Mercadinho da Matemática

Desenvolvida por: Sávio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Operações Matemáticas Básicas

O 'Mercadinho da Matemática' é uma atividade lúdica e interativa destinada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, a sala de aula será transformada em um pequeno mercado, onde os alunos terão a oportunidade de 'comprar' e 'vender' produtos usando fichas que representam dinheiro. Cada produto disponível para compra terá um preço estipulado pelo professor, e os alunos serão desafiados a usar adição e multiplicação para calcular o total de suas compras. Para tornar a experiência mais dinâmica, o professor proporá situações-problema que envolvem multiplicação de itens, como: 'Se você comprar 3 maçãs que custam 2 fichas cada, quanto gastará?'. Esta atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos a prática do cálculo mental e escrito de operações de adição e multiplicação, além de promover a compreensão da aplicação da matemática em situações cotidianas. Além disso, visa desenvolver habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, negociação, e tomada de decisões, em um contexto significativo e divertido.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem a consolidação de fatos fundamentais da adição e da multiplicação para cálculos mentais ou escritos, e a resolução e elaboração de problemas de multiplicação com os significados de adição de parcelas iguais. Buscamos levar os alunos a aplicar estratégias variadas de cálculo e registros para enfrentar desafios matemáticos, promovendo a compreensão e habilidade no uso dessas operações em contextos práticos. Este exercício também visa incentivar o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, capacidade de análise e síntese, além de estimular a autonomia dos alunos na resolução de problemas.

  • Consolidar o uso dos fatos básicos da adição e da multiplicação para cálculo mental ou escrito.
  • Resolver e elaborar problemas de multiplicação com significado de adição de parcelas iguais, utilizando diferentes estratégias de cálculo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA03: Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
  • EF03MA07: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado na atividade 'Mercadinho da Matemática' engloba operações de adição e multiplicação, com um foco especial na aplicação prática desses conceitos em situações cotidianas similares às que os alunos podem encontrar fora do ambiente escolar. Através desta atividade dinâmica, pretendemos não apenas ensinar conteúdos matemáticos de forma teórica, mas também demonstrar a importância e a aplicabilidade da matemática nas atividades do dia a dia, reforçando a ideia de que aprender pode ser uma experiência divertida e significativa.

  • Fatos básicos da adição e da multiplicação.
  • Estratégias de cálculo mental e escrito.
  • Resolução de problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10.
  • Aplicação da matemática em situações cotidianas.

Metodologia

Para a execução do 'Mercadinho da Matemática', será utilizada a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa'. Essa abordagem pedagógica prioriza a aprendizagem através da prática, permitindo que os alunos se envolvam ativamente no processo de aprendizado por meio da manipulação de objetos e da resolução de problemas. Os estudantes serão encorajados a explorar, questionar e descobrir conceitos matemáticos de maneira autônoma, enquanto trabalham em equipe. Isso os ajudará a perceber a matemática como uma ferramenta útil e interessante, facilitando a compreensão e a retenção de conhecimentos de forma mais eficaz.

  • Transformação da sala de aula em um mercado.
  • Uso de fichas como representação de dinheiro.
  • Proposição de situações-problema pelo professor.
  • Cálculo mental e escrito por parte dos alunos.
  • Discussão em grupo para resolver desafios propostos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Mercadinho da Matemática' será realizada em uma aula de 50 minutos. Inicialmente, dedicaremos os primeiros 10 minutos à explicação da atividade, organização do espaço e distribuição dos materiais. Os 30 minutos seguintes serão destinados à prática da atividade, onde os alunos farão cálculos e negociarão os produtos. Os últimos 10 minutos serão reservados para discussão e reflexão em grupo sobre o aprendizado, permitindo a consolidação dos conceitos abordados.

  • Aula 1: Introdução à atividade e organização do mercadinho (10 minutos).
  • Aula 1: Prática da atividade: compras e vendas (30 minutos).
  • Aula 1: Discussão e reflexão sobre a atividade (10 minutos).

Avaliação

A avaliação da atividade 'Mercadinho da Matemática' será baseada na participação ativa dos alunos, na correta utilização das operações de adição e multiplicação para resolver as situações-problema e na capacidade de trabalho em equipe. Durante a prática, o professor observará os processos de raciocínio, a colaboração entre os alunos, bem como a precisão e a eficiência nas operações matemáticas realizadas. Reflexões orais ao final da atividade ajudarão o professor a avaliar a compreensão dos alunos sobre os conceitos trabalhados, sua aplicabilidade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Serão considerados critérios como engajamento, colaboração, precisão matemática e capacidade de reflexão crítica sobre a experiência.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Mercadinho da Matemática', serão necessários alguns materiais básicos: produtos simulados (podem ser caixas vazias, frutas de plástico, etc.), fichas ou notas de papel representando diferentes quantias de dinheiro, etiquetas para preços e mesas que servirão como 'bancas' do mercadinho. Esses recursos são fundamentais para criar um ambiente que simulate uma experiência de compra realista, permitindo que os alunos apliquem de forma prática os conceitos matemáticos aprendidos.

  • Produtos simulados para venda.
  • Fichas ou notas de papel como dinheiro.
  • Etiquetas para marcar os preços dos produtos.
  • Mesas que farão o papel de bancas ou estandes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo