com os problemas matemáticos impressos. Espaço amplo ao ar livre é essencial para a ambientação da caça ao tesouro. Materiais básicos de escrita, como lápis e borracha, também serão utilizados pelas equipes durante a atividade.

  • Caixas ou envelopes para 'tesouros'.
  • Problemas matemáticos impressos.
  • Espaço ao ar livre.
  • Materiais de escrita (lápis, borracha).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo