Divisão Doce

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Operações Matemáticas - Divisão

A atividade 'Divisão Doce' é projetada para introduzir e praticar o conceito de divisão de maneira lúdica e interativa. Utilizando balas como objetos de aprendizagem, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a divisão, tanto equitativa quanto com resto, de modo prático e saboroso. Eles serão organizados em grupos e receberão um número igual de balas. O professor apresentará problemas de divisão variados, que os alunos deverão resolver, distribuindo as balas conforme as questões propostas. Esta atividade tem como objetivo não apenas a prática da operação de divisão mas também estimular a habilidade de trabalhar em equipe, resolver problemas e promover a reflexão sobre o conceito de 'resto' em divisões não exatas. Ao final, os estudantes serão encorajados a registrar suas estratégias, resultados e observações sobre os exercícios apresentados, favorecendo assim uma reflexão aprofundada sobre divisão como repartição equitativa e medida.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem para a atividade 'Divisão Doce' focam não só na habilidade de realizar divisões de forma prática e concreta mas também na compreensão profunda dos conceitos por trás dessa operação matemática. Espera-se que os alunos sejam capazes de resolver e elaborar problemas de divisão com e sem resto, utilizando estratégias e registros pessoais. A atividade visa fortalecer a associação entre o quociente e as partes fracionárias de um todo, com especial atenção para as divisões com resultados exatos. Além disso, pretende-se desenvolver no aluno a compreensão de que a divisão pode ser utilizada para dividir igualmente bem como para medir, engajando-os em discussões que aprimorem seu raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas.

  • Resolver e elaborar problemas de divisão com e sem resto, explorando os conceitos de repartição equitativa e medida.
  • Associar o quociente de uma divisão à ideia de frações do tipo metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação durante a resolução de problemas em grupo.
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre os resultados das divisões, especialmente em casos com resto.
  • Praticar registros matemáticos através da documentação das estratégias e resultados obtidos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA08: Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
  • EF03MA09: Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Conteúdo Programático

A atividade se enquadra no conteúdo programático de Matemática do 3º ano do Ensino Fundamental, abordando especificamente a operação matemática de divisão. Serão explorados com mais detalhe os significados de repartição equitativa e de medida através de problemas práticos que permitam aos alunos aplicar e refletir sobre esses conceitos. A inclusão do conceito de resto em algumas operações proporcionará uma compreensão mais abrangente da divisão, além de fomentar o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas e registros pessoais.

  • Conceitos e operações de divisão.
  • Divisão equitativa e divisão como medida.
  • O conceito de resto em divisões.
  • Estratégias de resolução de problemas de divisão.
  • Registro e reflexão sobre processos de divisão.

Metodologia

A metodologia da atividade 'Divisão Doce' será fundamentada na abordagem mão-na-massa e aprendizagem baseada em jogos. Esta combinação permite uma experiência de aprendizado ativa, prática e engajadora. Através do uso lúdico de balas como material didático, os alunos poderão visualizar e manipular objetos concretos para resolver problemas de divisão propostos, o que favorece o entendimento da matéria de uma maneira mais intuitiva. A formação de grupos promoverá a colaboração entre os alunos, incentivando o debate de estratégias e soluções, além de desenvolver habilidades sócio-emocionais importantes.

  • Utilização de objetos concretos (balas) para explorar a divisão.
  • Abordagem mão-na-massa para solução de problemas.
  • Aprendizagem baseada em jogos e atividades em grupo.
  • Discussões em grupo sobre estratégias e soluções.
  • Registro das observações e resultados por cada grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução à atividade e distribuição dos materiais, seguida da explicação do uso das balas para a representação dos problemas de divisão. Na segunda aula, os alunos irão aplicar o que aprenderam, utilizando as balas para resolver os problemas propostos em grupo, discutindo estratégias e registrando seus resultados e observações.

  • Aula 1: Introdução à atividade e distribuição do material. Explicação e prática inicial com exemplos simples de divisão utilizando balas.
  • Aula 2: Resolução de problemas de divisão em grupos, discussão e registro dos resultados e estratégias utilizadas.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Divisão Doce' será baseada na participação dos alunos durante a atividade, na habilidade de trabalhar em equipe, na precisão das soluções dos problemas de divisão propostos, e especialmente, nos registros de resolução e observações feitas pelos grupos. Será valorizada a capacidade de pensar criticamente sobre os problemas, especialmente aqueles que envolvem resto, e a habilidade de comunicar suas estratégias e conclusões. Um componente importante da avaliação será a reflexão escrita sobre o processo de aprendizagem, que deve demonstrar entendimento dos conceitos matemáticos abordados e das estratégias utilizadas para o enfrentamento e solução dos problemas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Divisão Doce', serão necessários os seguintes recursos: um número suficiente de balas para cada grupo de alunos, folhas de papel ou cadernos para o registro das estratégias usadas e dos resultados obtidos por cada grupo, e quadro branco ou lousa para demonstrações e discussões gerais. A escolha das balas como recurso didático não só facilita a compreensão do conceito de divisão de maneira prática e tátil mas também adiciona um elemento lúdico ao aprendizado, mantendo os alunos engajados.

  • Balas em quantidade suficiente para os grupos.
  • Folhas de papel ou cadernos para registros.
  • Quadro branco ou lousa para instruções gerais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo