Exploradores de Formas na Arte

Desenvolvida por: João E… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Formas Geométricas e Arte

A atividade 'Exploradores de Formas na Arte' é concebida para proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma rica experiência de aprendizado interdisciplinar, fundindo matemática e arte. Através de uma saída de campo virtual à Casa de Portinari, os estudantes terão a oportunidade de explorar as principais obras de Candido Portinari, focando na identificação de formas geométricas espaciais, como cubos, cilindros e cones. Esta experiência é precedida por um vídeo introdutório sobre a vida e trabalho de Portinari e seguida por atividades dinâmicas em sala de aula e discussões em grupo. Os alunos utilizarão 'diários de explorador' para registrar suas descobertas, incentivando a observação atenta e capacidades de análise. Este método ativo de aprendizado visa não apenas fortalecer a compreensão das formas geométricas e suas aplicações no mundo real, mas também estimular a apreciação da arte brasileira e fomentar habilidades de trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover a habilidade dos alunos de identificar e relacionar formas geométricas espaciais presentes no contexto da arte, incentivando um olhar mais crítico e analítico sobre as obras que observam. Além disso, busca-se incentivar a apreciação da arte e da história cultural brasileira, bem como desenvolver habilidades de registro e comunicação de descobertas científicas e artísticas. O trabalho em equipe e a discussão com os pares serão essenciais para a troca de perceções e ampliação do conhecimento sobre a matéria.

  • Identificar e nomear formas geométricas espaciais em obras de arte.
  • Desenvolver habilidades de observação crítica e analítica.
  • Incentivar a apreciação da arte e cultura brasileira.
  • Fomentar habilidades de registro, comunicação e trabalho em equipe.

Conteúdo Programático

A integração da arte com a matemática oferece uma abordagem dinâmica para a exploração de formas geométricas espaciais, promovendo um aprendizado mais significativo e contextualizado. O uso de diários de explorador para a documentação das descobertas estimula o pensamento crítico e a expressão criativa dos alunos.

  • Exploração de formas geométricas espaciais na arte.
  • Observação e análise crítica de obras de arte.
  • Registro e comunicação de descobertas.
  • Trabalho em equipe e discussão em grupo.

Metodologia

Esta atividade emprega metodologias ativas como Saída de Campo Virtual, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, para engajar os alunos ativamente na aprendizagem. A saída de campo virtual permite explorar as obras de Portinari, enquanto a aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida incentivam a preparação prévia e a discussão posterior em sala.

  • Vídeo introdutório sobre Portinari.
  • Saída de campo virtual à Casa de Portinari.
  • Uso de 'diários de explorador' para registro de descobertas.
  • Discussões em grupo sobre as formas geométricas observadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 8 aulas de 90 minutos cada, totalizando 12 horas de duração. Iniciará com a exibição do vídeo introdutório, seguida pela visita virtual, trabalho em grupo e finalização com a discussão das descobertas.

  • Aula 1: Introdução ao tema e exibição do vídeo sobre Portinari.
  • Aulas 2 e 3: Preparação e início da visita virtual à Casa de Portinari.
  • Aulas 4 e 5: Continuação da visita virtual e início do preenchimento dos diários.
  • Aulas 6 e 7: Trabalho em grupo para discussão das observações.
  • Aula 8: Apresentação e compartilhamento das descobertas com a turma.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a visita virtual, na qualidade e detalhamento das anotações e desenhos em seus 'diários de explorador', e na contribuição para as discussões em grupo. Será valorizada a capacidade de identificar corretamente as formas geométricas nas obras de arte e descrever como estas compõem as mesmas. Exemplos de descobertas singulares e análises detalhadas receberão atenção especial. O trabalho em equipe também será um critério relevante, avaliando como os alunos cooperam e compartilham conhecimento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão essenciais recursos digitais como acesso à internet para a visita virtual à Casa de Portinari, projetor ou smart TV para a exibição do vídeo introdutório, e materiais para anotação, como cadernos ou 'diários de explorador'. Ferramentas de desenho também serão necessárias para permitir que os estudantes registrem as formas geométricas encontradas.

  • Acesso à internet e computadores ou tablets.
  • Projetor ou smart TV.
  • Diários de explorador ou cadernos de anotação.
  • Lápis, canetas e materiais de desenho.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo