Feira dos Milhares

Desenvolvida por: Thaís … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Matemática financeira e numeração

A atividade 'Feira dos Milhares' propõe uma abordagem lúdica e prática para o aprendizado da matemática financeira e conceitos de numeração no contexto de uma feira organizada pelos próprios alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de 'comprar' e 'vender' itens variados, usando dinheiro de brinquedo. Cada item estará etiquetado com preços em números naturais até a unidade de milhar, desafiando os estudantes a ler, escrever e comparar os valores para fazer escolhas conscientes durante suas transações. Através dessa simulação de mini-economia, pretende-se não apenas ensinar conceitos matemáticos básicos, como leitura e escrita de números grandes, adição e comparação de valores, mas também habilidades sociais como negociação, planejamento e tomada de decisão em um ambiente divertido e interativo. Esse cenário fornece a base para uma compreensão mais profunda dos números em um contexto realista e promove o desenvolvimento de cálculo mental, preparando os alunos para situações cotidianas de compra e venda, bem como para futuras competências financeiras.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da atividade 'Feira dos Milhares' é desenvolver competências e habilidades matemáticas de forma significativa, ligando teoria à prática por meio de uma metodologia ativa. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de ler, escrever e comparar números naturais até a ordem de unidade de milhar com confiança, utilizando-os em contextos do cotidiano, como transações financeiras simplificadas. Além disso, os alunos deverão desenvolver habilidades de cálculo mental, somando e subtraindo valores, e aplicar noções básicas de matemática financeira, como a comparação de preços para escolhas econômicas informadas. Este exercício prático também visa fortalecer a capacidade de negociação e tomada de decisão dos estudantes, estimulando o pensamento crítico e a autonomia.

  • Ler, escrever e comparar números naturais até a unidade de milhar.
  • Desenvolver habilidades de cálculo mental com adições e subtrações.
  • Aplicar conceitos de matemática financeira em situações práticas de compra e venda.
  • Exercitar habilidades sociais como negociação, planejamento e tomada de decisão.
  • Compreender e utilizar números em contextos realistas de transações financeiras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA01: Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.
  • EF03MA03: Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Conteúdo Programático

A atividade envolve conceitos essenciais de numeração, focando especialmente na leitura, escrita e comparação de números naturais até unidades de milhar. Além disso, abordará de maneira prática os fundamentos de matemática financeira, incluindo cálculo mental e as primeiras noções sobre economia em um contexto acessível para alunos do 3º ano. A experiência simulada de compra e venda será enriquecida com discussões sobre valor monetário, habilidades de negociação e a importância do planejamento financeiro, conectando conhecimentos matemáticos com habilidades de vida essenciais.

  • Números naturais até a unidade de milhar: leitura, escrita e comparação.
  • Fundamentos da matemática financeira: adição, subtração e cálculo mental.
  • Noções básicas de economia: compra, venda, negociação e planejamento financeiro.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais e de tomada de decisão em contextos financeiros.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada durante a 'Feira dos Milhares', proporcionando uma experiência imersiva onde o aprendizado emerge naturalmente através da interação dos alunos com o ambiente proposto. Os estudantes serão incentivados a participar ativamente, assumindo os papéis de vendedores e compradores em um cenário de feira. Este ambiente simulado não apenas facilita a compreensão dos conceitos matemáticos de forma lúdica, mas também promove o desenvolvimento de habilidades sociais importantes. A dinâmica da atividade incluirá momentos de reflexão e discussão em grupo, permitindo que os alunos compartilhem estratégias, dilemas e soluções encontradas durante a simulação.

  • Utilização da Aprendizagem Baseada em Jogos para simular uma feira de vendas.
  • Roda de conversa para planejamento e discussão de estratégias.
  • Reflexão coletiva sobre as experiências de compra e venda.
  • Atividades de cálculo mental para otimizar transações.
  • Dinâmicas de grupo para estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Feira dos Milhares' está planejada para ser realizada em duas sessões de uma hora cada. Na primeira aula, haverá uma introdução aos conceitos matemáticos e financeiros, além do planejamento e preparação da feira. A segunda aula será dedicada à realização da feira, seguida de reflexão e discussão sobre as experiências de compra e venda.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e planejamento da feira.
  • Aula 2: Realização da feira e reflexão sobre as experiências.

Avaliação

A avaliação da 'Feira dos Milhares' será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante toda a atividade. Observará a habilidade de leitura, escrita, comparação de números e a aplicação de operações matemáticas básicas em situações práticas. Além disso, a capacidade de negociação, planejamento e tomada de decisão serão considerados, assim como a reflexão sobre suas estratégias e escolhas financeiras. Feedback individual e em grupo será fornecido, destacando pontos positivos e áreas para aprimoramento. Exemplos específicos de desempenhos exemplares e desafios enfrentados servirão de base para essa avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Feira dos Milhares', serão necessários materiais como dinheiro de brinquedo, etiquetas para preços, papel e canetas para anotações e planejamento, além de itens simulando produtos para serem 'vendidos' na feira. Uma parte significativa dos recursos está focada em criar um ambiente que simule uma experiência de feira realística, permitindo que os alunos mergulhem na atividade de maneira envolvente e educativa.

  • Dinheiro de brinquedo para simulação das transações financeiras.
  • Etiquetas para preços dos produtos.
  • Papel e canetas para anotações e planejamento da feira.
  • Itens variados para simulação dos produtos à venda.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo