Caça aos Tesouros Medidos

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Medidas de comprimento

Neste plano de aula, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão imersos em uma atividade prática denominada 'Caça aos Tesouros Medidos', projetada para promover o entendimento das medidas padrão, como metros e centímetros, de forma divertida e colaborativa. A turma será dividida em grupos pequenos e, utilizando mapas contendo instruções baseadas em medidas, eles partem em uma aventura emocionante pela sala de aula ou espaço determinado pela escola, à procura de 'tesouros' marcados com etiquetas que indicam suas medições exatas. Cada 'tesouro' encontrado e as respectivas medições serão discutidos em grupo para reafirmar o conhecimento sobre estimação, medição e comparação de medidas. Os alunos receberão rolos de fita métrica como ferramenta principal para esta investigação, simbolizando elementos de medição padronizados. A atividade não só incentiva o aprendizado prático das unidades de medida, mas também promove habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática das medidas padronizadas, especificamente metros e centímetros, e desenvolver habilidades na estimação, medição e comparação de comprimentos de maneira engajadora e significativa. Além disso, visa fortalecer o trabalho em equipe, a comunicação eficaz entre os colegas e a capacidade de seguir instruções detalhadas. Este plano de aula busca também familiarizar os estudantes com o uso de fitas métricas como instrumentos de medição, ajudando-os a reconhecer e valorizar a importância das unidades de medida no cotidiano.

  • Compreender e aplicar medidas padronizadas como metros e centímetros.
  • Praticar estimação, medição e comparação de comprimentos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Familiarizar-se com o uso de instrumentos de medição padronizados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA17: Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
  • EF03MA19: Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

Conteúdo Programático

Explorando medidas de comprimento através de atividades práticas, incentivamos os alunos a aprofundar seu entendimento sobre os conceitos matemáticos de medição e estimativa. Este plano foca em medidas padronizadas, como metros e centímetros, para ajudar os estudantes a compreenderem a importância e aplicação das mesmas no cotidiano. Através de uma caça ao tesouro planejada, os alunos praticarão a medição e comparação de objetos, utilizando fitas métricas, e trabalharão em equipe para resolver desafios propostos. Este conteúdo reforça a natureza tangível da matemática e sua relevância prática.

  • Conceitos de medida e unidades padrão (metro e centímetro).
  • Práticas de estimação e medição com fita métrica.
  • Comparação de medidas.
  • Trabalho em equipe e comunicação na resolução de problemas matemáticos.

Metodologia

A metodologia ativa será utilizada nesta atividade, com foco na aprendizagem baseada em problemas (PBL). Os alunos receberão desafios práticos e deverão aplicar conhecimentos adquiridos sobre medidas standard, estimativa e comparação para localizar e identificar objetos. Esta abordagem promove a interação entre os estudantes, fomentando o trabalho em equipe, e proporciona uma experiência de aprendizagem mais engajada e significativa. O uso de fita métrica como instrumento de medição será essencial, possibilitando aos alunos a prática da medição em um contexto real e relevante.

  • Aprendizagem baseada em problemas (PBL).
  • Uso de fita métrica para medição e comparação.
  • Trabalho em equipe para decifração das dicas do mapa.
  • Discussão em grupo sobre os resultados encontrados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 5 aulas, cada uma com 60 minutos de duração. As duas primeiras aulas serão dedicadas à exploração teórica das unidades de medida. As próximas três aulas serão destinadas à realização prática da caça ao tesouro, discussão dos resultados e reflexão sobre as aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução às unidades de medida - metro e centímetro.
  • Aula 2: Prática de estimação e comparação de medidas.
  • Aula 3: Caça aos tesouros medidos - parte 1.
  • Aula 4: Caça aos tesouros medidos - parte 2.
  • Aula 5: Discussão dos resultados e reflexão.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da observação contínua do engajamento dos alunos nas atividades propostas e na capacidade de trabalhar em equipe. Os grupos serão avaliados pela precisão das medições realizadas, comparando-se os valores estimados com as medidas reais dos objetos encontrados durante a caça ao tesouro. A participação individual também será considerada, avaliando-se a contribuição de cada aluno para o sucesso do grupo. Componentes como criatividade na resolução de problemas e habilidades de comunicação durante a atividade prática complementarão os critérios de avaliação. Exemplos práticos de bom desempenho incluirão demonstrações claras de compreensão das unidades de medida e eficiência na utilização das fitas métricas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, o recurso principal será a fita métrica, um instrumento vital para a prática de medição. Mapas customizados serão concebidos para guiar os alunos na busca, cada um contendo dicas baseadas em medidas. Objetos variados, previamente medidos e etiquetados com suas respectivas medidas, serão escondidos no ambiente da escola. Além destes, materiais para registro, como lápis e papel, serão fornecidos para que os alunos anotem suas estimativas e medições. A preparação e ambientação do espaço físico para simular a caça ao tesouro incentivará ainda mais o envolvimento dos alunos.

  • Fitas métricas.
  • Mapas do tesouro personalizados.
  • Objetos diversos com etiquetas de medida.
  • Lápis e papel para registro.
  • Espaço preparado para a atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo