Mercado Divertido

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Operações Matemáticas Básicas

A atividade 'Mercado Divertido' é uma proposta educativa que visa transformar a sala de aula em um ambiente lúdico de aprendizado, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos por meio da prática. Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aplicar, na prática, as operações de adição e subtração, vivenciando situações do cotidiano, tais como compra e venda. Os estudantes serão divididos em dois grupos: vendedores e compradores. Os vendedores serão responsáveis por apresentar os produtos, que podem variar de frutas a objetos de uso escolar, com seus devidos preços. Já os compradores utilizarão o dinheiro de brincadeira para realizar as compras, devendo calcular corretamente o total a ser pago e o troco a ser recebido, se necessário. Esses papeis serão alternados ao longo da atividade para que todos tenham experiências nas diferentes funções. Este modelo prático permite que os alunos desenvolvam habilidades de cálculo, raciocínio rápido e tomada de decisão, enfatizando a importância da matemática nas atividades do dia a dia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade 'Mercado Divertido' é fazer com que os alunos desenvolvam suas habilidades de cálculo mental e escrito, utilizando adição e subtração em contextos significativos do cotidiano. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de realizar operações básicas de matemática de forma mais intuitiva e segura, compreendendo a aplicabilidade dessas operações em situações reais. Além disso, a atividade promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, resolução de problemas e tomada de decisões. A troca de papéis entre vendedor e comprador permite aos alunos experimentar diferentes perspectivas, incentivando o respeito pelo trabalho alheio e a compreensão da importância do dinheiro.

  • Desenvolver habilidades de cálculo mental e escrito por meio da prática.
  • Aplicar as operações de adição e subtração em situações do cotidiano.
  • Promover a compreensão da importância do dinheiro e como gerenciá-lo.
  • Estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, resolução de problemas e tomada de decisões.
  • Explorar diferentes perspectivas ao alternar os papéis de vendedor e comprador.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA05: Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
  • EF03MA06: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Conteúdo Programático

Esta atividade se encaixa no currículo de matemática do 3º ano do Ensino Fundamental, focando especialmente nas operações de adição e subtração. Ao simular uma experiência de mercado, os alunos têm a chance de aplicar estes conceitos de forma concreta, entendendo não apenas o 'como' mas o 'porquê' das operações. Isso contribui para uma aprendizagem mais significativa e duradoura. Além disso, ao negociar preços e calcular troco, os estudantes praticam o raciocínio lógico e rápido, habilidades essenciais para qualquer área do conhecimento.

  • Operações de adição e subtração com números naturais.
  • Cálculo mental e escrito.
  • Significados das operações de adição e subtração.
  • Resolução e elaboração de problemas matemáticos.
  • Aplicação de conceitos matemáticos em situações do cotidiano.

Metodologia

Para a realização da atividade 'Mercado Divertido', será empregada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta abordagem promove uma imersão dos estudantes em um ambiente simulado de compra e venda, onde cada um desempenha papéis específicos, alternando entre ser comprador e vendedor. Esta metodologia permite que os alunos aprendam fazendo, o que estimula não apenas a compreensão dos conceitos matemáticos de adição e subtração, mas também habilidades como negociação, pensamento crítico e tomada de decisão. Tudo isso ocorrendo em um contexto divertido e engajador, facilitando a retenção do conhecimento.

  • Transformação da sala de aula em um ambiente de mercado.
  • Utilização de dinheiro de brincadeira.
  • Atuação dos alunos como vendedores e compradores.
  • Cálculo de preços, totais e trocos por parte dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Mercado Divertido' será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos de adição e subtração serão revisados e, em seguida, será explicada a dinâmica do mercado. Na segunda aula, os alunos efetivamente participarão da simulação, atuando como compradores e vendedores, aplicando os conceitos matemáticos em situações práticas.

  • Aula 1: Revisão da adição e subtração. Explicação das regras e organização do mercado.
  • Aula 2: Realização da atividade 'Mercado Divertido'. Reflexão e discussão sobre a experiência.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Mercado Divertido' será processual e baseada nas observações do professor em relação à participação e ao engajamento dos alunos, bem como na habilidade de aplicar corretamente operações de adição e subtração em situações práticas. Será prestada atenção especial à capacidade dos alunos de realizar cálculos mentais e escritos, bem como na habilidade de pensar criticamente para resolver problemas. Um feedback construtivo será fornecido para cada estudante, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. A participação ativa, a cooperação entre os pares e a aplicação eficaz dos conceitos matemáticos serão os principais critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Mercado Divertido', serão necessários diversos recursos: dinheiro de brincadeira para simular as transações financeiras, etiquetas de preços, produtos de papelão ou objetos pequenos que possam simular os itens à venda. Estes materiais ajudarão a transformar a sala de aula em um ambiente de mercado, tornando a experiência mais imersiva e divertida para os alunos. Além disso, quadro branco e marcadores serão utilizados para anotações importantes e cálculos durante a atividade.

  • Dinheiro de brincadeira.
  • Etiquetas de preços.
  • Produtos simulados (papelão ou objetos pequenos).
  • Quadro branco e marcadores.

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