Construtores de Histórias Numéricas

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Criação e Resolução de Problemas Matemáticos

Nesta atividade, intitulada 'Construtores de Histórias Numéricas', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar em uma experiência matemática criativa e estimulante. Inicialmente, cada aluno receberá cartões coloridos que contêm números e sinais de operações matemáticas básicas: adição e subtração. A partir destes cartões, os estudantes serão desafiados a criar suas próprias histórias contendo problemas matemáticos. O cerne dessa tarefa residirá na habilidade dos alunos em tecer narrativas coerentes e interessantes, que possibilitem a inserção natural dos problemas matemáticos concebidos. Após a criação, haverá um momento coletivo onde as histórias serão compartilhadas com a turma, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo. Esse método, além de fomentar a capacidade interpretativa e criativa, reforça a compreensão das operações matemáticas de forma lúdica, incentivando o pensamento crítico e a habilidade de resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participarem da atividade 'Construtores de Histórias Numéricas', os alunos serão capazes de desenvolver diversas habilidades essenciais para o seu crescimento acadêmico e pessoal. Esses objetivos incluem aprimorar o raciocínio lógico-matemático enquanto enfrentam o desafio de construir e solucionar problemas matemáticos inseridos em contextos significativos. Além disso, a tarefa estimula a criatividade e a inovação, uma vez que requer a criação de histórias originais. Os estudantes também terão a oportunidade de melhorar suas competências comunicativas e de escuta ativa ao compartilhar suas histórias com os colegas, fomentando um ambiente colaborativo de aprendizado.

  • Desenvolver habilidades de cálculo e raciocínio lógico-matemático através da criação e resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de contar histórias integrando conceitos matemáticos.
  • Promover a compreensão das operações de adição e subtração em contextos significativos e aplicáveis.
  • Fortalecer a comunicação e a escuta ativa no processo de compartilhar e discutir as histórias em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA03 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração envolvendo números de até três algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com ou sem reserva.
  • EF03MA07 - Resolver e elaborar problemas que envolvam adição e subtração de números racionais cuja representação decimal seja finita, com números naturais e entre eles, com contextos significativos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para 'Construtores de Histórias Numéricas' envolve explorar de maneira lúdica e profunda as operações matemáticas de adição e subtração, buscando além da aplicação mecânica dessas operações, sua assimilação em contextos que façam sentido para os alunos. Isso incentiva não somente a habilidade de cálculo, mas também o desenvolvimento do raciocínio lógico e a capacidade de aplicar o conhecimento matemático em diversas situações do cotidiano.

  • Operações matemáticas básicas: adição e subtração.
  • Criação de histórias que envolvam problemas matemáticos.
  • Resolução de problemas matemáticos em contextos significativos.
  • Compartilhamento e discussão coletiva das histórias e problemas matemáticos.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade 'Construtores de Histórias Numéricas' é baseada em aprendizagem ativa, onde os alunos são protagonistas no processo de construir conhecimento. Através da manipulação de cartões com números e signos matemáticos, os alunos serão incentivados a criar histórias que integrem problemas matemáticos, promovendo assim uma aprendizagem significativa. Este processo não somente engaja os alunos através da criatividade e do lúdico, mas também possibilita a consolidação de conceitos matemáticos básicos de forma prática e contextualizada.

  • Uso de cartões coloridos com números e sinais para criação de histórias matemáticas.
  • Atividades em grupo para troca de ideias e construção colaborativa de conhecimento.
  • Apresentação e discussão das histórias criadas para toda a turma.
  • Incentivo ao raciocínio lógico e à criatividade no processo de aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Construtores de Histórias Numéricas' será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade e começarão a criação de suas histórias. A segunda aula será destinada à finalização das histórias e ao compartilhamento das mesmas com a turma.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Finalização das histórias e compartilhamento com a turma.

Avaliação

A avaliação dos alunos na atividade 'Construtores de Histórias Numéricas' será formativa e contínua, com foco na participação, engajamento e esforço demonstrado durante todo o processo de criação e compartilhamento das histórias. Serão considerados o uso criativo dos cartões, a coesão da história criada com os problemas matemáticos propostos e a capacidade de resolução dos problemas pelos colegas. A avaliação será realizada ao longo das duas aulas, através da observação direta e do diálogo entre o professor e os alunos, garantindo feedback construtivo que auxilie no desenvolvimento contínuo das habilidades matemáticas e criativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Construtores de Histórias Numéricas', serão necessários recursos simples e acessíveis. Cartões coloridos serão usados para representar números e sinais de operações, facilitando a manipulação pelos alunos. Além disso, será preciso ter espaços adequados para as discussões em grupo e apresentações, promovendo um ambiente colaborativo e acolhedor. O uso de quadro e marcadores para anotações gerais e auxílio nas explicações também será importante para o bom desenvolvimento da atividade.

  • Cartões coloridos com números e sinais de adição e subtração.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e discussões.
  • Quadro e marcadores para anotações e suporte visual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo