Mercadinho da Matemática

Desenvolvida por: Leandr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Educação Financeira e Operações Matemáticas

A atividade 'Mercadinho da Matemática' é uma proposta lúdica e interativa para ensinar conceitos fundamentais de matemática e educação financeira aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Transformando a sala de aula em um pequeno mercado, os alunos serão imersos em um ambiente onde cada um terá a tarefa de 'comprar' e 'vender' itens utilizando dinheiro fictício. Este cenário proporciona uma excelente oportunidade para a prática de operações de adição e subtração, enquanto gerenciam o controle financeiro de suas 'lojas'. Através desta dinâmica, os alunos aplicarão o cálculo mental e escrito em situações práticas, promovendo a interação social e habilidades de negociação. Além disso, a atividade visa introduzir conceitos básicos de educação financeira, preparando os alunos para tomadas de decisões financeiras responsáveis no futuro. O professor desempenhará um papel fundamental, propondo problemas baseados nas situações de 'mercado', com o objetivo de fomentar o raciocínio rápido e a aplicação efetiva dos conhecimentos matemáticos adquiridos em sala de aula. Esta abordagem não só solidifica a aprendizagem matemática como também ensina valiosas lições de vida em um ambiente divertido e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade englobam a promoção da compreensão e aplicação de números naturais em contextos significativos do dia a dia, desenvolvendo habilidades de cálculo mental e escrito e introduzindo conceitos iniciais de educação financeira. Os alunos aprenderão a ler, escrever e comparar números naturais até a ordem de unidade de milhar, familiarizando-se com o sistema de numeração decimal. Além disso, a atividade visa estimular a resolução de problemas envolvendo adição e subtração de forma prática e contextualizada, impulsionando a habilidade de realizar operações matemáticas fundamentais com confiança e precisão. Através da interação e do jogo de papéis, os alunos também desenvolverão soft skills importantes, como comunicação, negociação, e tomada de decisões, preparando-os para lidar com situações financeiras simples do cotidiano.

  • Compreender e aplicar números naturais em contextos do dia a dia.
  • Desenvolver habilidades de cálculo mental e escrito.
  • Introduzir conceitos básicos de educação financeira.
  • Resolver problemas utilizando adição e subtração.
  • Promover a interação social e habilidades de negociação.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF03MA01
  • description": "Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna." }, { "code": EF03MA02
  • description": "Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens." }, { "code": EF03MA05
  • description": Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará conceitos essenciais de matemática e educação financeira por meio de uma abordagem prática e interativa, visando a compreensão de números naturais, operações de adição e subtração, e introdução à educação financeira. Será dado um especial enfoque na leitura, escrita e comparação de números naturais, além do desenvolvimento de habilidades de cálculo mental e escrito, preparando os alunos para aplicar estes conhecimentos em situações práticas e cotidianas, como gerenciamento de um pequeno negócio no contexto do 'Mercadinho da Matemática'.

  • Leitura, escrita e comparação de números naturais até a unidade de milhar.
  • Características do sistema de numeração decimal.
  • Cálculo mental e escrito envolvendo adição e subtração.
  • Conceitos básicos de educação financeira.
  • Resolução de problemas matemáticos em contextos significativos.

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada para engajar os alunos por meio da aprendizagem baseada em problemas e interação direta. Os alunos serão organizados em grupos e desempenharão papéis de 'compradores' e 'vendedores' em um cenário simulado de mercado, utilizando dinheiro fictício. Essa abordagem prática estimula o aprendizado colaborativo e permite que os estudantes apliquem conceitos matemáticos e financeiros de maneira significativa. O professor facilitará a atividade, orientando e propondo desafios matemáticos relacionados às transações no mercado, incentivando a reflexão e o raciocínio estratégico.

  • Aprendizagem baseada em problemas.
  • Simulação de mercado para prática de compra e venda.
  • Atividades de grupo para estimular o trabalho em equipe.
  • Uso de dinheiro fictício para transações.
  • Resolução de desafios matemáticos propostos pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em uma aula de 130 minutos, dividida em etapas que incluem preparação, simulação do 'Mercadinho da Matemática', e discussão/reflexão sobre as experiências e aprendizados.

  • Aula 1 da atividade: Introdução aos conceitos, preparação do mercado, simulação de compra e venda, resolução de problemas e discussão sobre aprendizados.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação individual e em grupo, capacidade de aplicar conceitos matemáticos em situações práticas, resolução dos problemas propostos, e habilidades sociais demonstradas durante a atividade. Será dada atenção especial ao desenvolvimento de cálculo mental e escrito, assim como à compreensão e manuseio adequado de valores monetários. Exemplos de boas práticas e desafios enfrentados serão discutidos em conjunto, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do 'Mercadinho da Matemática', os recursos incluirão itens ou imagens de produtos para serem 'comprados' e 'vendidos', dinheiro fictício, etiquetas de preços, cadernos ou folhas de papel para registros financeiros, e quadro branco ou flipchart para anotações gerais e resolução de problemas. Este conjunto de materiais permite a criação de um ambiente de mercado realista e a aplicação prática dos conceitos matemáticos.

  • Itens ou imagens de produtos para o mercado.
  • Dinheiro fictício e etiquetas de preços.
  • Cadernos ou folhas de papel para registros.
  • Quadro branco ou flipchart.
  • Material de escritório básico (canetas, lápis, borrachas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo