Piquenique das Multiplicações

Desenvolvida por: Aniell… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Multiplicação Utilizando Objetos Cotidianos

A atividade 'Piquenique das Multiplicações' propõe uma maneira lúdica e interativa de ensinar a multiplicação para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, transformando o aprendizado em uma experiência memorável. Organizada em um espaço aberto ou configurada como um piquenique dentro da sala de aula, esta atividade convida os estudantes a trabalharem em grupos para solucionar problemas de multiplicação com a ajuda de objetos do dia a dia. Utilizando frutas, palitos de contagem e pequenos brinquedos, os alunos serão incentivados a criar arrays retangulares para representar e visualizar as questões de multiplicação propostas. Este método permite que os alunos compreendam a multiplicação como uma adição repetida, solidificando seu entendimento através da manipulação física e visualização dos conceitos matemáticos. O piquenique proporciona um ambiente descontraído e colaborativo, facilitando o engajamento e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade centrada no aluno são multifacetados. Primeiro, busca-se introduzir e solidificar o conceito de multiplicação como adição repetida, de forma clara e acessível. Espera-se também que, ao manipular objetos físicos para representar problemas matemáticos, os alunos desenvolvam uma compreensão visual e tátil da multiplicação, facilitando a compreensão abstrata dos números e operações. Além disso, trabalhar em grupo promove habilidades socioemocionais importantes, como colaboração, comunicação e resolução de conflitos, fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Introduzir e consolidar o conceito de multiplicação como adição repetida.
  • Desenvolver a compreensão visual e tátil da multiplicação através de objetos concretos.
  • Promover o trabalho em equipe e as habilidades socioemocionais por meio da colaboração em grupo.
  • Fomentar a capacidade de resolver problemas de forma criativa e crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA06: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
  • EF03MA07: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Conteúdo Programático

O 'Piquenique das Multiplicações' aborda o conteúdo programático de operações fundamentais, com foco na multiplicação. Ao integrar a resolução de problemas com o uso de materiais concretos e situações cotidianas, a atividade propicia um ambiente rico para a exploração de conceitos matemáticos fundamentais. Ele engaja os estudantes de forma a construir significados autênticos para as operações de multiplicação, encorajando-os a transcender a memorização em favor da compreensão conceitual.

  • Conceito de multiplicação como adição repetida.
  • Uso de arrays retangulares para visualização de problemas de multiplicação.
  • Resolução de problemas utilizando objetos do cotidiano.

Metodologia

A metodologia da atividade 'Piquenique das Multiplicações' adota uma abordagem naturalmente colaborativa e prática. Através da manipulação de objetos cotidianos, os alunos construirão arrays retangulares e resolverão problemas de multiplicação em um ambiente semelhante a um piquenique. Esta abordagem interativa permite que os estudantes visualizem e concretizem os conceitos matemáticos, enquanto a organização em grupos promove a discussão coletiva e a troca de ideias, essencial para a construção do conhecimento de forma ativa e colaborativa.

  • Uso de objetos cotidianos para a representação de problemas de multiplicação.
  • Criação de arrays retangulares para visualização dos conceitos matemáticos.
  • Trabalho em grupo para promover discussões e troca de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de cinco horas, divididas em dez aulas de trinta minutos cada. Esta estrutura temporal permite uma imersão progressiva nos conceitos de multiplicação, com momentos dedicados à exploração livre, instrução direcionada e reflexão coletiva sobre os aprendizados realizados.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de multiplicação.
  • Aula 2: Exploração e manipulação dos objetos cotidianos.
  • Aula 3: Formação de grupos e instruções para o piquenique.
  • Aula 4: Criação de arrays com objetos para representar problemas simples.
  • Aula 5: Discussão em grupo dos conceitos aprendidos.
  • Aula 6: Resolução de problemas mais complexos.
  • Aula 7: Revisão coletiva das soluções com toda a turma.
  • Aula 8: Atividades lúdicas de reforço.
  • Aula 9: Avaliação individual do entendimento dos conceitos.
  • Aula 10: Retrospectiva e compartilhamento das experiências.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Piquenique das Multiplicações' se dará tanto pelo processo quanto pelo produto final dos alunos. Observará-se a participação e colaboração durante as atividades em grupo, a habilidade de utilizar objetos para representar e resolver problemas de multiplicação, e a capacidade de articular o aprendizado. Além de provas ou questionários que possam medir a compreensão individual dos conceitos de multiplicação, a avaliação também incorporará autoavaliações e avaliações pelos pares, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio progresso e o de seus colegas, valorizando assim o processo de aprendizagem tanto quanto os resultados alcançados.

Materiais e ferramentas:

Para o 'Piquenique das Multiplicações', utilizaremos diversos recursos como materiais didáticos e pedagógicos. Tais materiais incluem frutas, palitos de contagem, pequenos brinquedos, e outros objetos do cotidiano que possam ser usados para representar visualmente problemas de multiplicação. Considerando a natureza colaborativa e prática da atividade, tais recursos são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem ativa, permitindo que os alunos explorem e compreendam os conceitos matemáticos de maneira concreta e significativa.

  • Frutas (para representar quantidades e auxiliar na visualização de arrays).
  • Palitos de contagem (para formar arrays retangulares e visualizar a multiplicação).
  • Pequenos brinquedos (usados como unidades contáveis para exercícios práticos).
  • Fichas com problemas de multiplicação (para guiar a atividade e proporcionar desafios).
  • Tapetes ou toalhas (para criar um ambiente de piquenique agradável e aconchegante).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo