A atividade propõe transformar a sala de aula em uma grande cena de investigação, onde os alunos serão detetives encarregados de resolver casos de multiplicação. Antes da aula, o professor deverá preparar e distribuir pela sala cartões com problemas de multiplicação, consistentes com a habilidade EF03MA07 da BNCC. Cada problema solucionado levará a uma pista que aponta para o próximo, criando uma cadeia investigativa que encoraja o pensamento lógico e a aplicação de diversas estratégias de cálculo. A atividade engaja os alunos em um processo ativo de aprendizagem, usando elementos da metodologia ativa Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os estudantes tomam a frente do seu processo de aprendizado através da resolução de problemas práticos em um contexto de jogo.
Os principais objetivos desta atividade envolvem a aplicação e compreensão dos conceitos de multiplicação por parte dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, incluindo a resolução e elaboração de problemas que envolvem adição de parcelas iguais e a representação em disposição retangular. Pretende-se que, através desta dinâmica de investigação, os alunos desenvolvam habilidades de cálculo mental, raciocínio lógico e compreensão de problemas matemáticos, assim como fomentar o trabalho colaborativo e a troca de estratégias entre pares, valorizando as diversas formas de resolver os mesmos problemas.
Este plano de aula é centrado na habilidade matemática de multiplicação, abordada como adição de parcelas iguais e disposição retangular, de acordo com os parâmetros curriculares nacionais. A atividade é desenhada para provocar nos alunos o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, raciocínio lógico e cálculo mental, dentro de um contexto lúdico e colaborativo.
Adotando uma abordagem de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem, incentivando a autodescoberta e a resolução colaborativa de problemas. O ambiente é preparado para imitar uma cena de investigação, onde os 'casos de multiplicação' funcionam como pistas em um grande jogo de descoberta, estimulando os alunos a aplicarem diversas estratégias de cálculo para avançar.
A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução aos conceitos de multiplicação e a explicação da dinâmica dos detetives. A segunda aula será dedicada à resolução dos casos, discussão das estratégias e consolidação dos aprendizados.
A avaliação será processual, observando a participação, engajamento e a aplicação correta dos conceitos de multiplicação para a solução dos problemas propostos. Serão valorizadas a criatividade, colaboração entre pares e a habilidade de utilizar diversas estratégias de cálculo. A discussão final sobre as estratégias utilizadas servirá também como instrumento avaliativo, permitindo ao professor identificar avanços e aspectos a serem reforçados.
Para a realização desta atividade, serão necessários cartões ou folhas com os problemas de multiplicação, pistas impressas que conectam os problemas, e espaços na sala que possam ser utilizados como 'cenas do crime'. Adicionalmente, pode-se fazer uso de lousa para a discussão coletiva das estratégias de resolução.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula