O Campo de Divisão Aventura

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Habilidades de Divisão

A atividade intitulada 'O Campo de Divisão Aventura' foi concebida para fomentar o aprendizado de conceitos fundamentais de divisão entre alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Utilizando um tabuleiro desenvolvido em sala de aula, cada quadrado deste jogo representará um problema de divisão envolvendo números até 10, incluindo cenários com e sem restos. Esta dinâmica de jogo não apenas assegura a prática contínua e ativa das operações de divisão, mas também transforma o aprendizado em uma experiência lúdica e colaborativa. Ao resolver os problemas, os alunos movimentam suas peças pelo tabuleiro, o que os incentiva a aplicar estratégias de resolução, promovendo um ambiente educacional que equilibra o prazer da brincadeira com a aquisição de habilidades matemáticas importantes. Assim, busca-se facilitar a compreensão dos significados intrínsecos da divisão como repartição equitativa e medida, proporcionando uma vivência prática que consolida os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da 'O Campo de Divisão Aventura' visam capacitar os alunos a lidar de forma eficiente com problemas de divisão simples, promovendo uma associação compreensiva entre teoria e prática. A intenção é fortalecer as habilidades de cálculo mental e estratégico enquanto se lida com situações de repartição e medida.

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas de divisão envolvendo números até 10.
  • Compreender a divisão como repartição equitativa.
  • Aplicar conceitos de divisão com estratégias intuitivas e lúdicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA07: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
  • EF03MA08: Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado em proporcionar aos alunos uma compreensão robusta e prática dos fundamentos da divisão. A atividade pretende consolidar o entendimento do conceito de 'divisão' por meio de tarefas contextualizadas, que promovem um aprendizado gradual e efetivo dessas operações dentro de uma estrutura envolvente e motivadora.

  • Conceitos básicos de divisão.
  • Problemas de divisão com restos.
  • Estratégias para resolução de divisões simples.
  • Repartição equitativa e divisão por medida.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia que privilegia o aprendizado ativo e colaborativo, organizando os alunos em grupos para estimular a troca de conhecimentos e a resolução conjunta de problemas. Ao utilizar um tabuleiro de jogo como ferramenta central, a atividade desperta o interesse e retém a atenção dos alunos enquanto promovem um ambiente competitivo e cooperativo.

  • Utilização de jogos de tabuleiro para prática da divisão.
  • Trabalho em grupo para promover colaboração.
  • Discussão coletiva dos desafios encontrados e soluções descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está elaborado para proporcionar uma introdução gradual e aprofundada ao conceito de divisão, aproveitando o potencial do tabuleiro lúdico para prender a atenção e facilitar a aprendizagem. Em duas sessões de uma hora, pretende-se oferecer ensinamentos teóricos e práticos com equilíbrio.

  • Aula 1: Introdução ao tabuleiro de divisão e explicação das regras do jogo; início da atividade de resolução dos problemas de divisão.
  • Aula 2: Continuação e conclusão do jogo, seguida de discussão sobre as estratégias utilizadas e os conceitos aprendidos.

Avaliação

A avaliação dos alunos decorrerá de uma combinação de observações contínuas e a resolução dos problemas apresentados no jogo. Os professores acompanharão a participação dos alunos, o entendimento e a aplicação das estratégias de divisão, assim como o trabalho colaborativo em grupo. Exemplos de critérios a serem considerados incluem a capacidade de resolver divisões corretamente, a utilização de diferentes estratégias e a colaboração durante as atividades de grupo. Além disso, ao final da atividade, uma breve revisão e discussão em grupo será conduzida, permitindo ao professor captar o nível de compreensão dos alunos sobre os conceitos fundamentais apresentando durante a atividade e se necessário, identificar os pontos que precisam ser reforçados.

Materiais e ferramentas:

A atividade 'O Campo de Divisão Aventura' requer recursos didáticos que permitam a execução prática e lúdica da experiência de aprendizagem. O tabuleiro de jogo funciona como elemento central, complementado por ferramentas que facilitam a interação e a troca entre os participantes.

  • Tabuleiro de jogo personalizado com problemas de divisão.
  • Peças de jogo representando os alunos.
  • Cartões com problemas de divisão.
  • Papel e lápis para anotações e cálculos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo