Exploradores do Espaço Geométrico

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Formas Geométricas Espaciais

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a aplicar seus conhecimentos sobre formas geométricas espaciais de uma maneira lúdica e envolvente. Divididos em grupos, receberão o desafio de criar um mapa de um tesouro imaginário, onde deverão utilizar formas geométricas como cubos, esferas e cilindros para representar diferentes elementos do mapa. O processo criativo incluirá a descrição do trajeto até o tesouro, marcando mudanças de direção e sentido, encorajando os alunos a se expressarem e pensarem espacialmente. Após a criação dos mapas, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua obra para a turma, explicando o trajeto e as formas geométricas escolhidas, promovendo assim uma rica troca de experiências e aprimoramento da capacidade de comunicação e argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é possibilitar que os alunos desenvolvam habilidades de reconhecimento, descrição e representação de formas geométricas espaciais, bem como aprimorar sua capacidade de descrição espacial, comunicação e trabalho em equipe. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de associar as formas geométricas espaciais a objetos do mundo físico, descrever características dessas formas e representar espacialmente trajetos e direções. Além disso, a atividade visa incentivar a criatividade e a aplicação prática de conceitos matemáticos em contextos lúdicos.

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e nomear formas geométricas espaciais.
  • Aprimorar a capacidade de descrição e representação espacial.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação efetiva.
  • Fomentar a criatividade no uso de conceptos matemáticos.
  • Associar matemática a situações práticas e lúdicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA12: Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.
  • EF03MA13: Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.
  • EF03MA14: Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

Conteúdo Programático

Esta atividade é uma oportunidade para explorar conceitos matemáticos relacionados com figuras geométricas espaciais, descrição e representação de trajetórias, e mudanças de direção e sentido, de forma integrada e significativa. Ao promover o uso de conhecimentos de geometria em uma tarefa criativa, esta atividade contribui para que os alunos consolidem aprendizados anteriores e desenvolvam novas competências de forma lúdica e colaborativa.

  • Figuras geométricas espaciais: Cubo, esfera e cilindro.
  • Descrição de trajetos e representação de movimentos.
  • Mudanças de direção e sentido na descrição de trajetos.
  • Associação de formas geométricas com objetos do mundo físico.
  • Trabalho em equipe e comunicação.

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada nesta atividade, com o intuito de estimular o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem através da gamificação. Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a resolver um problema prático através da criação de um mapa do tesouro utilizando conceitos matemáticos. Esta abordagem promove não apenas a aplicação de conhecimentos específicos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, criativas e de raciocínio lógico.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para fomentar a cooperação.
  • Utilização de materiais recicláveis e de baixo custo para a construção dos mapas.
  • Sessão de brainstorming em grupo para planejar a criação do mapa.
  • Apresentação dos mapas aos colegas, promovendo a oratória.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos serão revisados e os alunos começarão a trabalhar em seus projetos de mapa. A segunda aula será dedicada à finalização dos mapas e apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Revisão dos conceitos e início da criação dos mapas.
  • Aula 2: Finalização dos mapas e apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como criatividade, aplicação correta dos conceitos matemáticos de figuras geométricas espaciais, qualidade da descrição espacial e eficácia da apresentação em grupo. Será dada atenção especial ao envolvimento de todos os membros do grupo e à maneira como comunicam suas ideias. A capacidade de argumentação, o uso criativo dos materiais e a colaboração dentro do grupo também serão critérios importantes.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel, lápis de cor, tesoura, cola e materiais recicláveis. Estes materiais permitem que os alunos se expressem criativamente enquanto aplicam conceitos matemáticos. O uso de recursos visuais como imagens de formas geométricas também será integrado para ajudar na associação destas com objetos do mundo real.

  • Papel e lápis de cor para a elaboração dos mapas.
  • Tesoura, cola e materiais recicláveis para construção de elementos tridimensionais.
  • Imagens de formas geométricas espaciais para referência.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo